Anderson Silva Postado 5 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2013 Galera hoje estava eu sem fazer nada ! Ócio total e me veio a idéia de ver como era por dentra da caldeira de minha Chef Crema Silver. Estava pensando em leva-la a um torneiro e fura-lá para introduzir um termopar direto no liquido . Sei que talvez isso seja meio sem sentido em se tratando de um produto barato , masssss!!!!!! A curiosidade me domina !!! Mês que vem é ferias !!! Um pouco de dinheiro sobrando e tempo também ! E terei disponível o PID para posterior utilização em outro projeto qualquer .Qual o tipo de termopar devo utilizar ? E abrindo a caldeira , que produto posso usar para selar novamente as junções ? Sobre o controlador ! Poderia utilizar esse? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498377392-controlador-temperatura-termostato-termomet-pirometro-pt100-_JM 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 5 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2013 Anderson, Aparentemente esse controlador serve. Também tenho desejo de PIDar minha Chef Crema, é aquela espécie de curiosidade mórbida de ver até onde chega uma maquina entry-level anabolizada... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 5 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2013 Boa noite Anderson, Tomei a liberdade de alterar o título do tópico para facilitar as buscas. grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 5 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 5 Agosto 2013 Boa noite Anderson, Tomei a liberdade de alterar o título do tópico para facilitar as buscas. grande abraço tudo bem meu amigo! Manda quem pode ... Obedece....!!! Kkk! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Framses Postado 5 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2013 Perdão pela pergunta de completo noob, mas já vi vários comentários sobre o lendário PID e estou tendo alguma dificuldade em compreender do que se trata. Se alguém quiser lançar luz sobre minha ignorância, agradeço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2013 Perdão pela pergunta de completo noob, mas já vi vários comentários sobre o lendário PID e estou tendo alguma dificuldade em compreender do que se trata. Se alguém quiser lançar luz sobre minha ignorância, agradeço Framses, Eu não sou a pessoa mais apropriada para explicar mas vamos lá. É um controlador eletronico de temperatura, ele recebe o sinal de um sensor de temperatura e com base neste valor ele solta um sinal de saída para uma SSR ( no caso das máquinas de café) e esta SSR vai enviar controlar o quanto de corrente elétrica vai enviar para a resistência. Por exemplo, você programa no PID que quer a temperatura a 190ºc, o sensor mede e esta a 160ºc, o PID envia o sinal para a SSR que deve enviar a corrente máxima, isto tudo até que a temperatura chegue a 190º C, VOCÊ programa o PID, dizendo a que velocidade deve agir, ....... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 9 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Controlador de temperatura e SSR a caminho!!! Agora nao estou conseguindo encontrar o termopar com adaptação para parafuso. E ai galera ... Dicas do termopar ideal!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 9 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 E onde encontrar bt ... por favor... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 17 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 17 Agosto 2013 Trabalho concluído! agora só alguns testes! Gostaria de testar logo o perfil de temperatura mais meu termômetro me deixou na mão! Fiz algumas estraçoes e gostei do sabor . Agora vou dar um pesquisada mais no manual para configurar melhor os parâmetros PID ! Sensores originais : http://www.flickr.com/photos/100408985@N03/9534784126/ Ligações: http://www.flickr.com/photos/100408985@N03/9534793482/ Tudo ligado: http://www.flickr.com/photos/100408985@N03/9534790386/ Trabalho final! http://www.flickr.com/photos/100408985@N03/9534786894/ 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ferreira3361 Postado 18 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2013 Anderson, esse da direita na foto é o SSR? e o da esquerda é o PID? tem como passar o esquema de como montar tudo isso? Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 18 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 18 Agosto 2013 Anderson, esse da direita na foto é o SSR? e o da esquerda é o PID? tem como passar o esquema de como montar tudo isso? Valeu! Isso mesmo ! Aquele trambolho ao lado direito é o SSR. O cara que comprei só tinha de 40 Ampères . Disse que ia me mandar ele ja com o dissipador de calor ! Mais olha o tamanho do brinquedo ! Ainda que a Chef tem um bom espaço vazio que fica na lateral direita da bomba . Em relação a instalação fica meio complicado ! Vai depender das ligações elétricas de seu equipamento . No caso da Chef foi tranquilo porque o mecanismo dela é bem simples . Somente uma chefe seletora! Ainda não fiz testes mais conclusivos pois estou sem um bom termômetro . Tudo foi mais por curiosidade o principal era o aprendizado ! Esse controlador vai me servir para outras coisas futuramente! E também gastei pouco ! Foi 158 no total! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Costa Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Pessoal, to fazendo uma alteração mais simples na minha. Vou trocar o chuveirinho dela pelo da gaggia, que tem mais furinhos e deve dispersar a agua de forma mais homogênea por sobre o café. O lance é que não consigo remover o parafuso central que fixa o chuveirinho. Alguém já o removeu? Quase espanei a cabeça do parafuso pra tirar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Olá Victor imagino que esteja tentando tirar o parafuso girando pelo sentido anti horário. Se for isso, faça o inverso, gire para o sentido horário. abc Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 20 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 A minha consegui abrir com uma moeda segurada por um alicate ! E ainda entortou a moeda ! Pense como estava arrochado !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Costa Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Tentei nos dois sentidos já, mas com a chave de fenda. Vou tentar com a moeda... Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Costa Postado 22 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2013 Pessoal, trabalho concluído. O sentido de giro do parafuso é anti-horário mesmo, como qq parafuso. Ainda vou testar para ver os resultados. Mas pelo que parece a agua sairá bem mais dispersa por sobre o café. A minha maquina já é despressurizada. Mais um detalhe, alguém sabe que função tem aquela mola e borracha que sai quando removemos o chuveirinho? Tirei para testar, mas se alguém tiver um bom motivo para mante-la.... Creio que restringe demais a água e só tinha utilidade quando o filtro era pressurizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 22 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2013 Quando abri a minha também pensei que a borracha não servia para nada. Ledo engano. Depois que desligava a bomba a água não parava de sair na hora. Coloquei novamente a borracha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2013 É uma válvula de retenção, principal função é o café não voltar para a caldeira. Também requer uma pressão mínima para abrir, assim evita que "vaze" água do grupo com pouca pressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 7 Julho 2014 Denunciar Share Postado 7 Julho 2014 Anderson, Chegou a alguma conclusão ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 8 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 Temperatura inicial constante e cafe mais quente na xícara. E o aprendizado também ! Muito boa a brincadeira! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Valeu ! Estou com um controlador e devo fazer um teste parecido... Depois posto os resultados Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Peças em mãos 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Tudo funcionando para o primeiro teste 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 O PID funcionou, mas ainda resta alguns ajustes de sintonia. Ficou mais tranquilo para começar a extração com uma temperatura que pode ser escolhida por mim ! Confirmei o valor de temperatura com o termômetro infra red apontado no mesmo local onde está o sensor ( as vezes da uma pequena diferença ). Na chefe crema silver, o termostato fica encostado na carcaça da caldeira, removi ele e instalei o termopar do PID no mesmo local. O fato é: Percebo que a água em si, fica sempre mais quente em relação a temperatura medida na carcaça da caldeira, descobri na prática, pois o café estava saindo muito quente com um set de 92°C, até que cheguei em 87°C e acabei considerando um valor ideal ( este 87°C é a medição na carcaça, mas a água deve estar em torno de 90°C). Fato comprovado pois dei um Flush e percebi que a temperatura estava boa. Estou usando o Unique frutado com 7 dias de torra. Várias extrações foram pro ralo, até chegar em algo agradável: Filtro (VST duplo de 18g) com 19g de pó moido no Preciso(Regulagem 9E), Temperatura em 87°C , resultando 38g na xícara em 34 segundos Ficou bom ! mas pode melhorar... Amanhã continuo os testes. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 NOVA VIDA, meu amigo. Bem-vindo a um novo mundo. Existe vida P.P. e vida P.P. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Ana, Qual o valor de temperatura que você costuma deixar no seu PID ? Beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Fê: quase sempre 93. Mas alguns cafés ficam melhores em temperatura mais baixa. Raro eu subir acima dos 93. Vi o que você falou da diferença de valores pela posição na caldeira. Não entendo nada do assunto, mas sei que Márcio setou o meu PID com uma diferença (zerou) de 9 graus acho. A explicação técnica disto está lá no tópico de instalação do PID na Silvia. Talvez o mesmo deva ser feito na sua. Não sei. Vale uma espiada lá no tecniquês da coisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Ana, Obrigado pela dica ! Realmente tem como ajustar, vai ser o próximo passo ! Mas já dá para ter uma noção e este valor é um ponto de partida Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 beijos, boa noite, bom trabalho nela Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Pronto ! Chefe Crema Tunada ! 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas