Ir para conteúdo

Duvida de iniciante no Rocky


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Miyamoto, sempre tenho feito torras com 15,5 % de perda e o expresso sai muito bom, a 1 semana atrás fiz com 14,6% e já deu diferença na extração, mas como disseram o fluxo não é o ideal mas o café sai gostoso.

Os cafés do Leo que tem o fluxo dificíl de controlar são os de torra clara, já o Bob é de fácil extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, mas assim como o Alex disse, só a perda de massa não diz muita coisa. O importante é o processo o qual o grão passou até atingir está perda. A minha torra pode nao ter desenvolvido o grão adequadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Alexandre concordo com o que você falou. Mas com certeza seu café completou o 1 estalo, e avançou um pouco apesar de não ser apresentado ao segundo estalo.

 

Esse cafés que eu citei são aqueles que param no primeiro estalo (durante o final) ou imediatamente no final.

 

Salve Rafa.

Nenhum dos 2 perfis (Expresso Brasil e Sul de Minas CD) completa o primeiro estalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Alex... Eu tô perdido aqui. Nunca tive aulas de extração, nem torra, nem degustação... Faço tudo na tentativa e erro. Às vezes, sinto falta de alguém me dando uma força ao vivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz várias torras de 13,3% com 1C completo e que ficaram boas no expresso. Verdade que minha balança não é tão precisa (vai de 1g em 1g) e que em geral torro 60g, mas mesmo assim, acho estranho esse seu relato, Miyamoto. Eu sempre achei arriscado esse negócio de desligar a pipoqueira. Acho que vale mais a pena uma torra rápida do que uma travada.

Se precisar de um pouco da macho preto pra comparar, é só avisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não acho que a torra travou. Acho que a torra ficou relativamente boa. Mas preciso de um grão bom para testar o Rocky. Só assim para verificar se é a torra ou o moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a torra ficou relativamente boa. Mas preciso de um grão bom para testar o Rocky. Só assim para verificar se é a torra ou o moinho.

Ué, mói no hario. Com ele acho que vc consegue chocar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que com o grão deste jeito, eu demoraria uns 10 minutos para moer fino o bastante. Depois de 10 minutos moendo, com braço doendo e todo suado, perco até vontade de tomar café kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer um espresso moído no Hario. De cara já tinha visto que a moagem estava mais grossa que o Rocky. E o Hario estava em um clique antes das mós se tocarem.

 

Resumindo... É o grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamoto.

Apenas para aplacar minha curiosidade e se não for uma grande inconveniência para você, fotografe juntos e sobre fundo claro, alguns grãos da torra de menor perda, pó feito com os grãos desta mesma torra e um ou mais grãos partidos ao meio.

Ajudará a compreender o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer um espresso moído no Hario. De cara já tinha visto que a moagem estava mais grossa que o Rocky. E o Hario estava em um clique antes das mós se tocarem.

 

Resumindo... É o grão.

 

Estranho demais. O Hario consegue moer como talco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex.. O de menor perda já era.. Vou fazer este procedimento aí com o outro grão, que por sinal está dando o mesmo resultado.

 

Rodrigo, mas às mós estão tocando. Se apertar mais vai ficar impossível de girar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...