Ir para conteúdo

Depois dos grãos extraído das "fezes" agora são grãos "cuspidos" por um animal que aparenta um "rato"


RogerioD

Postagens recomendadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanta besteira...

Vou montar uma fazenda lá em Varginha - MG e vender um café ultra especial, recolhidos da noite para o dia, ele aparecem chupados e cuspidos por toda a fazenda, é o ET de Varginha que com sua sonda extraterrestre que recolhe apenas os grãos com poderes especiais de transformarem o lixo em luxo.

O resultado na xícara será de uma percepção sensorial de outro mundo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante é que estes cafés, tanto do Jacú como de Sumatra, aparentemente são especiais por dois motivos.

Um é a seleção, que muito provavelmente estes animais acabam escolhendo os grãos mais doces, talvez pelo olfato, não sei.

 

O outro supostamente uma reação química de fluidos destes animais.

Se for verdade, não seria possível fazer um estudo ( se é que ainda não foi feito), identificar a reação e até reproduzir isso artificialmente?

Talvez deixando fermentar em alguma substância que substitua o suco gástrico ou seja lá o que estiver agindo sobre os grãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Paulo, acho que o bafafá é mais mesmo pela raridade, da pouca produção, mas não creio que vá melhorar muito em relação à acidez sobre a questão do suco gástrico dos mamíferos, mas é especulação também, talvez o café seja bom pelo fato como mencionaste dos grãos serem colhidos de forma super seleta, somente os mais maduros.

Estou com uma lata do Jacu Bird em casa, ainda não abri, mas não espero muito deste café, mais é a questão de ser exótico e raro, afinal produz uma média de 500 kg por ano apenas e é enviado para o mundo todo, ou seja, não tem para quem quer.

E logo quero comprar o Kopi Luwak, Blue Montain e o Geisha para experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das polêmicas em relação ao civeta é que para aumentar a produtividade os bichinhos estão sendo criados em cativeiro, em jaulas apertadas e alimentados à força com qualquer grão de café, estressando os animais e eliminando a seleção natural que eles faziam dos melhores frutos. Os ambientalistas estavam se manifestando. Temos algo publicado sobre isto aqui no Clube.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante , fui procurar na internet mais informação sobre esse café jacú e achei no "you tube" esse vídeo do Globo Rural explicando com surgiu , como é feita a produção , chegam ate a fazer uma prova do café.

 

 

Procurando mais um pouco , achei o café jacú a venda na internet por R$ 150,00 o saco de 250g , fiquei curioso , alguém no fórum já provou esse café ? Vale esse preço todo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que não me sinto atraída por esse tipo de café. Não acho que as características exaltadas façam uma diferença absurda no final. Vejo mais como um produto trabalhado no marketing, que o torna exótico e, por isso, cria um grupo de consumo de elite. Há quem tenha curiosidade ou goste e há quem tenha um pé atrás com todo esse "processo produtivo". Faço parte do segundo grupo, embora não torço o nariz para quem faz parte do primeiro grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

A reportagem é muito boa, como todas sobre café que o globo rural faz, mas não tenho a mínima vontade de desembolsar 150 pilas para os grãos escolhidos pelos jacus. Principalmente quando existem por aí grãos melhores e mais baratos que nunca provei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei o jacú outro dia na Sorelle (Rio). Como já disseram aqui, é um café suave. Gostei, mas concordo que não vale o preço. O detalhe é que foi "só" o dobro de um expresso normal. Portanto pra quem tá curioso, fica a dica de tomar em alguma cafeteria. O kopi luvak não tenho pressa em provar. Talvez se um dia for à Indonésia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 3 weeks later...

Ainda vou acabar comprando o do Civeta para experimentar, o duro é saber onde comprar o original, os que o civeta fica em seu habitat natural, pois estão sendo criandos em cativeiro e forçando os animais a comer e fica até um certo requinte de crueldade, fora que o Civeta por sí só só escolhem os melhores grãos, enfim, eu já sei que o café não será grande coisa que há muita coisa melhor, mas quero apenas por curiosidade, por ser raro, pela exclusividade.

É a mesmo mesmo problema do Blue Montain que agora nas regiões próximas a montanha que o café é cultivado estão plantando e vendendo como se fosse o lote do blue montain...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que só jacu compra, isso é um hobby, claro que o café não vale o preço, mas vc paga pela raridade e o legal é a experimentação, é  o que mais gosto nesse hobby é isso, quero tomar desde o café que não seja tão bem avaliado qto os melhores e mais exóticos existentes no mundo, já pedi outra leva de varias regiões de diversos continentes de grãos crus, em abril deve chegar, ou seja, estou sempre experimentando grãos diferentes de todos os lugares do mundo, isso que acho legal, é a mesma coisa da gente ir nas cafeterias quando viajamos, sabemos que a maioria fará extrações ruins mas mesmo assim visitamos, pra mim a experiência do jacu foi válida, gostei do café porem é muito caro para se consumir no dia-a-dia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa criação em cativeiro muda muito a idéia de café exótico. De fato, o Civeta e o Jacu escolhem os melhores grãos naturalmente. Força-los a ingerir qualquer grão banaliza a qualidade do café. Isto é válido também para o Black Ivory.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Rio, do lado do teatro do Jóquei Club, tem uma família de gambá que os seguranças alimentam. Quando fui lá vi pelo menos uns cinco.

Vou ver se arrumo um café fruta e dou pra eles. De repente o Jóquei se anima e lança a edição limitada Jóquei Club Didelphis Café. O capuccino com leite de gambá eu já até posso tentar fazer pra já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha lido em mais de um lugar que o civeta era marsupial também, mas conferi agora é não é. Enfim, é bem parecido com o nosso gambá. O gosto deve ser parecido. Só não sei se eles arranham...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que tenho curiosidade sobre o cheiro. Nunca senti. A imagem impressionante que vi foi a do gambém chique, da América do Norte dando uma borrifada num felino grande desses. O felino dá uma espirrada, dá outra e vai embora. Deve ser realmente pungente a coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos legitimamente dentro do tópico.

De acordo com o documentário do History a cafeína foi desenvolvida por algumas plantas como defesa.

A toxina do gambá também.

O Miyamoto como ele é!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...