Ir para conteúdo

Sugestão de Filtro de Papel - Kalita 102

Bruno Henrique

Postagens recomendadas

Olá!

Peço desculpas se não é o local certo e se o assunto já foi abordado de outra maneira, é meu primeiro tópico no fórum, mas pesquisei bastante aqui sobre e não achei nada parecido ou específico.

Comecei no mundo dos cafés especiais há um ano e após alguns meses me interessei em expandir os métodos que utilizava (Melitta 102 e V60) então comprei um Kalita 102.

Encontrei uma "dificuldade" inicial que era o preço dos filtros originais e pesquisando vi que os filtros para cafeteira elétrica N°2 da Melitta poderiam ser usados, e realmente, eles não encaixam perfeitamente mas funcionam com um porém: O tempo de extração.

Tenho um Timemore C2 com Silver Clix e mesmo após vários testes mudando a moagem eu não conseguia baixar o tempo de 4:20 até mesmo 4:40 variando até mesmo os despejos. Foi aí que pesquisando pela internet em inglês eu vi muitas pessoas falando sobre os filtros 102 da Daiso (já que o porta filtro da marca, se assemelha ao Kalita), comprei e pra minha surpresa, a qualidade dos filtros ao olhar e toque, se assemelham e muito aos filtros originais da Hario, e encaixam no Kalita melhor que os filtros da Melitta.

Mesma receita: moagem, gramas, temperatura e despejos, utilizando o filtro da Daiso baixaram 2 minutos. De 4:40 para 2:40. Sem falar no resultado do café, totalmente diferente.

Mesmo que ainda esteja engatinhando nesse mundo enorme dos cafés especiais e seus variados métodos de preparo, sendo um amante de coados, fica minha dica se alguém um dia precisar ou quiser testar este método e quiser economizar nos filtros, creio que vale o teste.

Pretendo comprar os filtros originais Kalita daqui um tempo, já que o pacote da Daiso vem 90 unidades, para comprovar a diferença, mas comparado ao valor, pra mim valeu muito.

Obrigado pela atenção, bons cafés a todos!

• Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pele relato. Realmente, se tem um forte impacto no tempo de extração a depender do filtro usado, mantidas embora as demais variáveis. Há um tempo quero testar o Kalita 101 D, mas a questão de  exclusividade do filtro me demoveu desse intento. Da Pasquali Máquinas me disseram que o filtro da Melitta infelizmente não funcionava. De todo modo, torcer para essas duas alternativas cobrirem o 101 também!

• Curtir 2
Link para o comentário

Nas muitas pesquisas que fiz, consegui achar uma imagem que mostrava algumas medidas dos filtros Kalita, e foi assim que comparei com o filtro da Melitta, já que o da Daiso não possuía muita informação, espero que ajude.

Medidas Kalita.jpeg

• Curtir 1
Link para o comentário