Ir para conteúdo

Tempo de extração na Philco 15 Bar

Leaker07

Postagens recomendadas

Fala pessoal, beleza?

Estou em uma luta constante com minha Philco 15 Bar pra tentar fazer aumentar o tempo de extração.

Comprei a maioria dos acessorios recomendados pra tentar extrair um bom expresso.

Porta Filtro Naked, Tamper com mola, Distribuidor, Ferramenta de WDT, filtro nao pressurizado, puck screen e balança pra pesar os grãos e o expresso, 

Deixo a máquina aquecer antes uns 15min com o porta filtro acoplado pra pegar temperatura. 

Sempre dou um flush na máquina antes.

Já testei 3 cafés diferentes, o mais recente peguei um da Net Cafes de chocolate e caramelo, mas o problema que enfrentei em todos foi aumentar o tempo de extração, está saindo muito rápido e o café está ficando extremamente ácido. Testei esse da Net Cafes, testei um Black Tucano Honey Coffee e um outro de uma cafeteria local.

Eu tenho um Kingrider K1, já testei clique 30, 35, 40, 45, já testei 15gr de café pra 30gr de expresso, 18gr pra 36gr de expresso e o tempo de extração fica sempre na casa entre os 10 segundos e 15 segundos, nunca mais que 15 segundos.

Tem alguma coisa além disso que falei que estou talvez esquecendo que eu consiga aumentar o tempo de extração e talvez tirar um pouco dessa acidez, que está extrema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Leaker07 disse:

Tem alguma coisa além disso que falei que estou talvez esquecendo que eu consiga aumentar o tempo de extração e talvez tirar um pouco dessa acidez, que está extrema?

Mudar a água e afinar a moagem.

Alguns saem bem ácidos, o blend da Sabiá Laranjeira - Specialty Coffee nunca acertei no espresso, só consegui resultado agradável coado.

Link para o comentário

9 minutos atrás, Leaker07 disse:

Sempre dou um flush na máquina antes

Tenta fazer o flush longo para surfar temperatura. Flush longo até a luz verde apagar, ai para. Quando ficar verde novamente, espera 5-10s, coloca o porta-filtro e inicia.

10 minutos atrás, Leaker07 disse:

Eu tenho um Kingrider K1, já testei clique 30, 35, 40, 45

Se afinar mais ainda, 20...25, o que acontece? Muito longo?

10 minutos atrás, Leaker07 disse:

15gr de café pra 30gr de expresso, 18gr pra 36gr de expresso

E esticando esse objetivo, com lungos 1:3, também fica ruim?

Tenta com água prata, fonte leve, se tiver acesso à ela no mercado. Experimenta fazer pré-infusão com o bico vaporizador. Esse video aqui mostra como executar.

Procura nesse primeiro momento, utilizar cafés mais fáceis de acertar. Torra média/média-escura, de 7-20 dias de torra e com sensorial mais clássico: chocolate, caramelo.

Adicionalmente, tenta fazer sempre o mesmo padrão de movimentos no WDT, nivela o puck usando ele mesmo, dá um tap vertical ao final e vai pro tamper... Se certifica de que o puck ficou 100% alinhado após o tamper.

Link para o comentário

O que costumava ser uma boa receita pra mim, quando usava a Philco 15 bar sem modificações era: uma moagem mais voltada para uns 35s (a pré-infusão vai acelerar as coisas, então se usar uma moagem mais grossa, vai ficar rápido demais), WDT e tamper consistentes, flush longo para surfar temperatura e pré-infusão usando o bico vaporizador.

Link para o comentário