Ir para conteúdo

Cafeterias automáticas fazem crema?

Postagens recomendadas

Olá pessoal, estou a um passo de comprar uma cafeteria automática (Philips Walita Lattego Expresso 2200), sempre tive cafeterias manuais com moedor integrado de grãos (Oster Expert Perfect Brew).  A dúvida é o seguinte:

- Essa cafeteria automática consegue fazer a crema do café? Aquele colarinho de espuma que fica por cima? Pois na minha cafeteira manual eu consigo fazer 1,5 cm de espuma no café e eu amo isso, não quero tomar café expresso sem colarinho alto. 
A cafeteria da Oster citada acima vem com um filtro pressurizador: ele tem apenas um furinho pra sair o café expresso, fazendo bastante pressão e formando a crema.

Minha dúvida é: as cafeterias automáticas podem fazer isso? Se sim, qual modelo? 
Agradeço muito e bom café a todos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As automáticas são todas pressurizadas, crema não é bem a palavra, mas fazem espuma. Colocando café com torra de 1 semana até 1 mês,  e reabastecendo com pouco cafe sempre (idealmente deveria ser só dose da vez), todas devem gerar o colarinho. Mas se o café estiver velho ou ficar muitos dias no hopper, o gás carbônico vai embora e não tem máquina que gere crema.

Outro fator é torra: clara gera muito menos crema, já aquelas de espresso italiano tradicional geram muito mais.

E finalmente, o tipo de café. Se usar robusta, vai ter muito mais crema.

Obs: em termos de sabor, não vejo benefícios em ter muita crema, só traz amargor.

Em termos de máquina, meu irmão é feliz com uma Gaggia Cadorna Plus ou Prestige, não lembro ao certo, mas é a que tem o bico vaporizador. 

O pessoal fala bem da Delonghi tbm. Recomendo ver os reviews do Thales (Não soi Barista).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites