Ir para conteúdo

ECM MECHANIKA IV PROF WT-WC (Review do consumior)


RogerioD

Postagens recomendadas

  • 1 year later...

Na época de mudança e viagem deixei bastante tempo a máquina parada, sem água dentro e o grupo completamente higienizado, limpo,  quando fui instalar ela novamente a bomba não puxava água, desmontei para tirar fotos e tentar solucionar o problema com o Alexandre, sendo que na verdade era apenas um cisco no reservatório de água, mas foi interessante ver a máquina por dentro, reparem no tamanho da bomba rotativa.

 

1B185A7C-60D5-406C-B5EB-E6A780D70EF4_zps

 

5C2C6D5F-7776-481F-8A79-BE3C655DFCC6_zps

 

69AD68CB-BEC2-40F5-9C76-9637901BE400_zps

 

55090223-D9D1-4DD4-A783-3E95AF7902DB_zps

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Oi rogerio, como está sua rotina com essa maquina? Qto tempo voce costuma deixar aquecer e como faz os flush?

 

 

Voce possui termômetro no grupo? Como comprou e o q achou dele?

 

 

 

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mericlis, vc deu uma lida no tópico todo?

Então, estou usando a máquina apenas 2 vezes ao dia, para extrair 2 cafés/dia.

Um no almoço e outro pós jantar, utilizo o termômetro de grupo sim, aquele um feito pelo Eric,me ajuda bem a deixar a temperatura do jeito que eu quiser, as vezes quero uma extração mais quente outras vezes determinado grão uma extração com 2 graus a menos por ex.

Tempo para ligar a máquina e aquecer, antes deixava uns quarenta minutos, hoje deixo menos, geralmente olho pelo termômetro quando atingiu 91º ja consigo extrair o café, mas creio que não chegue a 30 minutos para ela aquecer.

Já flush, é super simples, depois de aquecida dou um flush de alguns segundos acompanho pelo termômetro até cair para 95º e em seguida coloco imediatamente o PF e extraio na temperatura média de 93º.  o uso é simples, pra mim a limpeza pós uso é mais trabalhoso que extrair o café, pois a cada uso faço um backflush, lavo o pf e o filtro e também a bandeja de resíduos e finalizo enxugando a saída do grupo, assim mantenho ela sempre limpa e conservada, sem quaisquer resíduos na máquina.

Aqui tem dois vídeos mais antigos que fiz extraindo café:

 

 

 

 

Este é foto dela com o termômetro de grupo do Eric:

 

Maquina16_zps6izru7rm.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, li todo ele e acompanhei os reviews da technika no homebarista tambem hehe

 

 

Queria mais a tua opniao depois desse tempo usando ela :P

 

 

Como você comprou o termometro? Buscou direto nos eua?

 

 

Procurei no google mas vi que ele não envia pra cá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Mericlis, eu vi meio por cima seu tópico sobre a compra de uma prosumer, desculpe não responder, meu trabalho vem me demandando muito tempo e em casa tenho uma filha de 2 anos que é praticamente impossível ela me deixar ficar no computador.

Minha opinião vá de ECM, a Technika  ou a Mechanika  Profi WT-WCT (a diferença entre as duas são somente as paredes laterais, a da Technika é um pouco mais larga, questão de estética e gosto mesmo) com a opção de tanque e de ligação direta com a rede hídrica, em casa uso tanto a rede quanto o tanque, prefiro usar o tanque pois neste caso utilizo água mineral já que não notei grande vantagem em relação da pré infusão pela rede hídrica.

Dou preferência por bomba rotatória, pois ela é muito mais silenciosa e na extração sinto a diferença, sai uma crema mais grossa e aveludada, uma extração mais consistente (você viu os vídeos como a extração fica show de bola?), pelo menos é meu parecer, pra mim tem diferença na extração de bomba rotatória e vibratória.

Outra coisa, estes modelos da ECM tudo que há internamente nela é top de mercado, utilizado em máquinas comerciais, olha só o que o Alexandre disse quando comprei a minha:

 

"Uma ECM Mechanika IV Profi WT-WC foi adquirida por um de nossos companheiros e logo estará fazendo excelentes espressos.
Máquina completa com conexão para rede hídrica ou uso da água do reservatório de quase 3 litros, bomba rotatória Fluid-O-Tech, trocador de calor em caldeira feita em aço inox com resistência com a tecnologia Incoloy, controle de válvulas por alavancas, manômetros para a bomba e para caldeira, grupo ECM E61, controle de pressão de linha para extração e muito mais. E o acabamento é espetacular."

 

Então é uma máquina profissional que inclusive no site da ECM ela é classificada assim, mas com tamanho reduzido para caber em sua bancada. Outra grande vantagem é a assistência que você terá aqui, tanto por parte do Alexandre até mesmo com a Aline que é esposa do dono da marca e é muito solícita quando precisamos de algo.  

Faço dois espressos por dia quando é somente eu que tomo, um pós almoço e outro pós jantar, pra mim é mais trabalhoso limpar a máquina depois do que fazer o café em sí, pois faço back flush, lavo o filtro e PF, lavo a bandeja de detritos e depois passo um pano para enxugar o grupo, deixo ela sempre limpa e seca para que dure e não haja corrosão, falar em durabilidade preferi comprar uma sem nada de comandos ou botões digitais justamente para ter uma grande durabilidade, é máquina se você tiver cuidado para durar mais de 20 anos.

Estou contente com ela, nunca deu problema, exceto quando ficou um longo período parada pois ficou um cisco no  reservatório do tanque era coisa simples de resolver mas não sabia, falei com o Alexandre e foi resolvido na hora facilmente.

Acho que você estará muito bem servido com uma das melhores máquinas que se possa ter em casa, não sei se você chegou a ler o tópico do HB onde eles comparam a ECM Technika com uma La Marzocco Linea e tem muita dificuldade em distinguir uma da outra, ficando por muito pouco atras da LM que custa muito mais.

Tenho vários acessórios, modelos de filtros etc e com isso tenho muitas variáveis, da pra brincar bastante.

A última vez que falei com o Alexandre este modelo que comprei ele mencionou que poderia estar em torno 17k, um pouco mais ou menos, que ele teria que orçar certinho, mas isso foi naquela época que o dólar estava nas alturas, agora deve ter dado uma abaixada no valor, tente consultar ele pra saber que valor que sai a máquina, mas creio que compense muito mais do que pegar uma que não tenha assistência aqui, nem que você pague um pouco a mais. A temperatura dela é muito estável, fácil de utilizar, não precisa dar longos flushs.

 

Qualquer dúvida é só gritar, espero ter ajudado um pouco

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...