ShadTK Postado 7 de Janeiro Denunciar Share Postado 7 de Janeiro Boa tarde pessoal Estava lendo umas coisas nos reddit por aí quando me deparei com o conceito de café half caf https://cafeclubstore.com.br/glossario/o-que-e-o-cafe-half-caf-e-como-ele-e-preparado/ Pesquisei mais a fundo e do que entendi, a ideia é dividir a dose do grão em metade descafeinado, metade grão comum, misturar os dois e fazer o café, o que diminui a quantidade total da cafeina no copo mas mantem a prevalência de sabor do grão cafeínado original A teoria é parece simples, mas a prática me levanta algumas preocupações, como ajustes de moagem, compatibilidade, diferenças de tempo e tipo de torra nos grãos, etc Alguém já tentou fazer isso? Tem experiências para compartilhar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 7 de Janeiro Denunciar Share Postado 7 de Janeiro Olá, Tomo café principalmente pela cafeína . Sem Cafeína não rola. Cafeína pra fazer o "download da mente" , acordar e começar o dia. Mas brincadeiras a parte , acho que não fica o mesmo gosto. Lutamos para o mesmo gosto com o mesmo café e cada extração tende a ser levemente diferente. Imagine com dois tipos de grãos misturados para igualar a um dos tipos. Não digo que não produza um bom sabor pra quem gosta de decaf , mas igual.acho que não fica. Bons cafés cafeinados ! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andersondiniz Postado 7 de Janeiro Denunciar Share Postado 7 de Janeiro 5 horas atrás, ShadTK disse: Boa tarde pessoal Estava lendo umas coisas nos reddit por aí quando me deparei com o conceito de café half caf https://cafeclubstore.com.br/glossario/o-que-e-o-cafe-half-caf-e-como-ele-e-preparado/ Pesquisei mais a fundo e do que entendi, a ideia é dividir a dose do grão em metade descafeinado, metade grão comum, misturar os dois e fazer o café, o que diminui a quantidade total da cafeina no copo mas mantem a prevalência de sabor do grão cafeínado original A teoria é parece simples, mas a prática me levanta algumas preocupações, como ajustes de moagem, compatibilidade, diferenças de tempo e tipo de torra nos grãos, etc Alguém já tentou fazer isso? Tem experiências para compartilhar? Cara, eu não tive a curiosidade de fazer um blend, mas pelo meu curto contato com descafeinado, diria que o sensorial seria bem dificil de acertar. Talvez um mestre de torra brabo conseguisse ajustar durante a torra ambos pro blend, mas em casa, com o café já torrado eu acho bem difícil. O descafeinado que eu testei foi o da Unique. A receita que eu acertei ele é bem diferente da receita que uso pros cafés especiais que consumo no dia a dia. Eu precisei usar uma moagem mais fina, água em temperatura mais alta e maior tempo de extração pro descafeinado sair legal. Ah, e tem o cheiro. Cara, o cheiro do descafeinado é zoado demais! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas