Ir para conteúdo

Elektra


Postagens recomendadas

É um outro perfil de sabor ...

Por um lado e uma maquina mais trabalhosa de obter extrações consistentes e que exige mais do barista, pelo outro permite um certo contrôle de pressão, fluxo e temperatura que permite obter nuanças interessantes nas extrações.

Na Rocket, uma vez regulada (e com bom café, é claro ... ), o resultado e quase sempre bom e muito consistente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo:

se tivesse o dinheiro que o Vitor tem, comprava uma Elektra pra decoração e a Rocket para tomar um super expresso, hehehe!!!

 

Não podia estar mais errado. É como comparar uma Ferrari com Rolls Royce. Não tem paralelo. São exemplos de excelência, cada qual na sua proposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não dá para comparar, são perfis completamente diferentes, reagem de forma distinta à determinados cafés alguns brilhando mais em uma, outro, na outra. A Rocket tem mais elasticidade para configurar a máquina para o café, pode-se mudar a temperatura e pode-se usar de 6,5 até 24g de café, desde que se mude o filtro também. A Elektra já é mais limitada, faz uma coisa muito bem, que é o ristretto duplo. Um ristretto com 13 à 16g, com cerca de 80/100% de relação de preparo. Na verdade duas coisas, ela tem um vapor muito bom também já que tem uma caldeira de 1,7l e um bom bico, mas ainda não me adaptei com ele. Quem se adapta a ele diz que é um dos melhores mas, ainda não consegui chegar no nível da Rocket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sou o único que acha que a elektra é coisa do passado? Será que não tem uma máquina moderna e mais "controlável" que faça um excelente ristretto duplo repetidamente? Quanto ao vapor eu tenho certeza que temos essa opção em várias máquinas, já o café tenho minhas dúvidas.

O maior problema é a variável homem na extração. Não tem como garantir repetibilidade, todas as outras vantagens são impressões pessoais. Entendo perfeitamente seu uso como um brinquedo de adulto, para uso real é que tenho minhas dúvidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo do fato de não ser controlável. A pressão é exercida por molas, logo se o barista fizer a mesma rotina com a alavanca, o resultado é o mesmo. Numa Europiccola, em que a pressão de extração vem direto da força sobre a alavanca exercida pelo barista, sim, é bem mais difícil repetir resultados, mas nada impossível.

 

O que é difícil fazer em máquinas de bomba é o perfil de pressão de máquinas de pistão, que são conhecidas por entregar cafés extremamente redondos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sou o único que acha que a elektra é coisa do passado? Será que não tem uma máquina moderna e mais "controlável" que faça um excelente ristretto duplo repetidamente? Quanto ao vapor eu tenho certeza que temos essa opção em várias máquinas, já o café tenho minhas dúvidas.

O maior problema é a variável homem na extração. Não tem como garantir repetibilidade, todas as outras vantagens são impressões pessoais. Entendo perfeitamente seu uso como um brinquedo de adulto, para uso real é que tenho minhas dúvidas.

Com certeza você não é o único, mas não poderia estar mais enganado. O café que eu tiro na Elektra não e reproduzível em nenhuma outra máquina, não importando a quantidade de tecnologia envolvida. Sim, é possível, e na verdade muito fácil, extrair ristrettos duplos na Rocket ou qualquer outra máquina de ótima qualidade.

É muito mais fácil fazer uma extração correta na R58 do que na Elektra, mas é impossível reproduzir na Rocket o café tirado na MCAL. Não é melhor nem pior, é único.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei um capacitor de fluxo na tomada da cozinha e agora meu cantinho do café voltou ao passado.

9426135810_28ce8d38a5_b.jpg

Foi só eu que ficou mais "vidrado" no HG One aí do lado????

 

A elektra realmente é espetacular, mas eu queria mesmo no meu cantinho do café esse "moinho manual" aí...

 

Ah, essa águia não é aquela do filme "falcão - campeão dos campeões"? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei um capacitor de fluxo na tomada da cozinha e agora meu cantinho do café voltou ao passado.

9426135810_28ce8d38a5_b.jpg

Difícil decidir qual dos dois é mais bonito ! Esse moinho e sua maquina são duas obras de arte !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô no lado de quem não acha passado, pelo contrário, é aquele bom projeto que se mantém vivo pela qualidade e resultado.

 

De qualquer maneira, eu sempre tenho saudade dela. É uma máquina muito prática para fazer de 2 a 4 cafés, incluindo leite. Eu fazia sempre o cappuccino da Roberta e um ou dois cafés pra mim. Agora quem tá sofrendo é a Gaggia Achille, ou eu sofrendo já que não tem mola.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô no lado de quem não acha passado, pelo contrário, é aquele bom projeto que se mantém vivo pela qualidade e resultado.

 

De qualquer maneira, eu sempre tenho saudade dela. É uma máquina muito prática para fazer de 2 a 4 cafés, incluindo leite. Eu fazia sempre o cappuccino da Roberta e um ou dois cafés pra mim. Agora quem tá sofrendo é a Gaggia Achille, ou eu sofrendo já que não tem mola.

 

Márcio.

 

É bom praticar o desapego. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu nunca dei bola para o Hg One, mas de fato é fascinante, é super clean, eficiente, seria como um veleiro comparado ao um barco a motor, o veleiro desliza sobre a água e só se houve o barulho do vento ( claro se não levar a mulher).

Agora a Elektra é zero ou é uma antiga em ótimo estado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto não se discuste, se lamenta! kkkk

 

As super modernas Rocket R58, Izzo Alex Duetto, ECM Mechanika... também são obras de arte "brilhantes" em todos os sentidos. A diferença é a alta tecnologia embarcada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que alguém pode gostar delas, mas não são obras de arte, nem embarcam alta tecnologia, foi mal... Sou meio radical em banalizar a palavra, difícil pensar em design como arte (tem sua parcela, claro, nos expoentes máximos, mas...). E alta tecnologia nas máquinas de café, estamos para ver, né? Todas as máquinas que citou usam grupo E61, projeto de 50 anos. A eletrônica sempre simples, a R58 que é novíssima ainda usa um controle remoto com cabo paralelo... PID não é alta tecnologia... :)

 

Nada contra a boa, consistente e robusta tecnologia antiga, como o grupo E61, os de alavanca e por aí vai. Mas das máquinas prosumer atuais, uma que usa um pouco mais de tecnologia é a Breville, para ter um custo baixo com resultados interessantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E alta tecnologia nas máquinas de café, estamos para ver, né? Todas as máquinas que citou usam grupo E61, projeto de 50 anos.

 

Pura verdade! Infelizmente, acho. Nada contra o antigo que é bom, bem projetado e funciona, muito pelo contrário, mas estamos em 2013 e poderia realmente haver uma máquina que trouxesse de fato tecnologia de ponta embarcada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente é bom entender que a Elektra tem tecnologia. Tecnologia nada mais é do que a ciência aplicada e a Elektra foi muito bem estudada e testada. Falar que ela não tem tecnologia e besteira. O que é diferente de tecnologia de ponta, ou o estado atual da tecnologia.

Entendo que a nova tecnologia só é bem vinda se servir para melhorar alguma coisa, se for um avanço real ante a tecnologia anterior. No caso da Elektra, acredito que o ganho com o emprego de tecnologia de ponta seria marginal, talvez uma pequena melhora na estabilidade de temperatura que, após a instalação pelo Márcio da placa de teflon, já está bem estável, mantendo o grupo a cerca de 85°C. Mas não creio que essas mudanças iriam melhorar a qualidade do café que ela já produz.

A simples instalação da placa de teflon já é um bom exemplo de ciência aplicada, que funciona muito bem sem a necessidade da instalação de um PID ou coisa assim.

Editado por Victor D.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Essa conversa parece estar sendo levada em pátio de manicômio.

 

Essencialmente, de uma boa máquina de café espresso exige-se que faça um bom café espresso. E apenas isso, pois é essa sua função que, quando atendida, a coloca na categoria de boa máquina.

Não importa se acionada por alavanca, por botão, por corda ou por varinha de condão. Tampouco importa se há controle eletrônico de temperatura ou se demanda experiência do operador para sensorialmente defini-la assim como sensorialmente define a granulometria e dosagem de pó, a pressão do calcamento, a quantidade de água, etc.

 

Pessoalmente experimentei excelentes espressos produzidos em máquina manual de alavanca, usada por mais de 50 anos em ambiente comercial e com tiragem de 500 ou mais cafés por jornada e também de moderna GS3. De ambas saíram doses perfeitas e que muito me agradaram. Diferentes sim, mas não melhor uma ou outra.

 

Não há porque cobrar evolução de algo que realiza com perfeição seu objetivo. Também não há porque exigir tecnologia moderna se desnecessária.

Ao mesmo tempo que a adoção de tecnologias antigas, testadas e provadas, contribuem para reduzir custos industriais, a adoção de tecnologias novas e modernas tendem a aumentar estes custos industriais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha modesta opinião. Eu curto as maquinas mais tradicionais por conta da confiabilidade. Elas estão no mercado a mais tempo e funcionando com um baixo custo de manutenção. Na minha experiencia em outros campos como carros e eletrodomésticos, quanto mais tecnologia, maior a chance de defeito. Gosto da ideia de poucas partes movei e poucos componentes eletrônicos. Sempre me pareceu que a durabilidade era maior. Mas sou suspeito pois gosto do estilo retrô.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há porque cobrar evolução de algo que realiza com perfeição seu objetivo. Também não há porque exigir tecnologia moderna se desnecessária.

 

Sério isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...