Ir para conteúdo

Matt Perger, campeão barista australiano inovando


Postagens recomendadas

Curioso mesmo o uso de um moedor industrial de mós planas... acho que devem ser doses altas mesmo e/ou pó fino.

 

De qualquer forma, é inovador. E aquele "jumbo espresso" que depois é filtrado... no mínimo diferente. Se produzir uma bebida de características diferenciadas, acho que esse método perdurará e talvez com o tempo o vejamos por aí. Se não, ficará como pra história como uma excentricidade pra campeonatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem o palavrão P%&* que P#^&* , mas este cara literalmente reinventou o espresso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :) :) :) :) Gênio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem o palavrão P%&* que P#^&* , mas este cara literalmente reinventou o espresso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :) :) :) :) Gênio

 

Criativo, é. Se presta, não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vi tudo.

 

Não reinventou expresso, só fez uma divertida experiência no final. Se isso for usado numa cafeteria, é uma bebida composta de expresso, mas não é "um expresso". Ele filtrou as extrações super longas e disse que era para remover a crema, mas imagino que se filtre também bastante sólidos.

 

A história do leite é ótima, mas impossível fazer no Brasil, já que não podemos usar leite cru. Só queria saber melhor o que fizeram, o que mudaram na dieta da vaca e porque mudou o leite... Um dia antes de ordenhar a bichinha? Será que isso provoca mudanças tão rápidas no resultado da produção de leite?

 

O juiz de barba é o Danilo, brasileiro que participa do WBC. Outra coisa engraçada é ver como o Matt tá super nervoso ainda ao final, quando vai despejar o café das jarras e tá tremendo demais...

 

Acho que o WBC é divertido, mas já passou da hora de reavaliar as regras e itens julgados. Ficam os juízes na estação olhando de perto o barista compactar o bolo quando já se sabe que isso não é crítico para o resultado se o cara sabe o que faz. Se algum barista conseguir extrair um café fantástico sem compactar, ou compactando errado, perde ponto. E várias outras besteiras...

 

Márcio.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa engraçada é ver como o Matt tá super nervoso ainda ao final, quando vai despejar o café das jarras e tá tremendo demais...

 

Tinha percebido isso também. Em determinado momento ele quase verte pra fora da xícara por causa da tremedeira. Mas a poker face tá lá, sorrisão estampado.

 

Acho que o WBC é divertido, mas já passou da hora de reavaliar as regras e itens julgados. Ficam os juízes na estação olhando de perto o barista compactar o bolo quando já se sabe que isso não é crítico para o resultado se o cara sabe o que faz. Se algum barista conseguir extrair um café fantástico sem compactar, ou compactando errado, perde ponto. E várias outras besteiras...

 

Sim, aquele loiro se agachando pra olhar a compactação bem de perto e anotando na prancheta a avaliação é no mínimo ridículo. Idem o fato de conferir a limpeza e secagem do porta-filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio falou tudo que eu queria falar.....

 

Tenho achado ridículos continuar do jeito que está..... acho que precisam rever essas regras.

 

Márcio,

 

Consegue conversar com esse Danilo e perguntar a ele o que achou de toda essa performance do Matt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente muita coisa precisa mudar.. começaria como site que não tem informação atualizada sobre a competição, pelo menos eu não achei nada :/

Mas fiquei curioso sobre o jumbo espresso coado...

Interessante ver as táticas de ganhar tempo, o cara finaliza a apresentação dele e joga pros juizes conversarem, decidirem e tal... Será que se os juizes demorarem e passar o tempo, seria descontado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu como juiz, se me mandase preparar o drink podia se despedir do título.

Imagina, julgando um Martini num concurso de barmen em que, um candidato te coloca as garrafas e a coqueteleira na frente e falasse para misturar a teu gosto ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí já acho o contrário, e vários já fizeram diversas experiências dessas, da interação com os juízes. Só é uma pena ser tão corrido que não rola nenhuma troca de informação etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu como juiz, se me mandase preparar o drink podia se despedir do título.

Imagina, julgando um Martini num concurso de barmen em que, um candidato te coloca as garrafas e a coqueteleira na frente e falasse para misturar a teu gosto ...

Concordo , mas foi por isso mesmo que chamei o cara de gênio , ele arriscou pra caramba e ainda ganhou WBC :o . Não sei se eu fosse o juiz despediria o cara do título, nesse caso acho que ele merceu :) , achei bem legal esta interação com os juízes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa me intriga. Ele de fato não reinventa o espresso, mas usa um moedor que, ao menos em tese, gera pouco particulado. Será que isso que permitiu fazer uma bebida tragável com tempos de extração e volumes maiores? Porque se a bebida que ele filtra depois e dá para os juízes misturarem no espresso fosse ruim, não vejo no que isso melhoraria o resultado final do drink. Algo de bom deve ter...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não ganhou o WBC, só foi para as semi-finais...

 

Não foi sugerido aos juízes provarem as extrações longas e filtradas puras. Foi sugerido misturar a um expresso.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas foi exatamente isso que eu falei. ;)

 

Algo de bom deve haver nessa tal extração longa, pois qual o sentido de misturar algo ruim em algo bom (espresso), que foi o que ele sugeriu? Se o objetivo é só performático, há maquiquices mais divertidas. Suponho que ele tenha sugerido esse drink misturado não só porque é inusitado, mas porque tem algum resultado interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está dando o que falar a performance do Perger no Home Barista. Já há quem conseguiu extrair espressos com a técnica de usar um moedor a granel comercial + nutation. Ficou deslumbrado com a revolução de sabores. Não sei quanto disto é sugestão, mas aguardemos os próximos capítulos da novela.

 

O moedor era este, um Mahlkonig EK-43, de mós planas de 98mm (que, salvo algum desenho especial de lâminas, produz pouco particulado).

http://www.mahlkoenig.com/en_products/EK-_-EKK-43.html#

 

Interessante que ele usava uma abordagem semelhante a de cupping no uso do moedor: motor ligado antes mesmo de começar a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese não há. Como não tem ninguém aqui usando grandes planares pra espresso, então não tem como testar. :)

Falando sério, acho que não tem a ver com nutation em si, mas com o fato de pouco particulado exigir uma distribuição bem caprichada pra não ter canalizações graves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testa, fogo! Será um prazer ler sobre um experimento assim feito por aqui.

 

PS: Não esqueci do prometido, por essa semana deve estar remetendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...