Ir para conteúdo

Iniciante amargurado


Bortolin

Postagens recomendadas

Pessoal, faz dias que venho tentando tirar expressos com o meu novo equipamento, porém não estou obtendo bons resultados. Até consigo tirar expressos visualmente bonitos, com uma extração dentro do tempo (25s) com uma crema legal, porém o sabor é extremamente amargo (quase como colocar uma colher de nescafé puro na boca). Já tentei diversas mudanças na dosagem, no grau da moagem, mas nunca obtenho resultados satisfatórios. As vezes em que obtive um café bebível foram quando utilizei o moedor na regulagem 13 com umas 12/13g de café no filtro duplo da gaggia (filtro comercial) ou utilizando 6/7g no filtro simples da rancilio (ainda não tenho balança de precisão, e a minha balança digital não é muito confiável), mas ambas extrações muito rápidas (11 a 14 segundos) e praticamente sem crema.

Estou utilizando o café da curto café http://curto.tanlup....-1kg-curto-cafe com a torra amendoado do dia 15/04, mas também utilizei um café que o Alexandre me enviou de cortesia (cafeexpressobrasil), e com ambos não consegui bons resultados. Acredito que o problema não seja o café, mais possível o aprendiz de barista(eu!), pois o equipamento também é bom (baby twin + moedor rocky). O meu paladar também acho não ser o problema, pois gosto de chimarrão bem amargo, vinho, chocolate 1/2 amargo...

 

Enfim, estou meio chateado por ter investido uma grana e não conseguir tirar um expresso decente.

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Primeiro tenho que te dizer pra ter paciência.

 

Também tenho uma baby twin e hoje em dia tiro excelentes shots, mas no começo também sofri.

 

12/13g no filtro duplo eu acho muito pouco. Cabem 16/17g fácil. Tente isso. Sugiro primeiro dominar o duplo pra então partir pro simples, sempre mais complicado.

 

Podes também afinar o grau de moagem.

 

Por último, estás "surfando" a máquina? pois café extraído com temperaturas muito altas tende a amargar mais.

 

Enfim, não desista, tente, teste, experimente, pois a satisfação de um bom espresso feito pelas suas mãos é imensurável.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago,

 

se eu aumentar a quantidade de pó, não vai resultar num café ainda mais amargo?

 

Quanto ao "surf" eu confesso que ainda estou "boiando", hehehehe. Na verdade o que eu faço é deixar a máquina ligada uns 10-15min aí dou um flush de uns 3 segundos com o filtro sem café, depois encho o filtro c/o café e dou outro flush de uns 2 segundos sem o porta filtro, para então colocar o porta filtro e fazer a extração.

 

obrigado pelas dicas, hoje a noite vou para mais uma rodada de testes, to pensando até em colocar aquela música do Raul para servir de fundo - Tente outra vez, hehehehehehe

 

grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li muito este tópico Rodrigo,

 

"Se o sabor do café é muito amargo, com muitos sabores "amargo brilhante" nas torras claras, tais como torrada, madeira e casca de limão, ou muitos sabores "amargo escuro" nas torras escuras, tais como cassis, cravo, tabaco e turfa, mantenha a dose e engrosse a moagem. Faça uma extração de fluxo mais rápido, mais para o longo. Isso aumentará a acidez relativamente ao amargor."

 

foi essa dica que segui para chegar no meu café bebível, porém com uma extração muito rápida.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A crítica não foi pra você, Bortolin, Acho que esse tópico devia estar na primeira página, bem chamativo.

 

Tente uma extração mais fria pra ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como 12-13g é abaixo do nominal do filtro (14g), tente aumentar a dose junto com o engrossar a moagem. Eu tentaria os 16g...

 

E, claro, acertar o "surfe" para não extrair o café com água quente demais. Na Gaggia, tente depois de preparar o café no filtro, esperar ou expurgar até que a resistência ligue, em poucos segundos ela desliga, e a água chegará no máximo do ciclo (o termopar desliga em 107°C, mas o alumínio chega a uns 110°C ou até mais). Espere poucos segundos, expurgue o suficiente para se livrar da água fervendo (sai borbulhando) mais uns 2 segundos de água "calma" e tente a extração. Veja o que dá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bortolim!

 

Tendo operado minha Baby Class por mais de 2 anos (ela compartilha da mesma estrutura interna da Twin) eu seguiria a dica do Márcio e testaria daí pra mais café...

 

Descobri que, para a maioria dos cafés que comprei al longo dos mais de 2 anos com essa máquina, raramente consegui bons cafés com menos de 16g. Em geral, 18g ou 18,5g, acertando a moagem pra ficar dentro da faixa dos 25s a 30s com essa quantidade de grão moído, resultando em entre 55ml e 65ml de café extraído no final. Em geral, mesmo os cafés mais "amargos" pela torra excessiva encontram seu ponto de "salvação" com algum cuidado e experimentação.

 

E esse formato de "surf" de temperatura foi exatamente o que ele me ensinou quando comecei, e foi "a salvação" :lol::D:lol: ... com o tempo, peguei o jeito de fazer tudo de modo mais otimizado em torno dos "tempos" de acionamento dos elementos da caldeira, mas o "temp-surfing" nunca se afastou muito dessa precisa descrição do Márcio.

 

Não sei se serve de consolo, mas teve um dia, depois de 1 mês com Vario e Baby Class, em que estava aloprado com os resultados "sem-graça" e até piores dos que eu tinha antes, com uma máquina inferior, quando tirei uma tarde só pra aprender e experimentar. Fazendo um expresso atrás do outro, mexendo na moagem, na pressão de tamping, nos momentos de temp-surfing etc, até chegar num resultado agradável. Então tentei repeti-lo até dar certo. Lógico que fui provando e jogando fora, lavando a boca com água filtrada a cada teste etc. Só pra referência, cheguei a zerar um pacote de 1/2 quilo de café e começar outro, só nesses "ensaios". Foram mais de 30 extrações numa tarde. E garanto: valeu a pena.

 

Então, se seguir as dicas e for testando, vai achar o ponto.

 

Ânimo e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bortolin,

 

Cada dosagem pede uma moagem de acordo. Se você está dentro da zona de tempo dos 25-30 segundos para extrair cerca de 60ml no duplo mas o sabor esta ruim, mexa na dose porém ajustando a moagem para que se mantenha dentro do mesmo tempo.

 

Um shot feito com 13g e outro com 16g tem sabor totalmente diferente, ainda que ambos extraídos em 30 segundos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje a noite fiz um duplo, seguindo a dica do Carneiro, controlando a temperatura (deixei a máquina menos tempo ligada e fiz os expurgos), fazendo com 16g, na moagem nível 13. A extração foi meio rápida (14 segundos para uns 75ml), não gerou muita crema porém o sabor melhorou muito em relação aos anteriores. Acredito que a alta temperatura estava gerando o sabor muito amargo.

Amanhã tentarei com uma moagem mais fina.

 

Obrigado a todos pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atente para o seguinte: você não pode se basear somente no tempo que a máquina está ligada para saber se ela está quente ou fria. Deve atentar para os ciclos de caldeira.

 

Na Gaggia, deve funcionar mais ou menos assim: ligue o botão de extração e deixe água correr até uma luz começar a piscar, momento que você deve desligar o botão de extração para a água parar de correr. A luz continuará piscando por mais alguns segundos (você deve ser capaz de ouvir a água começando a entrar em ebulição dentro da caldeira nessa fase), até que vai parar de piscar e interromper o ciclo de aquecimento. Nos próximos segundos, a temperatura da água vai chegar no pico dentro da caldeira, e é a partir desse momento que você deve fazer o expurgo de resfriamento. Aproxime-se do grupo e ligue o botão de extração: você vai observar a água saindo fervendo, fazendo um chiado característico. Assim que isso parar e o fluxo ficar mais tranquilo (deve ser rápido na Twin), deixe correr água por mais uns 2s e faça a extração imediatamente. Esse tempo após a "fervura" vai poder variar 1 ou 2s para mais ou para menos, mas não espere um ajuste mais fino que isso em uma máquina de caldeira pequena. O que dá pra variar é entre extração muito quente, quente ou fria.

 

Porém, o momento correto para iniciar o expurgo é sempre o mesmo: o fim de um ciclo de aquecimento caldeira. Assim você garante que tem pelo menos um parâmetro inicial de controle que não deve variar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, deixe a máquina bastante tempo ligada, e use o regime descrito para controlar a temperatura.

 

Ao acertar o fluxo, se a crema sair clara e o café meio sem graça, talvez a temperatura esteja baixa demais. Aí o expurgo tem que ser menor, talvez parar ainda no final da água borbulhando. Se sair amargo, adicionar alguns segundos depois da água borbulhando.

 

O interessante é que ao extrair a água sobre-aquecida você traz o latão do grupo para uma temperatura maior e derruba a da água na caldeira (que é pra funcionar como um trocador de calor) e chega num equilíbrio para o início da extração.

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo e Márcio,

 

vou ficar atento a estes detalhes nos próximos testes.

Uma coisa que eu estranhei também é que quando fazia a extração com menos café, ficava sempre resíduos do café em contato com o chuveiro, e o bolo saia encharcado, e agora com uma quantidade maior de café não fica tanto pó no chuveiro e o bolo sai mais seco.

 

grande abraço, e bom dia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

estou evoluindo nos meus testes, já estou obtendo melhores resultados fazendo o surfing p/não extrair o café em temperaturas muito elevadas. A extrações ainda estão meio rápidas (15segundos para 60ml, utilizando 17/18g e grau de moagem 11), mas o café está bem melhor. Ainda tenho que testar mais variações, mas eu chego lá.

Aproveitei o frio de ontem p/fazer uns capuccinos para a patroa, que adorou.

 

abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz mais uns testes em relação ao surfing. Fiz várias simulações de extração, apenas tirando água quente ...

Notei o seguinte ... fiz os procedimentos conforme as dicas, expurgando até a resistência começar a ligar, aí quando ela desliga eu espero alguns segundos, expurgo mais um pouco de água (uns 2 segundos) p/sair a água que estava fervendo, e inicio a extração. Nesse momento notei que pouco depois da metade da extração a resistência tornou a ligar novamente ... e agora pergunto aos mestres:

- ao ligar a resistência no meio da extração não estaria saindo água mais quente que o ideal ?

- o que poderia ser feito p/isso não ocorrer ? Deixando a máquina ligada or mais tempo poderia resolver? (antes de inciar os testes deixei ela uns 15 min ligada).

 

abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- ao ligar a resistência no meio da extração não estaria saindo água mais quente que o ideal ?

 

Não... Há uma inércia para essa resistência trocar calor com o alumíni e a água e na verdade isso vai ajudar a não cair tanto a temperatura durante a extração.

 

- o que poderia ser feito p/isso não ocorrer ? Deixando a máquina ligada or mais tempo poderia resolver? (antes de inciar os testes deixei ela uns 15 min ligada)

 

Ideal sempre é deixar a máquina ligada mais tempo, acho que 30 minutos é suficiente para a sua.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

. A extrações ainda estão meio rápidas (15segundos para 60ml, utilizando 17/18g e grau de moagem 11), mas o café está bem melhor.

 

abraço a todos!

 

Ola,

 

Grau de moagem 11 ? É dito que no Rocky deve ser de 10 pra baixo para entrar na faixa de espresso. Por isso que está rápido demais. No meu Rocky uso 6 com excelente resultado em torno de 30seg.

 

Abraço,

 

Pedro Freire

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também achei este grau muito elevado! No meu Rocky sempre estou entre o 5 e o 10 mas nunca além disso: Com o Expresso Brasil do Alexandre entre 5-6, com o Lavazza Super Crema 7-8, com o Orpheu 8... Por enquanto obtendo resultados bastante interessantes em termos de tempo, crema e sabor, que é o que mais me importa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também achei este grau muito elevado! Uso no meu Rocky sempre estou ntre o 5 e o 10 mas nunca além dele: Com o Expresso Brasil do Alexandre entre 5-6, com o Lavazza Super Crema 7-8, com o Orpheu 8 e por enquanto obtendo resultados bastante interessantes em termos de tempo, crema e sabor, que é o que mais me importa!

Off-topic: onde achou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Não, é justamente o oposto. Se a resistência ligar durante a extração voce está tirando o expresso com a 'agua no limite inferior da amplitude da variação da máquina.

 

Afinal, a resistência é acionada quando a temperatura chega no mínimo.

 

Quando voce tira o espresso logo após a luz se apagar, aí sim, vai estar próximo ao limite superior (mesmo após apagar, a resistencia ainda está bem quente e continua a transferir calor para a água por alguns segundos).

 

Gui Marques

 

 

- ao ligar a resistência no meio da extração não estaria saindo água mais quente que o ideal ?

- o que poderia ser feito p/isso não ocorrer ? Deixando a máquina ligada or mais tempo poderia resolver? (antes de inciar os testes deixei ela uns 15 min ligada).

 

abraço a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz mais uns testes em relação ao surfing. Fiz várias simulações de extração, apenas tirando água quente ...

Notei o seguinte ... fiz os procedimentos conforme as dicas, expurgando até a resistência começar a ligar, aí quando ela desliga eu espero alguns segundos, expurgo mais um pouco de água (uns 2 segundos) p/sair a água que estava fervendo, e inicio a extração. Nesse momento notei que pouco depois da metade da extração a resistência tornou a ligar novamente ... e agora pergunto aos mestres:

- ao ligar a resistência no meio da extração não estaria saindo água mais quente que o ideal ?

- o que poderia ser feito p/isso não ocorrer ? Deixando a máquina ligada or mais tempo poderia resolver? (antes de inciar os testes deixei ela uns 15 min ligada).

 

abraço a todos!

Bortolin estou acompanhando seu caso que é semelhante ao meu, como estao os resultados, oque fez que achou que melhrou muito o sabor, e o tempo como esta ? grande abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bruno,

 

estou tirando bons expressos agora (acredito que não tão bons quanto aos mestres do fórum) mas sempre saem "bebíveis".

Ajustei os seguintes pontos:

- ponto da moagem: estou utilizando em média a regulagem 7 no rocky

- filtro: desisti por enquanto dos filtros simples, estou utilizando por enquanto o filtro duplo (comercial).

- dosagem: para o filtro acima utilizo em média 18 a 20g de café

- surfing: faço uns 2 ou 3 expurgos de água sempre aguardando a resistência ligar e terminar de piscar. Depois faço um expurgo curto até terminar de sair a água fervendo, então coloco o porta filtro e faço a extração do café.

 

grande abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...