Ir para conteúdo

Aconselhem-me: Abrindo uma cafeteria to go em cidade pequena

Postagens recomendadas

Ola donos de cafeteria, gostaria de seus conselhos. Eu e meu esposo moramos em uma cidade pequena e temos estudado a possibilidade de abrir uma cafeteria estilo to go (pegue e leve) no centro da cidade. O local desejado possui uma escola (aberta nos 3 turnos), uma empresa com um bom número de funcionários, além de 2 academias. Escolhemos esse local também pelo fato de não haver nada no ramo alimentício ao redor (conforme as pessoas exclamaram). Dessa forma, colocaríamos não só café mas também salgados, bolos e etc. Também queremos deixar algumas bancadas caso queiram sentar-se lá. Nossa dúvida é: Abrimos em local físico ou tentamos um carrinho ambulante na volta primeiro? existe outra cafeteria que ficava na mesma localidade antes, e era grande, mas agora que se mudou (troca de donos), diminui muito o movimento (mesmo ainda sendo no centro) e está pra falir. Também existe uma padaria grande que serve cafés e capuccinos fora do centro mas que é famosa pelos maravilhosos salgados e bolos.. essa é nossa maior preocupação a concorrência. Outra coisa: é possível chegar a uma renda boa? Pois iremos deixar nossos empregos para abri-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho quee sua pergunta está mais para estudos de viabilidade econômica, pesquisa de mercado etc, e talvez lugares como o Sebrae possam te dar uma ajuda no básico desses estudos.

O meu palpite é que vale a pena começar pequeno pra testar a demanda e se for fraca, o tombo é menor. Talvez sem começar com espressos, iniciando com um melitão gourmet, pois investimentos em espresso são bem mais altos, mas já se diferenciaria pela qualidade. O outro porém é que em cidade muito pequena pode ser que não tenha demanda e poder aquisitivo pra café especial em volume que justifique um local físico. 

Link para o comentário

Talvez o Marcilio consiga dar uma opinião mais embasada, de quem empreendeu começando pequeno tbm. Não sei o nick, mas segue o insta dele pra vc entrar em contato:

https://www.instagram.com/treinoecafeina?igsh=ZGs3YTcyMWgxbDR4

Link para o comentário