Ir para conteúdo

Duvida de iniciante no Rocky


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Na minha opinião suas mós são simpaticas , parecem limpinhas e bem tratadas , gostei de suas mós  :P

 

Agora posta uma foto do Hario , ele deve estar com ciúmes dessas mós  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, tive a impressão que depois que ajustei o Rocky ele tá moendo mais grosso. Fui moer um grão que torrei aqui e usei no zero e ainda não foi o suficiente para extrair no tempo certo.

 

Será que é o moedor ou a culpa pode ser do grão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Culpa do grão, o único cuidado que tomo ao recolocar as mós é como explicado na montagem do HG, é girar a mó superior junto com seu suporte no sentido anti-horário até ouvir um clack, e só ai girar no sentido horário para rosquear o conjunto superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso aí é para não estragar o suporte da mó que é de bronze né? Estou achando muito estranho mesmo.

 

Realmente estou achando que pode ser meu grão. Já faz um tempo que não tomo um café bem torrado. Só tô tomando os cafés de pipoqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passei a fita crepe e marquei de novo. Meu zero real estava no 6! Aí quando digo que ajustei no zero é o zero real mesmo!

 

E não tem jeito de mexer na dose. Já está no limite do filtro. Tentei colocar um pouco mais e quase não consegui encaixar o pf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aaaaaa ok, falei da dose pois achei que você tinha chegado no zero, zero mesmo, do contrário esta ok, vários grãos eu tenho moido no 3 sendo que meu zero real esta no 1, ou seja 2 pontos apenas acima do zero real, e não são torras claras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço o moinho, mas não tem chance de estar pegando as mós só em um ponto? Ou seja, estão bem desalinhadas? Daí sairia moagem mais grossa pelo lado oposto ao toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode a torra do grão influenciar tanto assim?

 

Miyamoto,

 

100%. 

 

Beber espresso normalmente vai pedir torras com 1 crack completo, beirando o 2º crack.Essa é a torra ideal pra espresso.Quanto mais pra dentro do 2 crack vc for melhor pra extrair o espresso.O problema é que vc deve ser como eu, tem preferencia por torras claras e medias,aí pra espresso fica complicado. Como os açucares não caramelizaram por completo no avanço da torra, o crema sai meio "ralo" e meio "cachoeira".Se for beber espresso, torre e deixe completar o 1 crack,na pipoqueira um ponto legal que eu parava era em 220ºC. Não tinha amargor e o crema era legal. Hoje em dia prefiro torras claras e bebo espresso somente no final de semana.No final de semana uso um porlex que moe mais fino que o rocky, e com ele faço boas extrações de espresso com torras mais claras.

 

O Gilberto citou os cafés do moço e realmente, como as torras dele são mais claras, valorizando frutas e características do grao, as extrações são mais difíceis no espresso.Eu costumo falar que existe torra pra espresso e torra pra outros métodos. O meio termo existe tb, mas é difícil e em alguns casos não agrada no espresso e nem nos outros métodos.

 

Conselho que eu dou: se vc bebe mais espressos, avance mais a torra, senão o rocky não dá conta. Se vc bebe espressos em menor frequencia,compre um porlex ou outro manual, e faça a moagem pra espressos nele, e deixe o rocky pra outros metodos (french, clever, coado e aero). Tenho sido feliz assim e parei de brigar com o rocky. :D

 

Valeu

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente explicação Rafa!

 

O pior é que eu tomo mais espressos. Tenho o Hario, mas moer torras mais claras nele, fino o suficiente para espresso é muito cansativo. São uns 5 minutos manivelando pelo menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Sem desmerecer o relato do Rafa, quero acrescentar minha experiência que é diametralmente oposta.

 

Nosso house blend Expresso Brasil é caracterizado por sua torra média e o Sul de Minas CD pela torra média clara. Ambos nunca foram apresentados ao 2° estalo. Seus perfis de torras foram definidos em 2005 e desde então não mudaram, senão por mínimas variações consequentes da torrefação semi industrial.

Ainda mais, numa das cafeterias, os moinhos usados eram os MD40 que possuem o mesmo conjunto de moagem que os MD Rocky. E a produção de espressos com ambos grãos nunca ficou comprometida pelo fator torrefação.

 

Penso que as causas dos problemas citados pelo Miyamoto e por outros membros são consequência do processo de torrefação. Acredito que torras executadas por intermédio de equipamentos rudimentares como a frigideira, a pipoqueira ou o soprador de ar quente não serão capazes de prover resultados comparáveis aos auferidos por processos para esse fim projetados. Mesmo o torrador "bolinha" é capaz de oferecer resultados melhores que os citados acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mas ele falou em torra clara, e o Gilberto relatou problema semelhante com torras do Leo Moço, que obviamente não torra em pipoqueira. O problema não é o método, mas o ponto de torra. Torras claras mesmo (ou desuniformes, mal torradas, cruas, o que não se pode descartar em torra doméstica em métodos adaptados, como a pipoqueira) são problemáticas no espresso do ponto de vista da extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não viu. Acho que o segredo do Leo é torrar na pipoqueira! esses

 

Então deve ser o processo de torra + resultado da torra então.

 

Só sei que não tô conseguindo extrair um espresso decente com esta torra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimenta comprar de alguem que não faz torra gambiarra , que vc vai var que funciona , ou então faz uma torra mais escura , ou então vc já sabe ............................compra sachet  :)  :)  :)  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera aí que vou pedir ao Klause para colocar "SACHE" no deslogamento automático! kkkkkkkkk

 

Mas semana que vem deve chegar uns cafés bem torradinhos. Aí vamos ver no que dá. Talvez eu use estes cafés para AP. Já que ainda não tenho uma FP. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...