Ir para conteúdo

Octávio

Senior Members
  • Total de itens

    185
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    12

Octávio last won the day on 6 Abril

Octávio had the most liked content!

2 Seguidores

Profile Information

  • Localização
    Osasco/São Paulo

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Octávio's Achievements

Community Regular

Community Regular (8/14)

  • Very Popular Rare
  • One Year In
  • Conversation Starter
  • Collaborator
  • Dedicated

Recent Badges

212

Reputação

  1. Olá, bem-vindo! Dê uma olhada nestas duas opções. Pelo relato dos colegas, servem para espresso, sendo mais baratos. Minha recomendação é que aguarde pelos períodos de promoção no Ali, e aí conseguiria por menos de 50 dólares, de modo a evitar a taxa que praticamente dobra o preço.
  2. Novo vídeo do MusiCafé é sobre Aram. Ficou ótimo! Inclusive mostra o uso da resistência de @Luis Paulona prática, uma boa para quem tem esta máquina ou tem algum interesse em ter.
  3. Olá, Gustavo. Penso que tanto com a Moka quanto com a Aeropress existe um apelo de se emular o espresso. Vira até uma tendência de marketing, com acessórios (prismo, filtros de metal) e variações (válvulas para moka, por ex.) produzidas para cristalizar este intento. E embora o resultado possa ser esteticamente sedutor, e em termos de sabor mesmo, com bom corpo, o produto sempre será uma alusão, pois no espresso a coisa é totalmente diferente, com sua dinâmica de extração a operar em parâmetros totalmente diferentes e peculiares. Sem falar na textura e aspecto da crema do espresso de fato. Sendo assim, de minha parte diria que é legal o exercício, mas com a consciência de que é uma mera e imperfeita aproximação.
  4. Olá, Eu transitei entre moedores manuais da Kingrinder e 1zpresso. Em termos de usabilidade e prazer relacionado ao uso, é perceptível a noção de upgrade, pelo menos no meu dia a dia. Talvez com um Bravo It a coisa mudasse. Quem sabe? Mas, em termos de sensorial, o K2 já me entregava uma xícara bastante clara e equilibrada. Estaria bem se ainda estivesse com este moedor... De todo modo classificaria no topo assim: j-max para espresso, k-ultra e ZP6 para coados.
  5. Octávio

    Cafeterias em SP

    Duas cafeterias na região da Liberdade: Itigô-Itiê Atendimento muito respeitoso, ambiente agradável. Pelo que vi usam café da Um Coffee. Fazem um espresso que dá um banho em vários lugares bem mais caros. Vendem grãos com torra nova também, bem como várias opções de doces. A rigor, quando o assunto é cafeteria, foi um dos lugares em que mais gostei de estar. R. Galvão Bueno, 425 - Piso térreo La Musique Cafeteria Bem agradável também. Usam e vendem grãos da Unique. Tinha da Encantos também, mas a torra um pouco antiga e caro. Para quem está órfão de clube, até que é um bom custo-benefício comprar Unique lá. Vários métodos de preparado, opção de comida também. Provei o Tiger. Não fui com grande expectativa. E realmente é um ótimo grão para espresso. Rua Tamandaré, 993
  6. Gosto dos dois. O k-ultra é ótimo em todos os métodos, e como tudo fica resolvido em uma volta, a usabilidade fica bem intuitiva, transitando-se tranquilamente entre os métodos. Creio que teria feito um uso mais versátil do k2 e k6 se tudo ficasse limitado a uma volta na regulagem. Mas isto é um detalhe de usabilidade. No resultado em si não são muito diferentes. Aqui julguei melhor o que consigo no k ultra, mas não fiz análises e testes metódicos lado a lado, pode ser puro achismo... resta avaliar se você gostaria de um uso mais burilado (acessórios, construção, ergonomia), ou só quer o resultado puro. De todo modo, não tem erro.
  7. Olá! Pelo que vi realmente são 45mm. Então, sem chance para acessórios de 51mm. De todo modo, vá com calma nesta questão de equipamentos, busque entender mais o café, a máquina, com o que tem, e a lógica de extração, o fórum é um ótima ferramenta, por meio da ferramenta de busca. Há muitos vídeos bons e didáticos também no YouTube, como os vídeos antigos do Não Sou Barrista (tem uma playlist sobre espresso em casa). Não encontrei nada no Aliexpress, mas a Amazon americana tem acessórios 45mm. No caso do wdt é indiferente, por ser totalmente adaptável. O despressurizado é uma forma de ir na contramão da, digamos, concepção básica desse tipo de máquina, forjando outro tipo de extração. Originalmente foram desenhadas para entregar x, mas se busca y, a partir de modificações no porta filtro, uso de acessórios adicionais e, sobretudo, controle das variáveis. A um só tempo é um cenário de maior desafio (complexidade e chance de dar errado) e potencialidade no sabor, e o moedor passa, neste novo cenário, a ser um fator de fundamental papel, bem como perfil e frescura do grão usado.
  8. Nossa, ótima oportunidade! Tenho uma, acho que vale muito a pena, ainda mais neste preço. Desejo uma boa venda. Perdão pela intromissão, mas da Flair escreveram, quando perguntei sobre tamper: "The PRO2 portafilter basket is 46 mm in diameter, so we recommend a tamper diameter of 45.5".
  9. Para quem tem o espaço do café longe do filtro/purificador, em vez de uso de garrafas de plástico para armazenar a água, aqui achei bem melhor usar garrafas de vidro (aqui e aqui). As de plástico tenho sensação de que afetam a água.
  10. Aqui quando noto que pende para isso, logo abro mão da agitação ao final. Também costumo transformar os despejos finais em um, antes que se chegue a 1,50. Também pode ser o filtro. Estive, por exemplo, com um da Timemore que favorecia de forma bem perceptível o fluxo lento. A temperatura menor, pelo contrário, poderia retardar mais.
  11. Opa. Tenho uma Dedica também. Se usar o café certo, preparar tudo certinho (com atenção especial na questão da temperatura e dose), com paciência, é possível conseguir bons resultados no filtro não pressurizado. Creio que a questão limitante, nesse cenário, são a temperatura e pressão da máquina, em termos de consistência, se resolvido o moedor. E assim, nem todo grão fica legal. Confesso que meu espresso ficou muito melhor quando passei para Flair 2 pro. Mas volta e meia uso a Dedica. Creio que para grãos mais simples dê certo em regra. Se será melhor do que cafeteria, sim e não... tudo depende do lugar. O mais importante é que você personaliza para o seu paladar. A cafeteria pode ser importante para se ter uma referência a ser seguida. Mas aí também é um hábito a ser repetido, pois noto que também, a depender da ocasião (barista, se há muita correria ou não, hora etc.), a cafeteria também pode entregar resultados oscilantes.
  12. Olá! Isso, K4. Há outras opções também, como 1zpresso j-max, je, Linglong ace r2, Bravito etc. Dos que testei, jmax foi o que mais gostei para espresso. Mas acredito que Bravito seja o melhor.
  13. Acho que a questão do medicamento ilegal é o mais grave. Não sei se seria possível bloquear novas postagens que contivessem, em seu conteúdo, o nome... Não sei a solução. De todo modo, também me coloco à disposição para o que for necessário, ação manual que seja.
  14. não foi a sua pergunta, eu sei, mas talvez seja bom lembrar que eles não recomendam mexer nisso, tampouco com ferramentas. https://www.kingrinder.com/manual
×
×
  • Criar Novo...