Henrique - RJ Postado 24 de Fevereiro Denunciar Share Postado 24 de Fevereiro Bom dia de sábado a todos. Tenho uma máquina de expresso Britânia BRCE2 e uma Mondial semelhante dessas baratinhas que uso para fazer meu delicioso cafezinho expresso há anos que me revigora as forças e me alimenta pois uso açúcar mascavo mas uma preocupação ás vezes me incomoda. Trata-se das caldeiras delas que não são de aço e não sei que metal é aquele que parece um pouco leve semelhante ao alumínio. Ainda neste mês esqueci ela ligada por quase uma hora e ao tirar uma amostra de água quente dela percebi uma cor levemente cinzenta na água que veio de dentro dela. Um serralheiro uma vez me disse que talvez fosse antimônio o que me assustou. Por acaso sabem que metal é esse exatamente ? Agradeço a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 24 de Fevereiro Denunciar Share Postado 24 de Fevereiro Olá. O antimônio é usado como retardador de chamas, sendo usado em itens com o garrafa pet e colchões, por exemplo. Sim, ele oferece perigo em grandes quantidades, mas pode ter certeza que as pessoas estão diariamente expostas a ele em pequenas quantidades (e a muitas outras substâncias potencialmente carcinogênicas). Para se ter uma ideia, até aquele pó de maquiagem usado para sombra pode conter antimônio. Com relação a sua cafeteira, eu tiraria duas amostras da água, uma antes e outra depois de passar pela máquina, e levaria para algum laboratório de análises químicas. Independentemente do resultado, teria que ver se dá para salvar o equipamento, trocando peças, ou se seria o caso de buscar outro. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 24 de Fevereiro Denunciar Share Postado 24 de Fevereiro Olá, O açúcar , mesmo mascavo no seu processo de metabolização pode causar desmineralização dos dentes e ossos . Nunca vi nenhuma caldeira de antimonio, que é quebradiço . O provável é ser alumínio. Alumínio é dado a corrosão. Muita chance de ser óxido de alumínio. Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Henrique - RJ Postado 24 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 24 de Fevereiro Agradeço pelas orientações e talvez eu vá fazer isso mesmo, enviar para um laboratório para análise mas pela cor levemente cinza que ficou a água ao sair da cafeteira é praticamente certo que é algum metal dissolvido na água da cor da caldeira. Diz aqui https://www.oswaldocruz.br/download/fichas/Óxido de alumínio2003.pdf que não é carcinogênico o óxido de alumínio. O antimônio aqui https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/substancias-toxicas-o-que-e-o-antimonio-e-os-riscos-que-ele-representa/ tem brilho mas o metal da caldeira é de um cinza opaco. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas