Ir para conteúdo

Moedor para French Press?


JorgeO

Postagens recomendadas

Olá,

 

Pelo que li aqui e alhures, moer para expresso é uma arte e um bom moedor pode custar mais que a máquina de expresso... :) :)

 

Mas e um moedor (elétrico) para uso doméstico em FP? O que recomendam?

 

Abs,

 

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jorge, posso estar errado, mas pela minha experiência com French Press posso te dizer que da mesma forma que para o espresso, toda e qualquer maneira de fazer café, seja prensa francesa, seja moka, aeropress, hario, ibrik, todos necessitam sobretudo de uma moagem uniforme, sem grandes discrepâncias em sua granularidade.

Para isso, e para não ter que ficar desregulando o moinho do espresso toda vez que for fazer café de outra maneira, aconselho o uso de moinhos manuais, como os da hario ou aqueles de metal para café turco. São resistentes e moem uniformemente. Mas na pressa e no dia a dia acabei também por me render a um moedor mais simples, tenho um Cuisinart DBM-8, que também sofre do mal da falta de uniformidade, mas quebra um grande galho, um amigo tem um da Braun KMM 30 pequeno mas excelente. Mas todos sofrem também do problema de estática, e o pó mais fino fica agarrado nas paredes dos receptáculos de pó. Mas o grande conselho é fugir dos moedores com lâminas, escolha sempre um que tenha mós para triturar, ou melhor dizendo quebrar os grãos e não fatiar, que além do mais, vai é aquecer os grãos,

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O perfil para espresso é bimodal, o que significa que ainda que da partículas de pó de café bem homogêneo tem uma proporção de particulas finas (fines) que, ainda que conferem certo amargor, são fundamentais para restringir o fluxo e produzir um bom espresso.

 

O perfil para as outras formas e monomodal, onde todas as partículas são de um tamanho aproximadamente igual, e a proporção de fines é muito pequena, exatamente para evitar o amargor e o sedimento na xícara.

 

Para estes da para conseguir, bem baratos, moinhos comerciais muito bons, que tem pouca procura.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem.. Foi o que eu tinha imaginado. Claro que não com tantos detalhes como os explicados pelo Bernardo né kkkk.. Mas acho que coado, french press, AP, Moka e outros não precisariam de moagem tão regular quanto ao espresso. Por favor corrijam se estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos posts.

 

Eu uso um moedor de facas Cusinart há anos, e o maior problema sempre foi a falta de repetibilidade (ao mudar a quantidade de gão precisa mudar o tempo de moagem) além dos finos, como dito acima.

 

Bem, procurando na WEB ví que os melhores moedores são de mós cônicas, fiquei em dúvida entre um Bodum Bistro e um Baratza Encore. Meu filho está viajando para o EUA a negócios e poderá trazer o moedor para mim.

Acabei decidindo pelo nome da Baratza, e hoje pela manhã, antes de ler o forum, coloquei um pedido na Amazon.

 

Abraços,

 

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa noite pessoal.

Apesar de ler o forum há alguns dias pesquisando sobre café recém hoje fiz o cadastro pois me decidi por entrar nesse mundo do café.

Como minha dúvida principal é relacionada com o título desse tópico, achei válido usá-lo.

Sem mais delongas...

Minha ideia é a seguinte, não tenho dinheiro para uma máquina de espresso. Portanto optei por comprar uma French Press e começar a estudar sobre os cafés.

Minha dúvida principal é a respeito do moedor.. andei pesquisando alguns moedores manuais e achei eles bem simpáticos. Ouvi muitos comentários a respeito do Porlex, minhas dúvidas quanto a ele são as seguintes: A quantidade de fines nas moagens mais grossas interfere muito no preparo na FP? a diferença entre o Porlex normal e o mini é apenas o tamanho?

 

Por enquanto não vou incomodar com todas minhas dúvidas, mas assim que alguém responder as dúvidas iniciais eu sigo com mais indagações.. hehehe

 

Desde já obrigado pelas respostas, e parabéns aos que participam do forum, ele ajuda muito quem é apenas entusiasta como eu a realmente botar a mão no bolso e parar de tomar melitta. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra moer pra prensa, eu compraria um Hario Skerton ou um Kyocera mais o kit de estabilização da Orphan Espresso. O problema desses manuais de entrada, originais, é que as mós jogam muito nas moagens grossas, deixando-as desuniformes demais.

 

Claro que há a opção de usar uma peneira fina pra se livrar do particulado, mas isso envolve desperdício que, por um teste que fiz certa vez, pode ser bem elevado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, bem-vindo ao Clube e ao mundo do (bom) café.

 

Rodrigo já deu boas dicas.

 

Mas respondendo suas perguntas:

 

os fines incomodam sim na prensa. Fiz este teste esta semana. Deixa o último gole na xícara.

 

E o Porlex tall (mais comprido) e o mini só diferem mesmo no tamanho, no tall cabe mais no reservatório do pó. Mas o mini é legal para um kit viagem, ele cabe por exemplo dentro da Aeropress e é prático para carregar, tem uma cinta de borracha para prender a manivela. Só esvaziá-lo mais vezes. Mas veja as sugestões do Rodrigo (hoje vi o Hario Canister, achei gigantesco perto do mini).

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, obrigado pelas sugestões.. vou dar mais uma pesquisada

quanto ao tamanho, como pretendo fazer café para uma pessoa por vez acho que não necessitaria o Tall apenas pelo tamanho.. mas como o preço é o mesmo não sei qual seria mais vantagem...

 

Andei olhando desses vendedores aqui

 

http://www.ebay.com/...=item4d1381c06d

 

http://www.ebay.com/itm/PORLEX-Mini-Stainless-Steel-Japanese-Ceramic-Burr-Hand-Coffee-Grinder-Hand-Mill-/110908592595?pt=Small_Kitchen_Appliances_US&hash=item19d2aad1d3

 

http://www.ebay.com/...=item2ec018a7d8

 

vou pesquisar um pouco mais os da hario.. quanto a questão do mod, onde eu encontro para comprar?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos um tópico de moedores até 100 reais (bons tempos... ), ali há indicações de vendedores conhecidos dos sócios.

 

O kit da Orphan ACHO que no site da Orphan. :)

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria esse o mod:

http://www.orphanespresso.com/OE-Lower-Bearing-UPGRADE-KIT-for-Hario-Skerton-Kyocera-CM50-Hand-Grinders_p_4066.html

?

 

no caso um skerton com esse mod se comportaria melhor que um Porlex para uma moagem com menos fines para FP. confere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria esse o mod:

http://www.orphanespresso.com/OE-Lower-Bearing-UPGRADE-KIT-for-Hario-Skerton-Kyocera-CM50-Hand-Grinders_p_4066.html

?

 

no caso um skerton com esse mod se comportaria melhor que um Porlex para uma moagem com menos fines para FP. confere?

 

Exatamente!

 

Ressalto que não tenho um Porlex, mas tanto ele quanto o Hario baseiam-se na pressão dos grãos pra autocentrar as mós durante a moagem. Funciona a contento em moagens finas, mas mediocremente nas grossas. Os donos de Porlex podem confirmar ou desmentir, mas no Hario é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Deixa eu voltar neste tópico aqui.

 

Fiz o café do Alexandre da French Press hoje e não ficou muito bom. O café é ótimo e estou adorando no espresso, mas acho que o Hario mini pode não estar dando conta bem para a prensa.

 

Teria hoje algum moedor que fosse pelo menos decente para FP e coados? Ou só FP mesmo, se for o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse, penso que o melhor custo benefício é um Skerton ou Kyocera com o kit da OE.

 

Já experimentou uma dupla moagem no Hario? Imaginando que o alvo seria algo como 14 ou 15 clicks, faça uma moagem inicial com 18 ou 19. Se possível, descarte o particulado que se formar e moa de novo, agora no alvo, 14. O efeito é que assim o sistema de autocentralização das mós funciona melhor na segunda moagem. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas já experimentei e vale testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, entendi.

 

O vi agora o vídeo do kit de modificação do Skerton, mas sinceramente não sei se teria a paciência para conseguir colocar o kit no lugar. Isso de ficar soltando, alinhando e prendendo eu não iria conseguir, mas vou segurar a ideia. O dia que eu colocar isso na cabeça, compro o Skerton e o kit e deixo só pra moagens grossas (coado e prensa) e o Mini para espresso.

 

Vou tentar depois esta redução no mini. Hoje eu tentei peneirar os finos. Caiu MUITA coisa e parecia que ainda tinha muito mais para cair, mas como minha peneira era pequena e eu estava com 21g de café, não insisti muito. De qualquer forma, vou testar isso depois. Obrigado, Rodrigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem café que, pro meu gosto, fica bom em um método, mas não no outro. Você já tentou com outro café e gostou? Expresso e prensa são métodos bem diferentes. Talvez seja mesmo difícil um mesmo café agradar seu paladar nos dois.

Você ainda tem alguma coisa do seu 13º? Pode tentar comprar o café da coffeelab com ele e ver se fica bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahuahahuhauhuahua Vou testar depois, comprar uma latinha! :P

 

Mas o interessante é que eu já tinha feito na FP com esse grão e tinha ficado muito bom. Desta vez parece que tinha mais fines, não sei, pode ser impressão, mas realmente não ficou muito boa, mesmo pesando água, pó e cronometrando o tempo.

 

Vamos ver, vou fazer mais alguns testes, como este que o Rodrigo falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mede a temperatura d'água e o tempo de infusão? Também interferem, além da moagem. Inclusive sugiro baixar o êmbolo da prensa com cuidado pra evitar sobrextração indesejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu ainda penso em comprar uma pipoqueira, acho que talvez compre mesmo um desses digitais. Tem no mercadolivre por um preço razoável. Só não ter que ficar na eterna espera do ebay já é uma vantagem. Vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Comprei o mod da OE para regulagem do Hario Skerton e tô muitíssimo satisfeito com o resultado da moagem. Tudo bem que levei uns 30 minutos pra acertar na modificação, mas a granulometria tá bem uniforme. Só tô tendo dificuldade mesmo com a Francesinha: nenhum dos cafés que eu fiz nela até agora ficou assim, tão gostoso quanto na V60. Talvez eu esteja errando na temperatura, já que pra FP, em comparação com o coado na V60, a temperatura da água deva ser maior, certo? E não sei, talvez devesse aumentar meu brew ratio também, uns 8% ficaria adequado? To fazendo a 7%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos videos e manuais que ensinam a fazer french press falam em two-o-five degrees,ou seja 205F o que equivale a aproximadamente 96C.Eu sempre faço entre 94 e 96 Celsius. Eu faço a 7% e quando subo pra 8,9 ou 10 percebo que perco muitas características. Quando eu nao percebo algumas características em 7% eu faço é baixar um pouco pra 6,5 ou 6% .Mas tudo é uma questão de gosto,vá pelo seu gosto pessoal. Normalmente brew ratios altos resultam em cafés fortes e mal extraídos (under developed).Só pra ilustrar e ir contra algumas teorias,uma vez há uns dois anos atrás bebi uma french na Raposeiras: 12g pra 150ml!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, pergunta de iniciante: quantos passos estão compreendidos a cada 180° que eu giro o granulômetro do Hario Skerton, uma vez que este modelo não tem clics como o Hario Mini? Quantos passos vcs recomendam para moagem de FP? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com a mesma dúvida, Fox. Principalmente depois de ter feito a modificação da Orphan Espresso no meu moinho. Não tô sabendo chegar na granulação certa pra minha french press. Nenhum café que eu fiz até agora ficou do meu agrado :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha, tenho a mesma duvida quanto ao hario skerton, fiz umas 3x, uma por causa dos fines em excesso e por causa também acredito eu da moagem muito fina ficou cheio de borra, não me agradou, depois tentei mais 2x e ficou um chafé acho que moi grosso demais, bem fraco, bem diferente do que vejo em videos e tal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom, a minha dúvida é a seguinte (e me desculpem caso já tenha sido respondida): levando em consideração que os moinhos manuais de entrada (porlex e hario) não atendem bem a moagem para prensa francesa, seria melhor adquirir um moinho elétrico simples? Um Cuisinart DCG20, por exemplo? 

A questão é que adquiri uma Oster PrimaLatte recentemente e estou meio decepcionado com os resultados. Pensei, logo, em comprar um moinho para ver se melhoram os resultado. Mas daí veio a dúvida. Caso adquira um moinho que sirva somente para expresso (porlex, hario) e ainda assim me decepcione com os resultados da máquina, partirei para a French Press, por ser mais simples de fazer uma boa extração (ao que me parece) e pelos excelentes comentários a respeito do sabor conseguido por nesse método. Nesse caso, teria que adquiri outro moinho, já que o porlex/hario não moem bem para French Press.

Nessa situação seria melhor seria melhor seguir o conselho do Rodrigo de comprar um hario skerton (que serve para expresso)? E, caso resolva mesmo adquirir a prensa, faço o mod OE?

 

Obs.: foi mal pelo textão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...