Ir para conteúdo

Duvida de iniciante no Rocky


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Hummmmmmm... Amanhã retomo os testes!

 

Hoje estou muito satisfeito com os resultados e principalmente com a rapidez de prepará-los!

 

Preciso desmontar ele para conferir algumas coisas.. Mas a euforia era tanta que quis logo dar uma moidinha kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A proposito.. Equipamentos atualizados!! B)

 

Gil, já tenho o Rocky.

 

Para ficar igual a você faltam a VFA Torino, La Pavoni, V60 02, V60 01, Hario Buono, Forno Titã e seu incomparável senso de humor!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a primeira página deste tópico muito informativa para quem, como eu, está inciando nesse mundo do café.

Sugeriria para a moderação fazer um tópico fixo sobre regulagem de moinho (essa questão de ligado ou desligado para alterações na granulometria é crucial), limpeza e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se resta o zero, se sua cabeça é boa você marca em sua memória, tipo: meu zero é no 2. Caso contrario você faz uma marca no disco com caneta. Eu tenho um tutorial para limpeza e este procedimento que o Alexandre havia me enviado, vou procurar.

 

Gil, acabei de ver um vídeo no YouTube do cara ajustando o Rocky. De fato ele "reseta" o zero real. Aí depois do ajuste o zero passa a ser o zero real. Ou seja, no zero as mós se tocam. Então, dá pra moer bem fino, tipo turco, um ponto logo acima do zero.

 

Vou aproveitar que vou desmontar ele para limpar e vou fazer este ajuste no sábado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vídeo é o "Rancilio Rocky - How to Calibrate Your Grinder"

 

Espero que tenha dado certo. Aqui (no trabalho) não abre Youtube. Aí tentei copiar.. Testa aí..

 

 

O rapaz mostra direitinho como ajustar o zero para o zero real.. Vou fazer este procedimento. Achei muito bom..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando.. O Bruno havia questionado sobre ajustar o moinho com ele em funcionamento até ouvir as mós se tocarem. Ele achou meio estranho pois poderia danificar as mós.

 

Bruno, veja o vídeo acima. O cara faz este ajuste com o moinho ligado e de fato as mós se tocam. É por um breve momento e muito de leve. Claro que se deixar mais tempo pode danificar. Mas acho que dá pra fazer sem muitos problemas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, na realidade se desmontar, como ele fez,você pode achar o zero virando com a mão mesmo se estiver com dó das mós.

Agora coincidentemente o zero real dele estava no zero, não dá para parafusar o copo, como ele fez, se o seu zero real estiver no 4 pois os furos não vão bater, entendeu ?

Se não entendeu é só desmontar o seu que se o zero real não estiver no zero você vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah não.. Eu quis dizer no copo...

 

O zero do marcador (do copo) está alinhado com o furo das mós do protetor (de dedinhos curiosos)?

 

Entendi o que você quis dizer. Este ajuste é um tanto quanto variável, né? Já que depende das condições das mós por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter até tem..

 

http://www.espressoparts.com/MR_044

 

Custam só 2,47 doletas.. Compra umas 20 e pronto! :lol:

 

Estou analisando aqui mas ainda não desmontei para verificar como funciona :P

 

Só chutar como deve ser é complicado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamoto.

Não faça com o moinho ligado. Não é necessário, é imprudente e ainda poderá danificar os discos de lâminas.

Veja este tutorial para o MD40 que, à exceção do mostrador, é idêntico ao MD Rocky quanto aos ajustes.

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/10-tutorial-moedor-md-40-rancilio/page__view__findpost__p__115

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Após retirar o compartimento de grãos, acessarás o "elevador" do disco superior e no centro da câmara de moagem estará a porca do eixo do motro. Gire-a com a mão no sentido horário e simultaneamente gire também no sentido horário o "elevador" do disco superior. Quando os discos se tocarem terás encontrado o "zero real". Retroceda o elevador uns poucos milímetros, apenas por segurança, e faça com lápis uma marca, apontando para a frente do moinho, sobre o "elevador.

Recoloque o compartimento de grãos e veja se os furos dos parafusos coincidem com os furos existentes no "elevador". Se não houver coincidência, gire o "elevador" no sentido anti horário até encontrar a coincidência dos furos. Encaixe tudo e com a alavanca da trava pressionada, gire o compartimento de grãos até sentir o encontro dos discos. Novamente, retroceda uns poucos milímetros e faça uma nova marcação com lápis na fita indicadora de ajustes. Aconselho usar uma fita adesiva sobre a fita original. A mais indicada é a "Fita Mágica" da 3M ou similar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim.. Ficou claro.

 

A minha dúvida principal era de como mover o motor. De fato lembro-me da porca do eixo do motor.

 

Farei conforme informado!

 

Valeu mais uma vez! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Desmontei meu Rocky para limpeza. Retirei o compartimento superior de cafés. Soltei a mó superior do disco de bronze. Mas não soltei a mó inferior.

 

O moinho estava relativamente limpo. Havia pó velho moído mas não havia massa pastosa de café.

 

Bastou umas escovas, umas pinceladas e uma aspiradinha. Ficou ótimo.

 

Se os caros colegas puderem dar uma olhada nas condições das mós eu agradeceria. Mas acho que estão boas sim. Seguem algumas fotos.

 

12386058424_5906dbbca7_z.jpg12385775383_c884d3c80a_z.jpg12385802273_54725cfbf1_z.jpg12386079214_fc249eb67f_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitei que estava desmontado e fiz o ajuste do "zero real".

 

Gil, de fato a fita graduada não fica com o zero alinhado a um parafuso. Ou o cara do vídeo teve sorte, ou colou outra fita de propósito.. rsrsrs

 

E como não tinha outra fita graduada, nem tampouco a "fita mágica" do Alex, foi na base da fita crepe mesmo.. :lol:

 

Ficou meio gambiarra mas acho que ficou ótimo.

 

Procedimento:

 

- Passei a fita crepe ao redor do copo.

 

- Verifiquei o ponto em que as mós se tocavam.

 

- Voltei o copo 1 ponto logo anterior ao das mós se tocando.

 

- Fiz a marcação deste ponto como sendo o "zero real"

 

- E a partir dos demais pontos fui graduando o restante da fita.

 

Procedimento muito simples e prático.

 

Seguem algumas fotos...

 

12386050054_61c60a3630_z.jpg

12385592005_914af4ed54_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...