Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Guest Anita

Fernando, a 00 acho com facilidade no Oba. Como tem também em Campinas, você deve encontrá-la ali. A outra não faço a mais remota ideia de onde achar. E de coisas gordurosas assim tô fora. Minha vesícula dispensa.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trigo de Manitoba é dos mais duros, o de Bahia Blanca teria uma dureza equivalente.

Mas nunca vi para vender no varejo farinhas com origem / procedência, no Brasil normalmente já vem misturadas ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha focaccia foi de Boa Sorte mesmo. Nem sei direito o que são esses dois zeros. Enfim, acho que já posso comprar minha passa (no vídeo do italiano era passa. Talvez por abacaxi não ser tão tradicional por lá).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Pão de centeio (do blog da Ana - não precisa sovar muito e vai fermento biológico):

 

pacentho.jpg

 

PÃO DE CENTEIO
(da revista Menu, receita de Rogério Shimura, da Levain)
Rendimento: dois pãezinhos pequenos, de 400g cada

Ingredientes:
 

  • 250g farinha de trigo (preferencialmente orgânica, mas usei a comum)
  • 125g farinha de centeio
  • 125g farinha integral
  • 300g água morna
  • 15g fermento biológico fresco (usei 5g do seco instantâneo)
  • 10g sal
  • 25g manteiga


Preparo:
 

  1. Em uma tigela grande, misture todas as farinhas. Acrescente a água e o fermento e misture até formar uma massa homogênea. 
  2. Adicione o sal e a manteiga e misture apenas até que a massa fique homogênea novamente. Evite sovar demais, para que a massa não fique pesada. 
  3. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos (um pouco mais, se o dia estiver muito frio). 
  4. Divida a massa em 2 partes iguais e forme bolas com elas. Coloque-as numa assadeira grande, ligeiramente enfarinhada. Coloque a assadeira dentro de um saco plástico grande, com cuidado para que o plástico não grude na massa, e deixe fermentar até que as bolas dobrem de volume (cerca de 1 hora). 
  5. Retire a assadeira do plástico, polvilhe as bolas com farinha, faça cortes com 1-2cm de profundidade na superfície (com o desenho que quiser) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15-20 minutos, até que um toque com os nós dos dedos na parte debaixo dos pães soe oco. Deixe esfriar completamente sobre uma grade antes de comê-los. 

http://www.lacucinetta.com.br/2014/04/pao-de-centeio-do-thomas-ou-cozinhando.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero fazer a primeira receita mais uma vez também. Mas desta vez vou controlar melhor o forno e tomar cuidado para não dar aquela escurecida na parte de cima também.

 

E claro, reduzir a farinha polvilhada por cima logo antes de assar :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu também sempre faço duas vezes seguidas a mesma receita. Agora já comecei a repetir algumas.

 

Gui, é normal polvilhar bastante farinha por cima tanto para o 1º crescimento (e segundo, se você também faz este), quanto para ir ao forno.

 

Você vê fotos de pães bem branquinhos pelo polvilhado da farinha em cima (mas a crosta deles embaixo precisa ser cascudinha).

 

Santiago, vamos colecionando receitas por aqui... achei este novo bem legal também. Devo experimentar com o levain (preciso aprender a adaptar as receitas).

 

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O vapor é justamente para fazer a famosa casca cascuda. A que eu estou lutando tanto para conseguir. Os fornos profis usam vaporizador, algo assim (para o francês parece que sem isto nem rola).

 

Em casa a gente fica gambiarrando: a forma com água no fundo do forno, a panela fechada para segurar a umidade durante o assamento etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cascuda tá mais para durinha ou para crocante?

 

A receita que fiz deixou a casca bem firme.. Ao contrário da receita do Sampaio em que o cara do vídeo faz crec crec com o pão..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vapor deixa o pão crescer um pouco mais também. Como introduz umidade, o pão consegue expandir mais antes da casca endurecer. Ele acaba ficando mais fina e crocante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, a 00 acho com facilidade no Oba. Como tem também em Campinas, você deve encontrá-la ali. A outra não faço a mais remota ideia de onde achar. E de coisas gordurosas assim tô fora. Minha vesícula dispensa.

 

beijo

Ana, irei verificar ...

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha focaccia foi de Boa Sorte mesmo. Nem sei direito o que são esses dois zeros. Enfim, acho que já posso comprar minha passa (no vídeo do italiano era passa. Talvez por abacaxi não ser tão tradicional por lá).

Cal,

 

A passa possui uma quantidade enorme de leveduras devido ao processo que ela é submetida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um ontem que a Anita me passou a receita que vai farinha integral, branca e nozes, acrescentei castanha do Pará e uvas passas, ficou bem saboroso e bonito também, a Anita viu as fotos.

O único porém que ele ainda vem ficando bem pesado e a casca dura, ela sugeriu um pouco de fermix junto, no próximo eu vou tentar e posto os resultados

O pão ontem terminou de assar era 1:30 da madru, imagina se não esperei esfriar um pouco e experimentei um pedaço?? não tem como deixar para o dia seguinte rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas formas e panelas de vocês são de ferro, certo?

Onde vocês compram? Procurei forma de assar pão no mercado livre e é tudo de alumínio.

Cal,

 

Sempre procuro em lojas que vendem equipamentos para restaurantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um ontem que a Anita me passou a receita que vai farinha integral, branca e nozes, acrescentei castanha do Pará e uvas passas, ficou bem saboroso e bonito também, a Anita viu as fotos.

O único porém que ele ainda vem ficando bem pesado e a casca dura, ela sugeriu um pouco de fermix junto, no próximo eu vou tentar e posto os resultados

O pão ontem terminou de assar era 1:30 da madru, imagina se não esperei esfriar um pouco e experimentei um pedaço?? não tem como deixar para o dia seguinte rsss

 Roger,

 

Já comprou a panela de ferro ? Ela vai te ajudar bastante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...