Ir para conteúdo

Portafiltro "não" pressurizado ou pressurizado


danielrds

Postagens recomendadas

Ola, todos sabem que a saeco poemia tem um aparato pressurizador no pf..

então, eu estou na duvida se eu uso com ele "pressurizado" ou "não pressurizado"...

vejo muitas pessoas falaram que cafe com filtro nao pressurizado é bem melhor(acho até um pouco exagerado), com relação principalmente a crema...

enfim, alguem me da uma dica, eu ja vi o video que tem no youtube sobre ela mais ainda nao sei se uso o filtro pressurizado com tiro o aparato pressurizador e uso ele sem a pressurização..

 

 

Por favor, alguem me da uma dica, uma ajuda..

 

Grato....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Daniel, o amigo fogo ruivo tem razão. Moinho é uma as chaves para uma boa extração, principalmente quando se trata de filtros não pressurizados.

Esse tipo de filtro não aceita desaforo, seja da moagem, da qualidade ou frescor do grão e também da compactação. O resto é com a máquina e sua temperatura, pressão é pré-infusão.

Mas sem exagero algum, a crema de um café extraído em um filtro não pressurizado tem outra consistência, e também aparência, na crema de um filtro pressurizado vc enxerga as bolhinhas que se formaram com muita facilidade e mesmo errando em algum(ns) aspectos(s) que citei acima, ainda assim consegue-se bons resultados na xícara, já com um filtro não pressurizado apesar de ter muitos furos brinco em dizer que "o buraco é mais embaixo", brincadeiras a parte, quanto mais gostamos de afé mais queremos chegar perto da perfeição de sua extração, sabor e aromas, para isso procuramos o caminho mais difícil, porém muito mais recompensador.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negativo, mais sempre compro café moido na hora, na starbucks, atelie(até sei os dias de torra)

 

Então enquanto estiver adotando este procedimento, não retire o aparato pressurizador... só o faça quando tiver seu próprio moinho.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, alexandre tbm me aconselhou a isso... =)

é que imaginei que sem o pressurizador eu iria tirar cafes com uma crema melhor, enfim...contudo, CAFÉS MELHORES.....

mais vi que nao é assim...obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Revivendo o tópico....

eu recentemente comprei um HARIO MINI, ja retirei e coloquei, retirei de novo e coloquei de novo(o aparato pressurizador) do pf da saeco poemia...rs!

confeço que nao obtive resultados bons sem o aparato pressurizador nas duas tentativas, porem, a cada "volta" pro "café pressurizado" obtive resultados melhores(por isso a 2º tentativa em retirar o aparato), talvez por "experiencia", enfim...penso em mais pra frente me aventurar de novo sem o aparato pressurizador(pela 3º vez), quem sabe nao obtenho um resultado melhor que na primeira e segunda vez.

Porem, é dificil pra mim que nao tem tamper...enquanto nao tiver tamper nao vou me aventurar sem o pressurizador(ou talvez sim, tudo depende..rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou doido querendo querendo tirar o aparato do meu, mas meu Hario ainda não chegou. Quero sair da espuma e ir pra crema logo..

Calma calma, não se anime tanto, também tive essa mesma ansiedade sua, mais foi meio que "surpreendido",

nao obtive bons resultados sem o aparato pressurizador(a crema era minima, feiinha, rs)....

eu fiz dois testes, tirei ele, nao tive bons resultados, depois coloquei o aparato pressurizador, depois de um tempo, o tirei novamente (2º tentativa)...passou alguns "cafes" e eu o coloquei novamente..

Ai voce me pergunta, "Mais porque esse tira e poe do aparato pressurizador?"

 

É porque a cada vez que eu voltava pro "café pressurizado" eu obtia resultados melhores(com o pressurizador, sem ele, o resultado era o mesmo, insatisfatorio),..isso é bom, pra quem sabe na 3º tentativa de retirar o aparato eu obtenho resultados melhores...enfim...nao vou retirar o aparato por "entao", mais daqui uns dias posso até tirar, quem sabe, rsrs....estou tendo resultados de médios pra bons com o aparato, afinando a moagem e colocando quase nada de pressão no cafe com o "tamper" de plastico ruim,(pra ser sincero quase nada, apenas aplainando)....preciso só conseguir acertar o ponto ideal de "aplainar/pressao" com a moagem correta, ou seja, estou nessa de MOAGEM MAIS FINA, menos força, MOAGEM MAIS GROSSA, pressionar com mais força.........

quando eu estou quase acertando, o café me acaba, rsrs, mais ja tratei de comprar outro que eu até recomendo, até então pelos bons preços, CURTO CAFE ....mais parece-me bom o café...vão torrar o cafe amanha e me mandar...eu comprei a "chocolate"

 

 

Situação atual: MOAGEM FINA/MENOS PRESSÃO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, não é assim que se consegue o melhor resultado.

A pressão do tamper deve ser sempre igual, o importante é o nivelamento, não a força.

 

Então, quando estas já na faixa de extração onde esta quase que bom, e queres chegar ao ajuste final, se o fluxo esta rápido aumentas uma grama, se continuar rapido agregas mais uma grama e se foi muito e o fluxo fica demasiado lento, baixas para meia grama; acredito que conseguir ajustar melhor do que isso seja bem difícil com teu equipamento.

 

É claro que tambem vale a inversa: se o fluxo inicial for lento deveras diminuir uma grama e assim por diante ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, não é assim que se consegue o melhor resultado.

A pressão do tamper deve ser sempre igual, o importante é o nivelamento, não a força.

 

Então, quando estas já na faixa de extração onde esta quase que bom, e queres chegar ao ajuste final, se o fluxo esta rápido aumentas uma grama, se continuar rapido agregas mais uma grama e se foi muito e o fluxo fica demasiado lento, baixas para meia grama; acredito que conseguir ajustar melhor do que isso seja bem difícil com teu equipamento.

 

É claro que tambem vale a inversa: se o fluxo inicial for lento deveras diminuir uma grama e assim por diante ...

voce diz em relação a quantidade de café?

preciso fazer alguns videos de uns shots....acho que fica mais fácil, não?

 

Mas eu quase não coloco força, apenos aplaino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

O melhor é utilizar uma balança que pese com décima de grama.

São baratas, acho que paguei R$25 ou 30 por uma.

Começas com 15,0gr, e ajustas o moído até estar na faixa de fluxo entre 20 e 30 segundos.

Se estas com 20 - 22 segundos, aumentas 1gr - ficando com 16gr - e extrais medindo novamente.

Se passa dos 30 segundos, diminui meia grama, vai ficar com 15,5gr, e aí deve estar praticamente certo.

Dai podes afinar pelo sabor, se gostas com um pouco mais ou com um pouco menos de pó de café, a teu gosto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

O melhor é utilizar uma balança que pese com décima de grama.

São baratas, acho que paguei R$25 ou 30 por uma.

Começas com 15,0gr, e ajustas o moído até estar na faixa de fluxo entre 20 e 30 segundos.

Se estas com 20 - 22 segundos, aumentas 1gr - ficando com 16gr - e extrais medindo novamente.

Se passa dos 30 segundos, diminui meia grama, vai ficar com 15,5gr, e aí deve estar praticamente certo.

Dai podes afinar pelo sabor, se gostas com um pouco mais ou com um pouco menos de pó de café, a teu gosto.

 

Dá pra comprar uma por dez reais no ebay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

O melhor é utilizar uma balança que pese com décima de grama.

São baratas, acho que paguei R$25 ou 30 por uma.

Começas com 15,0gr, e ajustas o moído até estar na faixa de fluxo entre 20 e 30 segundos.

Se estas com 20 - 22 segundos, aumentas 1gr - ficando com 16gr - e extrais medindo novamente.

Se passa dos 30 segundos, diminui meia grama, vai ficar com 15,5gr, e aí deve estar praticamente certo.

Dai podes afinar pelo sabor, se gostas com um pouco mais ou com um pouco menos de pó de café, a teu gosto.

 

Beleza, eu tenho sim uma balancinha aqui..

então, mais entao me tire uma dúvida, como eu vou saber se devo ajustar

o moinho(fino-grosso) ou colocar 1g a mais ou a menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro mexa na dose de 1g. Se não for suficiente, mude um clique do Hario. Isso porque a regulagem do Hario é de passos grandes, um clique já é muita coisa. Melhor mexer na dose primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto o tempo do fluxo, até o blonding, for inferior a 20 segundos, voce afina o Hario.

Dai para frente aumentas a dose.

 

Se, pelo contrario o tempo inicial foi superior aos 30 segundos, voce engrossa o Hario, e chegando aos 30 segundos passas a diminuir a dose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Respeito muito sua opinião mas o Hario Mini não tem essa flexibilidade toda. Pra espresso, geralmente se usa o intervalo de 2 a 3 cliques. Pouco espaço pra regulagens mais sofisticadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso mesmo a que me referia.

Digamos que no 3 do Hario dá mais de 30 segundos e no 4 menos de 20 segundos, colocamos em 4 e começamos a aumentar a dosagem.

Ou, caso esteja mais perto no ponto 3 dos 30 segundos (digamos 33 segundos) do que no ponto 4 dos 20 segundos (digamos 13 segundos), aí e mais fácil utilizar o ponto 3 e diminuir uma grama.

Como vês coincidimos, só que estou tentando expresarme de forma que facilite acompanhar o raciocínio, desde que bem sabemos, esse tal de dial-in, pode ser bem frustrante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso mesmo a que me referia.

Digamos que no 3 do Hario dá mais de 30 segundos e no 4 menos de 20 segundos, colocamos em 4 e começamos a aumentar a dosagem.

Ou, caso esteja mais perto no ponto 3 dos 30 segundos (digamos 33 segundos) do que no ponto 4 dos 20 segundos (digamos 13 segundos), aí e mais fácil utilizar o ponto 3 e diminuir uma grama.

Como vês coincidimos, só que estou tentando expresarme de forma que facilite acompanhar o raciocínio, desde que bem sabemos, esse tal de dial-in, pode ser bem frustrante.

Bernardo,

 

Respeito muito sua opinião mas o Hario Mini não tem essa flexibilidade toda. Pra espresso, geralmente se usa o intervalo de 2 a 3 cliques. Pouco espaço pra regulagens mais sofisticadas.

Muito obrigado pela explicação dos dois, quanto a regulagem eu tenho que "apertar" ate nao ser possivel, dai entao começo a contar esses "cliques" não é?

Não sei dizer ao certo se esta no 3, 4, 5..

enfim, e quanto a pressionar o po no pf com o "tamper" que veio junto, exerço uma certa pressão ou apenas uma aplainada de leve(a mesma pergunta vale se eu retirar o aparato)...

estou gostando da conversa, acho que logos chegaremos a um bom resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não importa exatamente onde está, mas sim a posição relativa. Se a extração estiver excessivamente lenta, abra o moinho um clique de onde está usando. Se rápida demais, feche um clique. Se não está muito longe do ideal, mexa só na dose.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Amigos, recebi minha Poemia essa semana e já fiz algumas extrações com ela e confesso q não me agradaram...

o sabor não é de todo mal... mas também não é como belos expressos q tomei em algumas cafeterias

porém a coisa q me mais me irrita é a crema... muito pouca ou quase inexistente.... e a extração está muito rapida... ja tentei por mais pó e mesmo assim em pouco tempo começa a sair a crema mais clara, q acredito eu já não seja o correto....

 

o que me dizem amigos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, recebi minha Poemia essa semana e já fiz algumas extrações com ela e confesso q não me agradaram...

o sabor não é de todo mal... mas também não é como belos expressos q tomei em algumas cafeterias

porém a coisa q me mais me irrita é a crema... muito pouca ou quase inexistente.... e a extração está muito rapida... ja tentei por mais pó e mesmo assim em pouco tempo começa a sair a crema mais clara, q acredito eu já não seja o correto....

 

o que me dizem amigos ?

 

voce tem moedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está usando café de supermercado? Eu tive problemas parecidos quando comprei a minha. Como não tinha moedor não dava pra ajustar a moagem. Café velho, moagem errada e falta de prática resultam em cafés horríveis. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, primeiro tem que ter o moedor, depois a máquina =)

 

Mas não cabe mesmo mais pó no filtro? Dá uma socada e tenta por mais. Se no máximo de pó ainda estiver com fluxo rápido, aí não tem jeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Um alerta aos donos de Poemias e outras máquinas com pressurização. Não se deve utilizar 25' a 30" como padrão para suas extrações. Boas extrações dar-se-ão mais rapidamente. Entre 15" e 20". Mais que isto é quase certo ocorrer "blonding" e se estragar uma dose que estaria boa.

Por conceito do projeto, granulometria e calcamento são pouco importantes e é a válvula restritora a grande responsável pela eficiência do processo.

A necessidade de café fresco é mantida e se possível moído na hora, ainda que ao conceber maquinas com sistemas pressurizadores, os fabricantes a concebam para a utilização de cafés de marcas comerciais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...