Ir para conteúdo

Fellow Opus

jean_amann

Postagens recomendadas

Oi turma.

Comprei um Fellow Opus, que pretendo usar tanto para filtrados, como para espressos. Como não localizei nenhum tópico para compartilhar experiências desse moedor, acabei criando este.

O meu chega em 2 semanas, e vou compartilhar minhas impressões assim que estiver com ele em mãos. Comprei via Amazon Brasil, por R$2.100, já com frete e tributos inclusos (enviado dos Estados Unidos).

Alguém já utiliza?

Compartilha aqui!

IMG_9865.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que o @jean_amann já viu, e imagino ter contribuído na decisão de comprar esse moedor, mas pra centralizar aqui para demais interessados sobre o moedor, eu postei no meu anúncio algumas opiniões minhas e também um review do James Hoffmann 

OBS.: eu nunca testei um DF54 eu mesmo, mas me baseando pelo conjunto de opiniões sobre os dois moedores, em especial a do James Hoffmann no vídeo dele, se o foco for espressos eu acredito que optaria pelo DF54, se a diferença de preço não for muita e ambos estiverem disponíveis numa voltagem que atenda. Esses importados via Amazon BR, tanto o Fellow Opus quanto o DF54, são 110V. Já sobre coados eu não encontro muitas opiniões sobre o DF54, mas eles inclusive lançaram mais recentemente mós para coados, então imagino que as de fábrica fiquem devendo. Os coados do Opus eu gostei bastante.

• Curtir 1
Link para o comentário

• 1 month later...

Do jeito que tanto o Lance Hedrick quanto o James Hoffmann falam no vídeo deles, abrindo e fechando a tampa porque ela já faz um certo vácuo, mas eu vi que tinha que fazer isso um bom número de vezes, e era desagradável pra quem assistia, então eu comprei um bellows no AliExpress, que deixou o moedor maior e mais feio, mas ficou mais prático e silencioso.

Uma coisa que eu fazia empiricamente mas não sei se realmente ajuda, era no final da moagem, antes de bater, eu virava a moagem pro máximo, imaginando que a abertura maior ajudaria a cair o pó retido. Nos moedores manuais de mós cônicas, onde eu consigo enxergar por baixo, é mais claro (pra mim) que isso deve ajudar, então eu fazia no Opus também 

Link para o comentário

Em 29/07/2025 at 09:17, Bruno Maroni disse:

E como vc lida com a retenção de café que este moedor apresenta? Conseguiu alguma solução para reter menos?

Minha prática tem sido a seguinte

Eu peso pré-moagem, e peso o café moído, no copo dosador original mesmo, após moer. Ele retém café, parece inevitável, mesmo fazendo RDT. Após cada moagem, eu uso a tampa do moedor para fazer o efeito de bellow, e sempre verifico se ficou algum grão sem ter ido para as mós. Peso, e se é uma diferença superior a 0.1 grama, eu dou algumas batidas na tampa, e giro para frente e trás o nível de moagem. Tudo isso é bem rápido. Em 30seg o café está moído e essa conferência está feita. Eu percebo que a retenção acentua se vc mói para espresso, aí mói para filtrado, volta para espresso etc.

Eu pensei que esse ponto da retenção me incomodaria mais, mas com algumas poucas semanas de uso, dá para contornar bem

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

9 hours ago, jean_amann said:

Eu pensei que esse ponto da retenção me incomodaria mais, mas com algumas poucas semanas de uso, dá para contornar bem

Concordo, uma coisa é aquela retenção de 2g que não tem como contornar sem abrir o moedor, outra coisa é precisar dedicar uns 5 segundos a mais pra chegar em 0,1g, daí eu acho que compensa pelas outras vantagens desse moedor (clareza nas notas acima da média entre os cônicos, e silencioso)

Link para o comentário