Ir para conteúdo

Comprando um moinho intermediário


Ricardo Esteves

Postagens recomendadas

Oi Joyce,

 

Seguinte: O tamper é de 58 mm sim, o João Crispim aqui do fórum fabrica uns muito bonitos, acho que vale a pena conferir pois o preço é muito bom. Manda uma MP pra ele.

 

O filtro tb é de 58 mm. Vc o encontra no site da Imeltron, eles são representantes oficiais.

As vezes te mandam até sem custos, não sei....

 

O site deles é o www.imeltron.com.br

 

Tente trazer um Knock Box ( Bate borra ). Será muito útil, no demais vc encontra quase tudo por aqui a preços competitivos

 

Agora pergunto: Vc não irá comprar um moinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos filtros, depende. Tem filtro de vários raios, vc tem que procurar os de 58mm. Muitas vezes é informado com que máquinas os filtros são compatíveis. Também tem pra várias quantidades de pó (7g, 14g, 18g, etc.). Link da Amazon talvez outra pessoa possa ajudar mais.

 

Quanto aos acessórios, coisas muito úteis: copinho pra espresso medido, escovinha pra limpar o grupo, mat tamper (aquele tapetinho pra apoiar o tamper e o portafiltro), batedor de borra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Joyce e Gustavo_bl

 

Qualquer vendedor nos EUA, on line ou físico, terá os modelo da linha Baratza pre ajustados para moagem media, apropriada para filtrados.

A única forma de adquirir com a alteração da regulagem será comprando na loja on line da Baratza (clique aqui) e pedir para pre ajustar para turkish.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora pergunto: Vc não irá comprar um moinho?

 

É clarooo que vou comprar o moinho :) Queria gastar menos, mas vocês me convenceram a comprar o Baratza Virtuoso!!! Comprando ele não vou precisar mandar regular para espresso não, né???

Obrigada por todos os esclarecimentos e dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Joyce e Gustavo_bl

 

Qualquer vendedor nos EUA, on line ou físico, terá os modelo da linha Baratza pre ajustados para moagem media, apropriada para filtrados.

A única forma de adquirir com a alteração da regulagem será comprando na loja on line da Baratza (clique aqui) e pedir para pre ajustar para turkish.

Sério que nem a Virtuoso vem pre ajustado para moagem de espresso??? Na loja da Baratza ele está mais caro e ainda deve ter frete :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Joyce

Terá que fazê-lo sim. Não cobra frete interno nos EUA.

Repito a info da mensagem anterior:

A única forma de adquirir com a alteração da regulagem será comprando na loja on line da Baratza (clique aqui) e pedir para pre ajustar para turkish.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se comprar com o Alexandre na Café Expresso Brasil, virá configurado para expresso e com garantia e nf, se comprar fora poderá vir sem a configuração para expresso e sem garantia.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Joyce

Terá que fazê-lo sim. Não cobra frete interno nos EUA.

Repito a info da mensagem anterior:

A única forma de adquirir com a alteração da regulagem será comprando na loja on line da Baratza (clique aqui) e pedir para pre ajustar para turkish.

 

É certo que sempre o Virtuoso virá dos States regulado para coado, Alexandre? As loucas da SCG estavam usando o Virtuoso para espresso, isso quer dizer que eles (SCG) pedem da Baratza já com a regulagem de espresso?

 

Desculpe insistir, é que é uma dúvida minha e que eu teria embarcado certo, apesar de relativamente bem informado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo

 

A regulagem padrão é a media, própria para filtrados. Todos os moinhos Encore, Virtuoso e Preciso são montados com esta configuração na linha de montagem em Taiwan.

Há uma maneira simples de transformá-los para fina ou turkish por intermédio de um micro parafuso de fixação do conjunto de anéis de regulagem da moagem, bem documentada por tutorial na página de suporte do site da Baratza.

A SCG tinha um antigo video demonstrando como fazê-lo, que porém está desatualizado, pois é anterior a adoção do novo conjunto de lâminas.

Atualmente, ainda que o ajuste citado acima seja capaz de fazer com que o moinho moa fino para espresso, para executar uma modificação mais eficiente, deve-se alterar a faixa de atuação da mó ativa (semi cônica). Um procedimento mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, Alexandre, no caso do específico do Virtuoso, no caso de ele vir com a regulagem padrão para filtrados, ele simplesmente não alcança a moagem pra espresso ou a gradação da escala que não fica bem aproveitada? E regulando pra espresso, ainda serve pra filtrados?

 

Acho que não ficou 100% claro, especialmente para os interessados em comprá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida: entre o moedor elétrico da KRUPS que o pessoal costuma comprar, que custa por volta de R$ 180, e um Hario manual, qual o melhor?

 

 

 

No momento, pelo que vi, não estou podendo gastar tanto num moedor, e já vi que se quiser um melhor vou ter que gastar R$ 900 lá no Alexandre, mas no momento tenho outras prioridades....

 

 

O Alexandre parcela por acaso? -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida: entre o moedor elétrico da KRUPS que o pessoal costuma comprar, que custa por volta de R$ 180, e um Hario manual, qual o melhor?

 

Kkkkk! A resposta é fácil, porém sádica: em termos de padrão de moagem pra espresso, o Hario é melhor, pois consegue prover moagem adequada (ainda que pra mim só uns dois pontos da regulagem de moagem são realmente úteis pra espresso) para os fins de fazer espresso. Mas tem que mandar braço.

 

Você faz muitos espressos por dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, a resistência não é forte. Se a torra for mais clara é um pouco mais firme, mas não é pesado não. Pra mim, cansa mais a mão que segura o moinho que o braço que manivela.

 

Mas pra moer um duplo tem que ficar uns dois minutos manivelando direto, mais de 100 voltas. Todo o dia fazer isso a toda vez que quer fazer espresso sinceramente enche um pouco o saco... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, devo tomar uns 3 ou 4 por dia.... isso quando estou em casa.... mas às vezes faço para a esposa também.

 

Nessa quantidade tem que ser elétrico... ou acaba acontecendo que vc acaba muitas vezes desistindo de tomar café.

 

 

(leia tudo o que eu escrevo com olhos de mercador: é tudo sempre a partir do meu ponto de vista e da minha experiência)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, Alexandre, no caso do específico do Virtuoso, no caso de ele vir com a regulagem padrão para filtrados, ele simplesmente não alcança a moagem pra espresso ou a gradação da escala que não fica bem aproveitada? E regulando pra espresso, ainda serve pra filtrados?

 

Acho que não ficou 100% claro, especialmente para os interessados em comprá-lo.

Alexandre, também quero saber sobre essa parte de a regulagem padrão alcançar ou não a moagem para espresso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Joyce e Rodrigoks.

 

Vamos, como o Jack, por partes:

Joyce

a regulagem padrão alcançar ou não a moagem para espresso(?)

Sim, ele faz pó para espresso na regulagem média.

 

Rodrigo

no caso de ele vir com a regulagem padrão para filtrados, ele simplesmente não alcança a moagem pra espresso

Sim, ele alcançará.

ou a gradação da escala que não fica bem aproveitada?

Não exatamente, mas é próximo disso.

regulando pra espresso, ainda serve pra filtrados?

Sim.

 

Ok. Poderia ser sucinto e dar por respondidas as dúvidas acima. Mas seria leviano. E, apesar das respostas serem corretas e verdadeiras, há mais o que se analisar a respeito da eficiência da moagem, do que simplesmente afirmar, ou negar, que tal moinho é capaz disso ou daquilo.

 

Quase todos os moinhos que conheço são capazes de moer para espresso. Nosso querido Ruston postou um vídeo de uma linda dose de espresso feita com pó moído em um Cadence de lâminas de R$ 65. Como negar que o moedor de lâminas é capaz de fazê-lo, se as imagens comprovam?

Muitos membros do Clube do Café usam o Krups GVX-208 e auferem resultados que os satisfaz. Será ou não o Krups capaz de fazê-lo?

 

Neste ponto, vocês devem estar se indagando sobre por que gastar x dinheiros em um moinho XYZ se há opções que atenderão minha necessidade de pó por 1/5 de tal valor?

A resposta estará ligada às características gerais do equipamento. Apreciáveis em várias e distintas virtudes. Seja na qualidade da moagem, na repetibilidade do resultado, na facilidade do ajuste, na resistência e durabilidade do equipamento, entre outras.

 

Exemplos rápidos:

- As mós do Encore, assim como as de outros moinhos, são muito melhores, em termos construtivos que implicam em afiação e durabilidade, que as do Krups.

- A combinação de anel de lâminas com mó semi cônica oferece melhor resultado de consistência da granulometria desejada que as lâminas do Cadence.

 

Há mais, aliás muito mais, para se observar quando da análise de um determinado equipamento, porém agora não posso me estender.

Todavia, fico à disposição para tentar esclarecer outras dúvidas que restarem. É só postar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alex pelas palavras.

para quem nao viu o topico, segue: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/178-e-possivel-um-moedor-de-70-reais-fazer-um-bom-cafe-espresso/

Foi um topico com bastante discussao interessante sobre o moinho, etc... vale a pena ver de novo.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Tenho que fazer um adendo. Uma determinada pergunta não pode ser retirada de determinado contexto sob pena de não se conseguir discutir nada em termos razoáveis e com alguma coerência de diálogo. Não acho que tenha sido, de forma alguma, a sua intenção, mas me sinto na obrigação de esclarecer algumas coisas.

 

Quando se pergunta se um determinado moedor consegue moer pra espresso, é pra saber se ele consegue moer satisfatoria e consistentemente pra espresso, com um mínimo de adaptabilidade a diversos tipos de grãos, repetibilidade e qualidade de pó produzido. Senão daqui a pouco vou dizer que, sim, meu ralador de noz moscada é capaz de moer pra espresso, ou que esmagando os grãos com um martelo, se bater o suficiente, consigo moer pra espresso. Será que quem mói no moedor de lâminas consegue sempre acertar a granulometria pra uma correta extração, e, se erra, consegue ajustá-la com facilidade? E o perfil de sabor, é consistente?

 

No que eu digo que o Hario mói pra espresso, nem é baseado na minha experiência, que é ínfima, mas na opinião de usuários deste e de outros fóruns. Até por isso que afirmei que ele é melhor que Krups no sentido de ser capaz de prover a granulometria com adequação, não porque eu conheça ou desvalorize o Krups, mas porque os próprios membros deste e de outros fóruns não costumam aconselhá-lo pra espresso, embora o valorizem pra outras preparações. Se o Krups fizesse isso com consistência, natural que fosse uma compra mais do que aconselhada pra um iniciante com esse objetivo, mas por tudo que tenho lido parece não ser bem o caso.

 

Acho que o pior que pode acontecer com quem compra um equipamento é descobrir que ele não consegue fazer o que se imaginava. Falando de espresso é mais dramático ainda, porque a maioria imensa das pessoas já tem uma decepção imensa ao utilizar pelas primeiras vezes sua máquina de café e descobrir que ela de muito pouco serve sem um bom (e geralmente caro) moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

Sinto muito, mas não vi como alguma das 3 perguntas feitas por ti estariam não contextualizadas. Ainda mais que foram respondidas na ordem apresentada.

O texto tem a intenção de ser explicativo e não apenas um arrazoado para as respostas dadas.

E em nenhum momento refere-se a alguma afirmação feita por ti ou pela Joyce. Ainda mais, não contradizendo-os.

 

Mas foi útil que você o replica-se. Observe quantas palavras usastes para tentar explicar a ideia sobre como se analisar um determinado equipamento. E digo, com conhecimento de causa (sobre moinhos) e, como o disse antes no texto, fomos incompletos na cobertura de tudo que há para ser observado.

 

Rodrigo, um Krups, um Kyocera, Porlex ou Hario manual, um Baratza ou qualquer outra das trocentas zilhões de opções, poderão ou não satisfazer o operador. Dependerá de muitos fatores, a saber e apenas alguns, da grana, do grau de exigibilidade de consistência, da frequência de utilização, do método de extração a ser utilizado, da capacidade técnica do operador, de sua experiência maior ou menor sobre cafés e torras.

Não há como evitar ser generalista se não se sabe a especifidade do caso. Podemos, e geralmente o fazemos, supor. Eu suponho que a Joyce seja iniciante no trato com espresso. Também que não tenha rios de grana para investir em equipamentos sofisticados. E ainda que ela terá o café como hobby e não como profissão ou obsessão. Daí, a partir de tal suposição, prevejo a situação e aconselho conforme minhas convicções. Normal, não é? Muitos o fariam assim também, certo?

 

Só para finalizar, creio ser o Krups útil para quem terá o café tratado sem maiores preocupações. Mói para diversos métodos, é razoavelmente barato, pequeno e portátil. Conta com garantia e assistência técnica. E ainda é bonitinho.

Já até contatei a Arno no intuito de revendê-lo no Expresso Brasil e estou aguardando a visita do representante. Creio que há vários clientes que terão um bom aparelho para moer café utilizando o GVX-208.

 

Em tempo, a resposta a tua 1ª pergunta ficou dúbia. Mais correto é completá-la, como abaixo o faço.

- no caso de ele vir com a regulagem padrão para filtrados, ele simplesmente não alcança a moagem pra espresso

Sim, ele alcamçará.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Alexandre. Acho que ficou muito legal a sua resposta. Com certeza muitos aproveitarão a discussão, inclusive eu.

 

O problema quando a gente começa a conhecer mais um assunto (aqui, café), seja mais profundamente (você) ou começando a nadar na superfície (eu), é que a gente vai perdendo a cabeça de iniciante. E alguns pensamentos vão se tornando tão óbvios e internalizados que muitas vezes fica difícil compreender uma questão totalmente da maneira como um desavisado enxerga. Isso sem falar nas dificuldades e incompletudes naturais de um diálogo, ainda mais do escrito. Parece então que repisar determinados conceitos é - embora muitas vezes maçante - útil.

 

Agradeço a sua boa vontade em retomar o ponto discutido, e acho - repito - que essas são e seráo dúvidas de muita gente que está na encruzilhada de escolher o seu primeiro moedor. Muito legal!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk, um comentário off topic.

 

Rodrigo, se bem me lembro você mencionou que é servidor público, não é? Eu também sou e reconheço um servidor público por alguns detalhes, entre os quais o hábito de usar expressões entre hifens ao invés de parênteses. Coisa de quem redige usando as diretrizes do Manual de Redação da Presidência da República...

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, se bem me lembro você mencionou que é servidor público, não é? Eu também sou e reconheço um servidor público por alguns detalhes, entre os quais o hábito de usar expressões entre hifens ao invés de parênteses. Coisa de quem redige usando as diretrizes do Manual de Redação da Presidência da República...

 

Hahaha!

 

Sim, Leo, sou servidor público. Isso pode até justificar em parte meu tempo livre, mas não a minha escrita. Gosto de usar travessões pra escrever desde a época do colégio. Não é de agora, e na minha função atual não preciso usar a redação.

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha!

 

Sim, Leo, sou servidor público. Isso pode até justificar em parte meu tempo livre, mas não a minha escrita. Gosto de usar travessões pra escrever desde a época do colégio. Não é de agora, e na minha função atual não preciso usar a redação.

 

Abçs

 

kkkkkk, então atirei no que vi e acertei o que não vi.

 

Eu aprendi a usar os tais hifens depois que ingressei no serviço público, pois tenho necessidade frequente de redigir de acordo com o padrão oficial da Presidência. No seu caso foi coincidência.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo,

 

Um Off topic tb...

 

Não vai querer um naked para a Twin não?

 

 

Abraços

 

Fogo, eu já tenho um. Até coloquei um vídeo dele agora há pouco no tópico do naked.

 

Comprei na www.coffeeparts.com.au.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então dá para comprar a Encore no exterior, que ela moerá decentemente o café para espresso?

 

 

Ou tem que ter uma nova regulagem para tanto?

 

 

Continuo na dúvida.

 

Salve Gustavo_bl

 

Qualquer vendedor nos EUA, on line ou físico, terá os modelo da linha Baratza pre ajustados para moagem media, apropriada para filtrados.

A única forma de adquirir com a alteração da regulagem será comprando na loja on line da Baratza (clique aqui) e pedir para pre ajustar para turkish.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...