Pedro Freire Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Bom Dia, O café congelado pode ir direto ao moinho ? Um possível condensação de água nos grão poderia afetar negativamente as mós ? Agradece, Pedro Freire Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Sim e não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 17 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Sim e não. Bom Dia Carneiro, Vou me explicar melhor: Quando recebo o café, divido em porções menores e ponho no freezer. Retiro uma porção para uso e após utilizar ponho o restante na gaveta de legumes, que é moderadamente fria mas o bastante para condensar. Pelo menos a embalagem condensa. Tenho notado também que começo a moer o lote com graduação 7 e perto do fim do lote já tenho que ajustar para 5, pois senão sai rápido demais a extração. Isso é uma característica normal do café ou se deve ao congelamento? Agradece, Pedro Freire Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Qual intervalo de tempo entre a mudança de graduação? Apostaria que aí é o processo dos grãos perderem CO2 mesmo... Tenho a impressão que depois de congelado e descongelado esse processo é mais rápido (além claro do grão perder CO2 congelado, apenas numa taxa muito menor). Se a porção é mais que uma dose, pode remover do congelador e esperar um pouco antes de abrir. Ainda assim, se abrir, retirar uma dose, e fechar o saquinho, não deve ter problemas. O que se condensa nos grãos nesse tempo de remover e colocar no moedor não é muito. Para mais tranquilidade quando a água nos grãos, eu tenho usado o vapor para "molhar" os grãos e diminuir drasticamente (praticamente remover) a estática típica que tenho tido nesses dias mais secos de inverno. O Pharos não tem reclamado e as mós não apresentam ferrugem ou algo assim. Afinal elas ficam protegidas por gordura acumulada dos grãos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Melhor utilizar o grão diretamente do freezer. Caso prefira descongelar, deixar fora da geladeira em recipiente bem fechado, exatamente para evitar esse problema. Ainda, três ou quatro gotas não tem problema, inclusive é recomendado em caso de muita estática, no entanto mais que isso não é aconselhado. Quando menos oxigênio mais lenta a oxidação e mais se conserva o café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pc286 Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Será que um moedor manual como o Hario da conta de moer o café congelado? Digo isso pq já vi que o problema que o meu apresentará será o mesmo que outro usuário já mencionou, o desgaste na haste onde se fixa a manivela, o meu já apresenta algum desgaste.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Sim, dá conta. O grão congelado não é mais duro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 É verdade, grão duro mesmo de moer são as torras que expandem menos, normalmente mais claras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas