Ir para conteúdo

Iniciando nos cafés especiais/espressos

GAfonsoBE

Postagens recomendadas

Olá amigos, sou iniciei nos cafés especiais a pouco tempo, comecei com um moedor genérico mas atualizei para um timemore c3 e quis me aventurar nos espressos com uma philco 15 bar. Gostaria de algumas dicas para melhorar o espresso, sei que não é a melhor combinação, mas por enquanto é o que o orçamento permite kkkk Tenho tirado espressos razoáveis (ao meu paladar), mas tenho muitas dúvidas quanto ao ratio e identificar as notas presentes no espresso. Qualquer dica é bem vinda! 

Ps: Uso filtro não pressurizado e estou pensando em comprar o silver clicks, vale a pena?

Grato!

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O silver clix vai te dar um pouco mais de controle na regulagem do espresso, pelo preço vale a pena sim. Outros acessórios mais "em conta" que você pode obter para melhorar seu espresso sao wdt, um tamper um pouco melhor do que o que já vem com a Philco e alguns puck screens.

Link para o comentário

Esses outros já comprei e realmente melhoraram muito as extrações! Agora quanto a moagem realmente tenho sentido um pouco dificuldade, sinto q tenho somente entre os clicks 6 e 8 pra regular, sendo q no 6 demora muito para passar e sempre tem amargado demais... 

Link para o comentário

Olá. As seguintes coisas me ajudaram no processo:

- focar em determinado tipo de torra e sobretudo em um café que sabidamente se saiam muito bem no espresso, mesmo que dentro de certo senso comum. A própria torrefação pode indicar, dentre seus produtos, os grãos mais tranquilos para serem regulados no espresso, e aí é preferível também manter mais ou menos os parâmetros, com o passar dos meses, como a data de torra, água usada, ciclo de pré aquecimento. Porque há grãos mais complicados de serem regulados, ainda mais em casa, e se ficamos a cada momento com um grão pode ser que, assim como o café é muito diferente entre si, os resultados também o sejam, daí ora ficamos animados, ora desanimados. Até em termos de dinheiro, focar, por exemplo, 500g num único grão é bom,a  par deste processo.  

- concordo com o colega, wdt é bem simples, barato e eficaz. É possível comprar agulha de acupuntura (aqui comprei de 0,30 x 0,75mm) e improvisar um (numa rolha, num plástico qualquer). Eu sou péssimo para compactar reto, um tamper com aquele sistema da Bravo pode deixar a coisa quase que à prova do erro.

- Ter todo o zelo na questão da temperatura. Tentar seguir sempre um ciclo de tempo de máquina ligada e flushs para deixar tudo bem aquecido. 

- Não focar tanto na questão das notas sensoriais, mas no equilíbrio entre doçura, acidez, bem como percepção de corpo

- buscar anotar as extrações (número de clique, ratio, o que sentiu, tempo etc.), parece besteira, mas com o tempo facilita o processo.

- ler o conteúdo do fórum relacionado ao fazer do espresso em casa

• Curtir 4
Link para o comentário

21 horas atrás, GAfonsoBE disse:

Esses outros já comprei e realmente melhoraram muito as extrações! Agora quanto a moagem realmente tenho sentido um pouco dificuldade, sinto q tenho somente entre os clicks 6 e 8 pra regular, sendo q no 6 demora muito para passar e sempre tem amargado demais... 

O silver clix vai te dar alguns clicks a mais na regulagem do espresso, possibilitando alguns ajustes finos. 

Acho que é legal fazer o teste da moeda na primeira extração de cada café para verificar o quanto de café cabe no seu porta-filtro. Link do teste. Basicamente, faz o seu puck prep como de costume, wdt + tamper, adiciona uma moeda de 25 centavos, o puck screen, encaixa e retira da máquina (sem fazer extração rs). Se deixou uma marca muito funda da moeda, tem café demais. Se deixou uma marca levinha está OK. Sem marca algum é sinal de que tem pouco café.

2 horas atrás, Octávio disse:

- Ter todo o zelo na questão da temperatura. Tentar seguir sempre um ciclo de tempo de máquina ligada e flushs para deixar tudo bem aquecido. 

Esse ponto é muito importante. Por aqui eu criei um padrão: depois da máquina aquecendo por uns 10 minutos, flush longo até a luz verde desarmar, quando armar novamente espero 5-10s e inicio minha extração. Dessa maneira, tenho conseguido extrair sempre em temperaturas muito semelhantes. 

Bons cafés!  

Link para o comentário