Ir para conteúdo

Correio! #%@&!!!!


JorgeO

Postagens recomendadas

Salve Ana Maria.

 

Eu não estou acostumado com tais atrasos, como bem sabes.

E se reparares no relatório do rastreamento, a entrega não obedeceu as etapas normais. Do CTCI Curitiba foi enviado diretamente ao destinatário, sem passar pelo CTE-Benfica, CEE Copacabana e CDD Leblon. Isso ocorreu porque fiz uma série de reclamações.

A encomenda não foi taxada, e não deveria mesmo ser por ter valor inferior à U$ 50.

Portanto, suponho que foi mesmo desleixo, seja da RFB ou da ECT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses pacotes de aniversários já foram extraviados há muito tempo, ou alguém já recebeu encomenda com tanto tempo assim?

 

meu record acho que foi 4 meses, já tinha até sido reembolsado pela loja; depois que chegou eu tentei pagar de novo, eles agradeceram mas não quiseram receber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom, eu não me abalo com "atraso" na entrega, já que compreendo que a maior  responsabilidade é da Receita Federal. No meu caso, importei um Porlex, por menos de U$ 50,00, e pela dimensão/peso do volume passa por uma segunda triagem, onde o analista fazendário (ou estagiário de ensino médio), vê a declaração do produto (coffee mill), dá uma olhadinha pelo scanner para ver se é isso mesmo,  vai então para o site da amazon ver se custa mesmo menos de U$ 50,00; então, se fizer bem o seu trabalho, joga na caixa das encomendas "isentas de tributação". Esse procedimento, que vale para quase tudo, a não ser itens pequenos, leves, declarados por menos de U$ 50,00, costuma demorar o que estamos acostumados a esperar, de oito a dezesseis semanas (pelo que percebi do relato de alguns por aqui, até mais que isso). Sei um pouco sobre a fábrica de salsichas pois tenho um conhecido auditor fiscal.

 

Mas a novidade, no meu caso, é o alerta  do rastreamento "objeto com atraso na entrega". Essa não tinha visto ainda, e pelo que vi nas buscas, não encontrei ninguém relatando aqui algo como o ocorrido. "Alerta" que ao que parece não faz o mínimo sentido. Pelo tempo que chegou no Brasil, haveria de estar à disposição da RF.

 

26/12/2014//12:02//CURITIBA / PR - Objeto com atraso na entrega

11/12/2014//18:46//SAO PAULO / SP - Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP para Unidade de Tratamento em CURITIBA / PR
11/12/2014//16:43//SAO PAULO / SP - Objeto recebido pelos Correios do Brasil

25/11/2014//10:58//JAPAO/ - Objeto encaminhado de País em JAPAO / para País em BRASIL /
25/11/2014//00:57// JAPAO - Objeto recebido na unidade de exportação
24/11/2014//11:08//JAPAO -   Objeto postado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns relatos sobre coisas que chegam após um ou dois anos.

 

Os meus aniversariam em algum lugar. Ou na casa de alguém. Prensa pode estar sendo útil em outra casa. Assim como os cabidinhos de madeira, que talvez morem atualmente em outra casa (de bonecas). A capa do Kobo acho difícil ter encontrado outro dono. Ontem quase comprei uma (na Cultura da Paulista estavam em promoção). Mas vai ser eu comprar e a outra chega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois as coisas sumindo são uma "alegria" para alguém, menos para nós, encomendantes.

 

Essa é de dar raiva:

Data 	Local 	Situação
26/12/2014 12:02	CTCI PARANA - CURITIBA/PR	Não localizado no fluxo postal
Por favor, entre em contato conosco clicando aqui.
12/12/2014 10:24	CTCI SAO PAULO/GMIMP - SAO PAULO/SP	Encaminhado
Em trânsito para CTCI PARANA - CURITIBA/PR
12/12/2014 07:39	UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP	Conferido
Recebido/Brasil
01/12/2014 16:33	SUECIA	Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL

Até que chegou rápido ao país, mas "não localizado no fluxo postal"? Só faltava esse "eufemismo" mesmo pra dizer "roubado".

 

Que desanimador. Taca entrar em contato e abrir reclamação. E a "dança dos protocolos".

 

Carpe Disparuit Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lojinha passou por uma semelhante. Um mês depois reclamamos e apareceu essa resposta. Prometeram reembolsar. No dia seguinte o pacote foi entregue. O atraso ficou por isto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, tem sempre o fator risco, que temos que calcular como preço ... Até agora não tive nenhum problema, a não ser atrasos de quatro meses que me deixaram com essa suspeita de extravio... Em setembro, comprei um Skerton que só chegou há pouco tempo, e não tinha número do rastreio (pelo menos o vendedor não me informou, na hora da compra não me ative). Um dia depois de ter indagado o vendedor a respeito, a mercadoria chegou.

 

Bah Cabral, sacanagem... Pelo menos os Correios assumiram a culpa.. Tomara que consiga resolver a situação, ou que a mercadoria entre no "fluxo" novamente, como aconteceu com a lojinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, oxalá seja esse o caso do meu pacote... dedos cruzados por aqui!

 

Vinicius, o chato é que quando entro pelo sistema em inglês dos correios, ou quando olho por outro mecanismo de rastreamento postal, a situação fica com o campo em branco, então nem tem como oficializar a reclamação por meio do vendedor, que seria o caminho correto...

Object History
The event time does not indicate when the event has ocurred but the time when the information arrived at the database.

Date 	Location 	Situation
26/12/2014 12:02	CURITIBA/PR	 
12/12/2014 10:24	CTCI SAO PAULO/GMIMP - SAO PAULO/SP	Encaminhado
Em trânsito para CTCI PARANA - CURITIBA/PR
12/12/2014 07:39	UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP	 
01/12/2014 16:33	SUECIA	Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
Your object was sent to a unit where the the tracking system is not yet installed, but it should have been normally treated. If necessary, contact us through the page Talk With Us.

Carpe Disparuit Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço Curitiba, nunca viajei para Paraná, mas o nome virou uma coisa traumática para muitas pessoas, tipo Chernobyl, Hiroshima, Fukushima ... eu quase não compro nada mais fora. Quase só importação Samsonite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, dei uma fuçada por aí, para descobrir algo sobre o meu problema; acabei encontrando um fórum sobre modelismo, eles são tão ou mais loucos do que nosostros em seu respectivo hobby, hehehe.

 

http://webkits.hoop.la/topic/objeto-com-atraso-na-entrega?page=1

 

Enfim, sintetizando, descobri (i) que o problema do Cabral, "perda no fluxo" mudou para "objeto com atraso na entrega" (em alguns casos o pedido ficara para sempre em Curitiba, em outros do nada o carteiro aparece na porta de casa); (ii) que temos 120 dias para reclamar aos Correios por objetos com código de registro iniciados por "E", contados a partir do dia seguinte à da data de postagem, e 180 dias para os objetos com código de registro iniciados por "R", "C", "V" e "L", também contados a partir do dia seguinte à da data de postagem, sendo que depois de seis meses não mais conseguimos rastrear os pedidos.

 

E, parece que o que adianta mesmo é abrir uma reclamação com o nome do remetente, pois os Correios não indenizam os destinatários. Tudo isso, extraoficial, mas achei relevante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius.. Eu estava com uma encomenda na mesma situação..

 

Comprei no DX no dia 08/10. Dia 10/12 apareceu objeto com atraso na entrega aqui também. Depois de tanto esperar, chegou ontem.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

Por coincidência já te encontrei no adrenaline for sale, confesso que nesse de modelismo fiquei pensando que encontraria outro post teu, hehehe.

 

Valeu, fico mais tranquilo com o teu relato... O Muambator ajuda a controlar os dias desde a postagem... No meu caso, está super no prazo, mas se chegar a 100 dias vou contatar o vendedor para abrir uma reclamação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óia eu ficando famoso pelos fóruns afora..  :lol:  :lol:  :lol:

 

Mas tipo cara.. Não abre reclamação não. A culpa não é do vendedor. Infelizmente, o Brasil está ficando mal visto pelo mundo afora por causa destas disputas ou reclamações. Muitos vendedores no eBay já não vendem mais para o Brasil por conta da demora da entrega. O comprador acaba abrindo disputa e recebendo a encomenda mesmo assim, tempos depois. Enquanto isto, o vendedor fica sem o produto e sem o dinheiro...

 

Como o produto está no Brasil, sugiro aguardar até a chegada do produto. É um risco que corremos de ficar sem nossa encomenda...

 

Enfim, a RF como ela é..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, leia novamente o que o Vinicius escreveu: "se chegar a 100 dias vou contatar o vendedor para abrir uma reclamação".

 

ele não disse que abriria uma reclamação contra o vendedor, mas que o contataria para que a mesma fosse aberta. Entendi que ele vai pedir para o vendedor abrir a reclamação do lado da origem, que é o correto nessa situação, pois o indenizado pelo sistema postal, em caso de dano, perda ou roubo, é o remetente, não o destinatário. Sempre foi esse o procedimento que tomei, seguindo as próprias orientações dos Correios e de outras empresas postais.

 

E, se o vendedor se recusar a atender a solicitação de abrir a reclamação (o que é bem raro, mas ocorreu comigo uma vez em 2005, quando me deparei com um vendedor xenófobo), daí sim cabe uma reclamação junto ao sistema mediador, seja Ebay, cartão de crédito ou PayPal. No meu caso, quando o Ebay mandou uma mensagem ao vendedor, a reclamação foi aberta junto à USPS-EMS e foi constatado que o pacote havia sido destruído num acidente, junto com outros pacotes, e todos acabamos, eventualmente, indenizados.

 

Não é porque há bandidagem no Brasil que vou agir como se temesse as consequências de fazer o que acho correto. Não causo prejuízos e não quero os causem a mim.

 

Pra quem gosta de ler sobre casos bizarros, tenho um que posso compartilhar, já que faz mais de uma década e não há mais "risco de exposição": já fui vítima de um golpe no Ebay, e a coisa ficou bem séria.

 

O vendedor era de Portugal mas dizia morar em Londres na época, e enviou um xilofone de brinquedo no lugar de um computador bastante valioso que eu queria importar. Recuperei apenas U$ 175 (U$ 200 - U$ 25 de taxa operacional) do total pago de quase U$ 650 ("usado", custaria U$ 495 + frete). U$ 200 era o limite da cobertura internacional do PayPal na época, para países não filiados.

 

Graças ao relatório da Receita cobrando Impostos, que listou o conteúdo inspecionado como "brinquedo/instrumento musical", nem paguei o imposto nem recebi o pacote, enviando-o de volta como rejeitado por "conteúdo desconhecido/não-solicitado". Mandei os scans dos documentos (xerocados) da Receita para o Ebay e para o PayPal e o vendedor teve o cartão de crédito bloqueado, contas Ebay e PayPal suspensa etc...

 

Recebi sérias ameaças por e-mail, em que o português disse ter amigos e família no Brasil e que se eu não cancelasse a reclamação eu iria sofrer consequências, que eu e minha família seríamos "torturados e mortos". Comecei a receber várias ligações "a cobrar" internacionais, em horários impróprios, e nunca aceitei essas ligações, mas anotei todas datas e horas.

 

Não só mantive a reclamação, como mandei cópias disso tudo para Ebay e Paypal, e meu advogado mandou cópias para o Itamaraty e embaixada Portuguesa. Sei que o "meliante", que era um estudante universitário, que aparentemente nem conhecia Londres mas gostava de vender em Libras esterlinas no Ebay ao aplicar múltiplas vezes esse mesmo golpe em compradores de países fora da UE e EUA (se alguém desses países comprasse, parece que ele cancelava a compra e reembolsava pelo PayPal, na hora), que tinha antecedentes criminais de agressão contra policiais e participação em tumultos, assinalado para ficar 10 anos na lista de observação de "risco de voo" da Interpol (foi pouco depois do 11 de Setembro), e ele ficou proibido de entrar no Brasil, dada a seriedade das ameaças feitas contra minha família.

 

Nunca recebi a diferença de valor entre o que paguei e a indenização do PayPal, mas a família dele no Brasil (que existia mesmo) acabou pagando as custas do meu advogado e ficaram proibidos de tentar me contatar diretamente em qualquer instância. Recebi uma carta com um pedido formal de desculpas (registrada em cartório!), mais de um ano depois. Foi um ano bem tenso para mim, mas não deixei de usar Ebay, PayPal etc, nem deixo vendedor malandro/mal-educado/xenófobo sair impune se cometer alguma irregularidade.

 

Carpe Coffea!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, exatamente era isso que quis dizer.
Excelente relato, situação muito tensa mesmo... Sempre procuro comprar de vendedores bem qualificados, mas não é garantia de nada.
Legal que a receita de ajudou a instrumentalizar a reclamação. Parabéns pela coragem, a grande maioria suportaria o prejuízo (até pq ressarcimento integral não haveria), cedendo as ameaças, deixando que novas vítimas fossem feitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, nem sempre a espera passiva e perene é uma opção saudável. Há prazos a respeitar e opções a considerar. Você pode estar esperando por meses e seu pacote pode estar fazendo companhia pro Wilson, na ilha do Tom Hanks... ;)

 

Além disso, foi um "amargo conforto" saber que o sistema postal americano também pode sumir com seus pacotes! Eu já tava ficando com complexo de inferioridade, dada a incompetência sistêmica de nossos Correios... -_-

 

E contei o "caso" do "portuga" pra lembrar todo mundo que não é só no Brasil que tem bandidagem e que, se alguém não tem má fé nem má intenção, não deveria agir como se devesse algo.

 

O caminho para alimentar os preconceitos é exatamente o de apoiá-lo indevidamente, considerando-se passiva e irremediavelmente vítima do mesmo. Opto por agir, com razão e parcimônia, mas agir. Aliás, o fato de eu jamais ter enviado uma resposta agressiva a nenhum dos vendedores, nem ao norte-americano xenófobo, nem ao português picareta, pesou a meu favor em ambos casos, principalmente quando a coisa atingiu a esfera policial e jurídica (só no caso do português, claro). Assertividade não precisa implicar em agressividade. O que vejo muito é gente mandando e-mails rudes e surtados quando as coisas não saem como esperado, e acredito que isso só piore as coisas.

 

Carpe Coffea!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Para os que reclamam dos correios , o castigo do pessoal que trabalha lá será duro e eles vão sofrer um bocado.

 

No Valor de 12/3 , saiu matéria mostrando como o rombo de quase 6 bilhões de reais do fundo pensao Postalis , será coberto , a partir do pagamento de abril o pessoal sa ativa , aposentados e pensionistas terão uma taxa extra de 26% do benefício , pelos próximos 15, 5 anos.

 

Traduzindo , aquele carteiro aposentado , que como todo mundo esta assustado com o que vem por aí , descobriu que a partir do proximo pagamento vai receber 26% menos , simples assim.

 

A matéria é longa , o Valor lista os investimentos desastrosos e os prejuízos , e como essa taxa será reavaliada anualmente é provável que esse desconto ainda aumente muito.

 

Para esses coitados a conta da roubalheira chegou mais rápido que Sedex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estatal + Monopólio e ainda da nisso... O governo federal não sabe entregar encomendas, não é serviço dele, então deixa a livre iniciativa e os grandes players tomarem conta disso e vai governar direito.

 

Tenho uma encomenda do Moka Clube a 15 dias vindo de Curitiba para Belo Horizonte, quando recebi o rastreio já estava com 11 dias. Abri uma reclamação e no dia seguinte encontraram a encomenda no Rio de Janeiro que está vindo até hoje...

 

Vergonha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, os correios como sempre costuma nos fazer de otário. Recentemente tinha comprado uma cafeteira Ibriq diretamente da Turquia. Por algum motivo o site não disponibilizou para o vendedor o número do prédio onde resido. Desta forma, após aproximadamente dois meses da postagem o produto chegou e o endereço não foi localizado.

 

Para minha surpresa, em menos de 24 horas da tentativa de entrega o produto foi encaminhado para São Paulo. Estive na central em Recife no dia seguinte a tentativa de entrega e me passaram esta informação, confirmada pelo aplicativo de rastreio.

 

Abri uma reclamação nos correios no dia 09/01/2015, com menos de vinte e quatro horas da devolução do produto, e no dia 03/03/2015, quase 60 dias após a reclamação aberta, recebi a seguinte resposta:

 

Prezado Cliente, após pesquisas em nossos sistemas não encontramos registro de entrada deste objeto. Segundo normas postais internacionais o objeto pertence ao remetente até que o mesmo seja entregue ao destinatário. Assim pedimos orientar o remetente a registrar uma reclamação junto a Administração postal de origem e relatar o ocorrido. Permanecemos à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

 

Eis o registro da encomenda pesquisada no próprio site dos correios.

 

Objeto recebido em
27/02/2015 18:41 TURQUIA /

 

trans.gifImprimir trans.gifReceber por SMS trans.gifCancelar/Restabelecer SMS

27/02/2015 
18:41 
TURQUIA /  Objeto recebido em 23/02/2015 
13:50 
Sao Paulo / SP Objeto encaminhado 
de Unidade de Distribuição em Sao Paulo / SP para País em TURQUIA / 22/01/2015 
06:02 
Sao Paulo / SP Objeto encaminhado 
de Unidade de Tratamento em Sao Paulo / SP para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR 08/01/2015 
17:49 
Recife / PE Objeto encaminhado 
de Unidade Operacional em Recife / PE para Unidade de Tratamento em Sao Paulo / SP 08/01/2015 
08:35 
Recife / PE Objeto encaminhado 
de Unidade de Distribuição em Recife / PE para Unidade Operacional em Recife / PE 07/01/2015 
18:33 
Recife / PE A entrega não pode ser efetuada - Endereço incorreto 
Objeto sujeito a atraso na entrega ou a devolução ao remetente 07/01/2015 
12:49 
Recife / PE Objeto saiu para entrega ao destinatário 02/12/2014 
12:07 
Curitiba / PR Objeto com atraso na entrega 18/11/2014 
10:17 
Sao Paulo / SP Objeto encaminhado 
de Unidade de Tratamento em Sao Paulo / SP para Unidade de Tratamento em Curitiba / PR 18/11/2014 
07:24 
Sao Paulo / SP Objeto recebido pelos Correios do Brasil 
Objeto sujeito à fiscalização e atraso na entrega 12/11/2014 
18:58 
TURQUIA /  Objeto encaminhado 
de País em TURQUIA / para País em BRASIL / BR 10/11/2014 
19:01 
TURQUIA /  Objeto postado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil, amigo... :(

 

Estou num dilema, antecipando esse problema. Recentemente, recebi um PAC que demorou 15 dias do RJ a Goiânia. E de outros lugares pra cá também está demorando muito.

 

Queria encomendar uns cafés e perder o frescor deles por demora excessiva é dureza!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correios em baixa, além de agora os servidores vão ser taxados em 25% do salário para cobrir o rombo da aposentadoria.

 

Ótimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...