Ir para conteúdo

Gosto amargo que não sai com nada :-(


Postagens recomendadas

Em primeiro lugar, olá para todos daqui do fórum! Já andei dando umas lidas em alguns tópicos e achei tudo muito interessante, então resolvi participar um pouco.

 

Eu tenho uma máquina Francis Francis X1 só para pó que comprei na Alemanha (as daqui são para sachê também). Sou nova nessa de fazer meu próprio café, antes usava a Nespresso. Estou aprendendo na "marra", sozinha mesmo, desde julho deste ano. No início testei diferentes tipos de cafés (em grãos), até descobrir que gosto de dois, Suplicy e Santo Grão.

 

O que acontece é o seguinte, ontem eu estava sem nenhum dos dois aqui em casa, mas tinha o Octávio que é extremamente amargo. Regulei o moedor (Ascaso iMini), limpei a máquina e fiz a bobagem de usar o maldido. Hoje comprei o Santo Grão. Realizei a limpeza do moinho comLimpador de Moinho de Café Grindz Urnex e a limpeza da máquina fazendo backflush com Detergente em pó Cafiza 566g by Urnex - para Limpeza de Grupo, até desatarrachei a telinha do grupo e limpei. Só que nada tira o sabor amargo. Não sei mais o que fazer :-(

 

Alguma idéia? Alguém? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser temperatura elevada. Tenta medir a temperatura da água que sai do grupo com um daqueles termômetros culinários . Se for isso realize ums expurgos de água antes da extração propriamente dita !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patricia,

Como o Carneiro disse pode ser o café, mais já tive essa experiencia em usar um café inferior, ou muito torrado, e ficar amargo quando coloco um novo café de qualidade, principalmente porque o meu filtro é pressurizado, faço o seguinte: quando uso um café inferior, ou muito torrado, logo em seguida lavo o PF e o Filtro e coloco no grupo e deixo extrair sem café uns 200ml de agua pura e quente, para mim esse procedimento sempre resolveu o problema do sabor amargo do café anterior. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, estou muito triste, pois o gosto amargo que eu tinha reclamado e até pensado que resolvido, voltou com tudo! :(

 

Segui a sugestão do Ruston Louback no tópico "Café em grão Semelhante a Nespresso?" e estou usando o Café Unique Blend em Grãos. É incrível, mas ele está muuuuito amargo, sem nada de ser suave, frutado, notas de caramelo...

 

Não sei mais o que fazer e agora? :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia é executar expurgos pequenos para fazer a caldeira ligar e só depois de alguma espera após a resistência desligar executar a extração. Cada máquina tem sua característica, terá que procurar informações sobre a sua. Algumas informações sobre a Silvia e Gaggias aqui devem te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei isso numa busca rápida. Use com parcimônia, considerando que o controle não parece ser um PID, e sim um termostato eletrônico, bem como medir a temperatura com um simples termômetro na saída do grupo não diz muito. Uma indicação de que a água está quente demais é ela sair borbulhando e com vapor do grupo.

 

http://www.coffee-channel.com/2012/09/how-to-adjust-temperature-on-francis_27.html

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for a temperatura alta, veja aqui:

 

Se o sabor do café é muito amargo, com muitos sabores "amargo brilhante" nas torras claras, tais como torrada, madeira e casca de limão, ou muitos sabores "amargo escuro" nas torras escuras, tais como cassis, cravo, tabaco e turfa, mantenha a dose e engrosse a moagem. Faça uma extração de fluxo mais rápido, mais para o longo. Isso aumentará a acidez relativamente ao amargor
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei isso numa busca rápida. Use com parcimônia, considerando que o controle não parece ser um PID, e sim um termostato eletrônico, bem como medir a temperatura com um simples termômetro na saída do grupo não diz muito. Uma indicação de que a água está quente demais é ela sair borbulhando e com vapor do grupo.

 

http://www.coffee-ch...francis_27.html

 

Márcio.

 

 

Achei bem interessante a matéria do link! Só fiquei com medo pq lá fala que eu perco a garantia. Mas adorei! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Achei isso numa busca rápida. Use com parcimônia, considerando que o controle não parece ser um PID, e sim um termostato eletrônico, bem como medir a temperatura com um simples termômetro na saída do grupo não diz muito. Uma indicação de que a água está quente demais é ela sair borbulhando e com vapor do grupo.

 

http://www.coffee-ch...francis_27.html

 

Márcio.

 

Márcio,

 

Ia seguir o tutorial feliz da vida, mas cuando consegui abrir a máquina, me deparei com uma "motherboard" diferente! Vou deixar um tópico por lá e ver se alguém consegue me ajudar.

 

Outra coisa, medi a temperatura e realmente está saindo muito alta, está ficando em 130˚C!!!!

 

Bom, vou tentar me virar por aí! De qualquer forma, obrigada pelas ajudas por enquanto pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque fotos aqui... Estranho, que 130°C já deveria sair muito vapor. Não está na posição de vapor não, né?

 

Sai bastante vapor enquanto está aquecendo, mas só. O que eu sempre achei estranho é que quando o café está saindo, sai junto umas bolhas; pensei que era eu que estava fazendo alguma coisa errada, mas andei pesquisando e vi que tb pode ser a água que está fervendo.

 

Vou postar abaixo uma imagem da "motherboard". Tenho mais, mais acho que essa já é suficiente.

 

zgto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em mudar meu moedor, tenho hoje um Ascaso i-mini (imagem abaixo) que fico maluca cada vez que mudo de grão pq preciso regulá-lo novamente e não tem como saber a regulagem de cada café. Aí fui dar uma olhada aqui no fórum sobre moedores e me deparei com o tópico que fala sobre uma pessoa que estava com amargor no café e o problema era o moedor dele. Segue o link

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/477-particulado-x-amargor/

 

62jg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Patricia, o Ascaso é considerado um bom moedor, nada sofisticado mas da conta perfeitamente do recado.

Uma vez me aconteceu de moer um cafe que, por acaso, tinha um grão podre e me deixou o moedor com gosto horrível.

Tive de desmontar tudo, lavar por dentro, inclusive as mós, com água fervente e sabão e secar com secador imediatamente (para não enferrujar), e ficou como novo.

Mas antes precisas ter certeza que é isso mesmo ...

Faz o seguinte: regula um pouco mais grosso e moe uma boa dose para coador.

Se o gosto não aparecer o problema é a extração espresso, do contrario é o café ou o moedor "contaminado".

Neste caso, para matar essa charada terias que "moer" um pouco de café na mão, e fazer outro coado.

Podes utilizar um rolo para massa, martelo ou pilão, a qualidade do moído não tem tanta importância desde que o objetivo não é a bebida em sí mas identificar se é o café ou o moedor o responsável pelo gosto desagradável.

 

PS: podes colocar os grãos de café num envelope pardo, resistente, e amassar, assim é bem mais fácil e não sujas a cozinha.

PSS: a falta de rolo podes utilizar uma garrafa de vinho ou cerveja.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Patricia, o Ascaso é considerado um bom moedor, nada sofisticado mas da conta perfeitamente do recado.

Uma vez me aconteceu de moer um cafe que, por acaso, tinha um grão podre e me deixou o moedor com gosto horrível.

Tive de desmontar tudo, lavar por dentro, inclusive as mós, com água fervente e sabão e secar com secador imediatamente (para não enferrujar), e ficou como novo.

Mas antes precisas ter certeza que é isso mesmo ...

Faz o seguinte: regula um pouco mais grosso e moe uma boa dose para coador.

Se o gosto não aparecer o problema é a extração espresso, do contrario é o café ou o moedor "contaminado".

Neste caso, para matar essa charada terias que "moer" um pouco de café na mão, e fazer outro coado.

Podes utilizar um rolo para massa, martelo ou pilão, a qualidade do moído não tem tanta importância desde que o objetivo não é a bebida em sí mas identificar se é o café ou o moedor o responsável pelo gosto desagradável.

 

PS: podes colocar os grãos de café num envelope pardo, resistente, e amassar, assim é bem mais fácil e não sujas a cozinha.

PSS: a falta de rolo podes utilizar uma garrafa de vinho ou cerveja.

 

Oi Bernardo,

 

Obrigada pelas dicas, vou testá-las!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...