Ir para conteúdo

Máquina de expresso solta metais pesados no café que se bebe ?


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

Bom dia de sábado a todos.

Tenho uma máquina de expresso Britânia BRCE2 e uma Mondial semelhante dessas baratinhas que uso para fazer meu delicioso cafezinho expresso há anos que me revigora as forças e me alimenta pois uso açúcar mascavo mas uma preocupação ás vezes me incomoda. Trata-se das caldeiras delas que não são de aço e não sei que metal é aquele que parece um pouco leve semelhante ao alumínio. Ainda neste mês esqueci ela ligada por quase uma hora e ao tirar uma amostra de água quente dela percebi uma cor levemente cinzenta na água que veio de dentro dela. Um serralheiro uma vez me disse que talvez fosse antimônio o que me assustou. Por acaso sabem que metal é esse exatamente ?

Agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

O antimônio é usado como retardador de chamas, sendo usado em itens com o garrafa pet e colchões, por exemplo. Sim, ele oferece perigo em grandes quantidades, mas pode ter certeza que as pessoas estão diariamente expostas a ele em pequenas quantidades (e a muitas outras substâncias potencialmente carcinogênicas). Para se ter uma ideia, até aquele pó de maquiagem usado para sombra pode conter antimônio.

Com relação a sua cafeteira, eu tiraria duas amostras da água, uma antes e outra depois de passar pela máquina, e levaria para algum laboratório de análises químicas. Independentemente do resultado, teria que ver se dá para salvar o equipamento, trocando peças, ou se seria o caso de buscar outro.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

O açúcar , mesmo mascavo no seu processo de metabolização pode causar desmineralização dos dentes e ossos . Nunca vi nenhuma caldeira de antimonio, que é quebradiço . O provável é ser alumínio. Alumínio é dado a corrosão. Muita chance de ser óxido de alumínio. 

Bons cafés! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pelas orientações e talvez eu vá fazer isso mesmo, enviar para um laboratório para análise mas pela cor levemente cinza que ficou a água ao sair da cafeteira é praticamente certo que é algum metal dissolvido na água da cor da caldeira.

 

Diz aqui https://www.oswaldocruz.br/download/fichas/Óxido de alumínio2003.pdf que não é carcinogênico o óxido de alumínio.

 

O antimônio aqui  https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/substancias-toxicas-o-que-e-o-antimonio-e-os-riscos-que-ele-representa/   tem brilho mas o metal da caldeira é de um cinza opaco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...