Ir para conteúdo

Espresso e cerveja


Postagens recomendadas

Cervejas que contém café entre seus ingredientes não é nenhuma novidade, especialmente entre as artesanais, mais notadamente as escuras.

 

Entretanto, degustar espresso acompanhado de cerveja (ou será cerveja acompanhada de espresso?) talvez não seja tão óbvio.

 

No domingo à noite estava tomando uma cervejinha (fuleira, nada de especial) e fazendo uns experimentos com o kit pro single LM do Chrispim. Entre goles de cerveja experimentei alguns espressos, e não é que cerveja e espresso se complementam de uma maneira bem intrigante? Degustada logo após um gole de espresso, a cervejinha descompromissada ganhou nova dimensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Que legal, Rô. Na Espresso eles costumam harmonizar o café com uma refeição e sua bebida, normalmente o vinho. Ainda que haja o acréscimo sensorial da comida, o Ensei sempre faz observações de como o café casa também com o vinho. Não me lembro se já fizeram com cerveja.

 

Um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Â! :huh: Hummm, não colou. Vou seguir com Anita mesmo!

 

Sugiro que quem gosta de cerveja experimente, até pra postar aqui o que achou, se concorda ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Legal, Â! :huh: Hummm, não colou. Vou seguir com Anita mesmo!

 

Sugiro que quem gosta de cerveja experimente, até pra postar aqui o que achou, se concorda ou não.

 

hahahahahahaha

 

Eu gosto, mas não posso agora. Ficarei com as impressões dos colegas.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora falando sério, não lembro mesmo.

 

Foi aniversário da minha filha e eu já tinha tomado para mais de 10 latinhas quando alguém inventou de pedir um espresso lá para as dez da noite. Aproveitei e fiz um para mim mas confesso que não gravei as impressões naquele momento.

 

Tentarei algum dia desses e daí farei um post mais útil e menos boboca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... péssima ideia! Adoro as 2 coisas!!! Uma boa stout tem mesmo uma boa dose de "torrado" que lembra o café. Agora, imagina uma belga (pode ser uma uma Leffe clara mesmo) com um Frutado2??? Ou uma inglesa, mais forte, potente, amarga... huuum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, pra quem gosta de cerveja, qualquer coisa serve pra acompanhar. Já tomei cerveja com jujuba de tira-gosto. Com um bom espresso fica excelente também.

 

Como diria um amigo meu: Se colocar catupiry, bacon ou fizer empanado, até merd... fica bom". KKKKKKKKKKKKKK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Cerveja e café combinam muito bem, especialmente as cervejas torradas (como alguém já citou). Além de gostar muito de café, também faço cerveja caseira por hobby.

 

Certa vez fiz uma experiência que ficou muito boa: fiz uma American Stout e antes de engarrafar a cerveja, moí café e fiz uma infusão de parte da cerveja a frio por 24 horas. Depois coei e misturei ao restante da cerveja e engarrafei. Ficou espetacular! O café bem pronunciado, mas combinando perfeitamente com os sabores da cerveja. A infusão a frio não deixa o café ficar com aquele gosto de café de garrafa térmica que esfriou. Diria que é uma cerveja que poderia ser tomada no café da manhã!

 

Inclusive, a mesma cevada torrada que se usa como substituto do café (para os que não podem com a cafeína) é usada para fazer algumas cervejas. Como sugestão, as cervejas torradas, como Stout e Porters, são as mais indicadas. Mas cervejas bem frutadas, como as belgas, ou as tipo inglesas (mais lupuladas como as Pale ales, India Pale Ales e English Bitters) também vão muito bem com café.

 

Se querem uma experiência interessante, tirem um shot de expresso e usem de "submarino" num copo de uma boa Porter. Duvido que não gostem!

 

Ah, caso queiram saber como fazer sua própria cerveja em casa, mantenho um site em que ensinamos o passo a passo. É www.grabenwasser.com.br.

 

Att,

 

Ivan G. Steinbach

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Cerveja e café combinam tão bem que fizeram uma cerveja com café.

 

"A cerveja foi feita com grãos do café Espírito Santo 15, que receberam tratamento especial no Coffee Lab: torrefação delicada para acentuar aromas de amêndoas, avelãs e frutas amarelas."

 

Pro pessoal que é de SP, essa cerveja tem produção limitada de 500L e será vendida na Cervejaria Nacional a partir de 5 de agosto:

 

http://blogs.estadao.com.br/paladar/cervejaria-nacional-lanca-cerveja-de-cafe-em-parceria-com-doug-odell/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma cervejaria artesanal de PoA, a Seasons, que possui uma excelente cerveja coffee stout, a Cirilo, que leva dois tipos do malte de café Weyermann Carafa Special. Info aqui. Encontra-se facilmente as variações da Seasons em armazéns e bares especializados de PoA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cerveja e café combinam tão bem que fizeram uma cerveja com café.

 

"A cerveja foi feita com grãos do café Espírito Santo 15, que receberam tratamento especial no Coffee Lab: torrefação delicada para acentuar aromas de amêndoas, avelãs e frutas amarelas."

 

Pro pessoal que é de SP, essa cerveja tem produção limitada de 500L e será vendida na Cervejaria Nacional a partir de 5 de agosto:

 

http://blogs.estadao...com-doug-odell/

 

Liguei lá!

 

Começaram as vendas desde segunda.

 

Quem não tomou vai lá tomar.... infelizmente não vendem engarrafada....

 

 

Limited edition

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma cervejaria artesanal de PoA, a Seasons, que possui uma excelente cerveja coffee stout, a Cirilo, que leva dois tipos do malte de café Weyermann Carafa Special. Info aqui. Encontra-se facilmente as variações da Seasons em armazéns e bares especializados de PoA.

 

Preenche teu perfil, Véio. Temos que saber em que cidade mora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca experimentei para saber até que ponto combinam, porém o nível das cervejas nacionais está de lascar, o pessoal idolatra Skoll e eu só consigo tomar caso não tenha outra, uma cerveja nacional que achava muito boa há vários anos atras era a Bohemia depois caiu no gosto da massa com a alta industrialização e começou a decair na qualidade, mas mesmo assim dentre as pilsen acho uma das melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom é que ao menos há mais importação de cervejas melhores tanto de grande volume quanto das pequenas cervejarias. E aqui também está crescendo, aparecendo cervejarias que fazem um bom produto para os apreciadores.

 

O mercado de volume aqui não exige nada, aceita tranquilamente o que se tem feito - é um xarope, diluído, "leve" de beber, e que em quase nada lembra cerveja. Maldita Ambev?

 

Aqui em casa a Roberta e eu gostamos, mas bebemos uma ou duas vezes por semana e apenas dividimos uma garrafa de 500-600ml, ou duas pequenas. Aí não pesa tanto comprar as decentes.

 

Tenho dois amigos no trabalho que fazem cerveja em casa, assim como o Ivan descreveu, e um deles uma vez fez uma receita de Imperial Stout com um pouco de café que passei para ele. Ficou boa.

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você Carneiro, maldita Ambev... realmente vale a pena experimentar de pequenas cervejarias artesanais e importar algumas de fora ainda mais se o consumo for pouco, eu também consumo muito pouco hoje prefiro consumir tudo em pouca quantidade sendo coisas melhores do que tomar esses xaropes diluídos conforme comentou.

Chocolate mesmo, eu gosto bastante, já perceberam a qualidade dos chocolates nacionais hoje em dia? O da Nestlè eu só sinto gosto de gordura hidrogenada e açucar, pegue uma barra da nestlè suiça para ver a diferença na qualidade, gosto, textura, até o kit kat produzido na alemanha é melhor que qualquer chocolate nacional desses de escala industrial, não entendo como o povo brasileiro aceita tão baixa qualidade, vide carros, isso já é outra história também....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa a Roberta e eu gostamos, mas bebemos uma ou duas vezes por semana e apenas dividimos uma garrafa de 500-600ml, ou duas pequenas. Aí não pesa tanto comprar as decentes.

 

Eu e Patrícia fazemos o mesmo. Trocar quantidade por qualidade. Tenho feito o mesmo com café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns anos era muito diferente a disparidade de preço entre cervejas importadas e nacionais. Ultimamente, há pelo menos um ano, as importadas têm apresentado preço bastante competitivo com as nacionais especiais - ao menos na cidade do Rio -, em supermercados e casas especializadas. É muito comum termos uma excelente belga, estilo trapista, saindo por quase o mesmo preço de uma cerveja nacional especial. No meu entender, a cerveja especial nacional é que está ainda muito cara, infelizmente. Talvez com o crescimento das cervejarias artesanais e independentes, a situação melhore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...