Ir para conteúdo

Espresso cubano, alguém já preparou?


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Pessoal , a alguns anos atras em uma viagem aos EUA , eu fui apresentado ao que os americanos chamam de "Cuban Coffee" ou "Cuban Espresso" , é um doublo espresso normal onde eles acrescentam uma colher de açúcar demerara no porta filtro , para quem gosta de café doce é uma delicia , eles também preparam o "Cuban Coffee" em cafeteiras moka.

Desde que eu recebi meu brinquedo novo (Gaggia Twin) estou fazendo experiências e decidi fazer um espresso cubano , procurei na internet e achei esse video do "Seattle Coffee Gear" , que não deixa dúvidas , parece bem simples.

 

 

Antes de preparar (enfiar açúcar demerara na maquina) surgiram as seguintes dúvidas , no video elas usam uma La Marzocco GS3 , será que a twin fará esse shot sem problemas ? E se o açúcar em contato com a água quente sob pressão caramelizar e entupir o filtro , eu estaria realizando um 'backflush" de café com açúcar para dentro da maquina , não tenho duvidas que a garantia da Imeltron não cobre esse tipo de besteira.

 

Alguém aqui no fórum já preparou um espresso cubano ? É fácil como no video ? Deu problema ? É perigoso para a maquina ?

 

Gostoso eu sei que é.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Carlos,

 

Eu nunca preparei, mas vou tentar , embora não tenha percebido a vantagem de adoçar antes ou depois.

Se na Gaggia a bomba não conseguir tirar o café ela vai piscar todas as lampadas juntas, ai é só você evacuar a casa e chamar o bombeiro antes da explosão, rsrsrs brincadeira vai piscar todas as lampadas, ai é só desligar a extração, eu particurlamente não acho que o açucar vai travar o fluxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café que salva na Flórida é o cafe cubano, especialmente o cortado escuro, porém nunca vi preparar desse jeito ...

Imagino que tenha quem o faça, só digo que nunca vi.

A preocupação de Carlos Eduardo procede, realmente poderia se formar uma calda caramelizada que colase no grupo, e quando do backflush, poderia dissolver novamente, entrar na maquina e formar um "gunk" junto com os fines, chegando a obstruir gliceurs, cogumelos E61, capilares de termoblocos, tubos de manómetros, etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Carlos,

 

Eu nunca preparei, mas vou tentar , embora não tenha percebido a vantagem de adoçar antes ou depois.

Se na Gaggia a bomba não conseguir tirar o café ela vai piscar todas as lampadas juntas, ai é só você evacuar a casa e chamar o bombeiro antes da explosão, rsrsrs brincadeira vai piscar todas as lampadas, ai é só desligar a extração, eu particurlamente não acho que o açucar vai travar o fluxo.

 

 

Quando me levaram para provar esse café a primeira vez eu disse a mesma coisa que vc "qual a diferença entre adoçar antes ou depois" , eu não sei porque , mas , a diferença foi enorme , o "crema era muito mais espesso , ele foi servido em uma xícara transparente , o "crema" ocupava 2/3 dela o gosto era bem suave , para quem gosta de café com açúcar , esse café é muito gostoso.

 

Infelizmente , depois das coisas que o Bernardo falou , eu vou ter que esperar e pesquisar mais a fundo.

 

Quem sabe nesse meio tempo aparece um "aventureiro corajoso" aqui no fórum e tenta. rs rs rs rs .

 

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto de café com açúcar, amanha mesmo devo provar.

Será que com açúcar cristal normal rola?

 

Paulo , quando eu fui na cafeteria na florida , o cara disse que era feito com Turbinado sugar , no filme ela chamou de Raw sugar , em receitas de "cuban espresso" na internet vc vai achar o termo demerara sugar e raw sugar.

 

E não entendo muito de culinária , quando eu disse para o barista que não sabia o que era "turbinado sugar" ele me mostrou e na hora eu achei que fosse demerara.

A mulher do filme fala "raw sugar" , mas , raw é um termo genérico que engloba uma porção de açucares , incluindo turbinado e o demerara.

 

Açúcar cristal é coarse sugar , eu não vi em nenhuma receita o termo "coarse sugar" , se vc vai tentar , eu sugiro comprar demerara no supermercado , o preço e mais ou menos o mesmo.

Boa sorte e por favor conte o resultado.

 

Abs

 

Frazão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não teria coragem de colocar o açúcar justamente por ir o melado para o grupo, mas que deu vontade de experimentar deu, pois gosto do café com um pouquinho, bem pouquinho mesmo de açúcar, utilizo o demerara orgânico apenas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a chance de caramelizar é muito pequena. Afinal, o açúcar carameliza a temperaturas de 170C. E não esqueçamos que o café tem bastante açúcar dependendo do grão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, acho difícil caramelizar ou engrossar... numa manual fica mais fácil de fazer sem medo, já que não tem o retorno da água pela 3-vias...

 

Eu tenho aqui comigo a minha velha DeLongui ec200 , vc acha que ela é capaz de fazer ? Ela não tem válvula solenoide.

 

Abs

 

C. Frazão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a tal de açúcar demerara, nunca tinha ouvido falar neste açúcar, e parece que muitos atendentes de loja também não.

Não achei no supermercado, só encontrei numa loja de produtos naturais o produto orgânico. A atendente não sabia o que era e

teve que perguntar pra patroa.

 

Enfim testei hoje. Fiz duas extrações iguais. Numa delas fiz o cubano, colocando açúcar junto com o pó, e na outra adocei depois

com a mesma quantidade de açúcar, tudo pesado em balança de precisão.

 

Não tenho paladar apurado, quando vejo análises tipo " tons de caramelo, chocolate, cítricos e tal", eu não consigo identificar isso em cafés.

Só sei se gosto ou não :P.

 

Achei que no café cubano, o doce do açúcar se integra melhor ao café, principalmente na crema, tornando-o bem mais agradável que

o adoçado depois.

Gostei mais do cubano, apesar de não achar a diferença tão gritante assim.

 

Espero que pessoas com paladar mais apurado possam testar.

Não costumo ter este cuidado todo com equipamentos não. Eles foram feitos para serem usados.

Se estragar estragou...Mas principalmente nunca achei que açúcar pudesse estragar algo não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Paulo.

 

Aqui em POA tem açucar demerara no supermercado convencional. A própria União (a companhia de açúcar, não o ente federal :P )vende em pacotes de quilo

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a tal de açúcar demerara, nunca tinha ouvido falar neste açúcar, e parece que muitos atendentes de loja também não.

Não achei no supermercado, só encontrei numa loja de produtos naturais o produto orgânico. A atendente não sabia o que era e

teve que perguntar pra patroa.

 

Enfim testei hoje. Fiz duas extrações iguais. Numa delas fiz o cubano, colocando açúcar junto com o pó, e na outra adocei depois

com a mesma quantidade de açúcar, tudo pesado em balança de precisão.

 

Não tenho paladar apurado, quando vejo análises tipo " tons de caramelo, chocolate, cítricos e tal", eu não consigo identificar isso em cafés.

Só sei se gosto ou não :P.

 

Achei que no café cubano, o doce do açúcar se integra melhor ao café, principalmente na crema, tornando-o bem mais agradável que

o adoçado depois.

Gostei mais do cubano, apesar de não achar a diferença tão gritante assim.

 

Espero que pessoas com paladar mais apurado possam testar.

Não costumo ter este cuidado todo com equipamentos não. Eles foram feitos para serem usados.

Se estragar estragou...Mas principalmente nunca achei que açúcar pudesse estragar algo não.

 

Viva Paulo , como eu escrevi antes para o Gilberto , vc acabou sendo o "aventureiro corajoso" do fórum , vou tentar amanhã cedo , aqui no Rio o demerara (união) vende na maioria dos supermercados , mas , nas lojas naturais como "Mundo Verde" não tem , exatamente o contrario do Paraná.

Eu também não tenho o paladar apurado , mas , vc descreveu perfeitamente , fica diferente , mais suave .

Uma ultima coisa , o crema ficou mais espesso ?

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No artigo da wikipedia há essa sugestão:

 

Another method is to fill the portafilter halfway with ground espresso bean, add a packet or tablespoon of sugar in the raw. Lastly fill the filter and tamp it with 30lbs of pressure. Attach the filter to the head and pour the shot.

 

Ou seja, deixar o açúcar no meio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No artigo da wikipedia há essa sugestão:

 

 

 

Ou seja, deixar o açúcar no meio.

 

Eu disse aí em cima que ia fazer amanhã , mas , como eu sou ansioso , esperei minha mulher ir deitar e fui fazer experiencias na cozinha.

 

Eu tentei com açúcar em cima , no meio e misturando tudo , em cima vc precisa tomar cuidado para não encostar no chuveiro e melecar o trabalho , no meio da um trabalhão ensanduichar o açúcar no café , no final os métodos não fizeram diferença no gosto ou no tempo , comigo foi 60 ml em 27 seg , o crema ficou mais espesso ,não muito , mas , o gosto como o Paulo falou ficou diferente mais suave.........mas , isso é na minha opinião de leigo , que não consegue sentir , sabor frutado , cítrico , achocolatado e outras coisas mais.

O mais pratico para mim foi misturar o café no açúcar jogar tudo no filtro comprimir e mandar ver , eu achei que assim ficou um pouco mais espesso o crema , mas , pode ser só impressão.

Também peguei minha velha e aposentada DeLongui EC200 e testei nela com filtro pressurizado , como sempre nela o crema foi menor e o sabor parecia um pouco mais amargo , mas , nada muito diferente

 

Agora , eu dei uma parada nos testes para tomar um cafezinho :P , e daqui a pouco , vou voltar para a cozinha limpar a confusão , retirar o chuveirinho da twin , para ver como ficou , mas , com certeza não afetou.

 

Outra coisa , depois do shot , a borra não fica em nada diferente do jeito normal , o açúcar passa pelo café e não deixa rastro na borra.

Mais uma vez , valeu Paulo , :D

 

Abs

 

C.Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fotos do chuveiro , ambos os lados , ontem no fim do dia eu limpei ele como faço a cada 2 ou 3 dias , hoje efetuei uns 12 shots , sendo 6 com açúcar demerara e por fim antes de desligar um shot de 5 seg sem porta filtro.

 

 

 

Esta brilhando , o suporte do chuveiro e a borracha de vedação limpos , o dreno do solenoide seco.

 

Será que acidentalmente , a gente descobriu o melhor meio de manter o chuveiro limpo e brilhando..........açucar demerara. :P

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda continuo sem coragem em mandar açúcar para dentro do grupo rss e coloco tão pouco açúcar que creio não fará diferença alguma então nesse método eu passo rss

Sobre o açúcar demerara aqui acha em tudo quanto é canto e de diferentes marcas, compro sempre o orgânico, a marca Native, é muito bom este açúcar um gostinho meio caramelizado, bem mais saudável e saboroso que o açúcar refinado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Experimentei com açúcar União Orgânico

Não costumo tomar com açúcar, mas não desgostei

O mal é que o filtro duplo da rancilio não comporta com facilidade 14 gramas mais uma colher de açúcar

aprovado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei com açúcar União Orgânico

Não costumo tomar com açúcar, mas não desgostei

O mal é que o filtro duplo da rancilio não comporta com facilidade 14 gramas mais uma colher de açúcar

aprovado

 

Eu tive esse mesmo problema , e fiz mais alguns testes e cheguei a essa solução de compromisso :

 

Agora quando eu faço um cubano , uso menos café , 10 /12 g e afino mais a moagem e extraio só 30/40 ml .

 

Como eu gosto de café doce , fica gostoso e suave , o problema é que como tudo que é bom esse negocio engorda :(.

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei que faz anos, procurando Cafisa aqui em Brasília, numa das lojas que fazia assistência técnica para Rancilio, e que não tinha nenhum produto de limpeza de maquinas espresso para vender, quando perguntei com o que limpavam as maquinas, me responderam que da forma tradicional: com açúcar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, como se usa o açucar pra limpar a máquina? Como se fosse o pó de cafisa? Coloca no porta filtro cego e faz um back-flush? Não que eu vá usar, mas achei interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Lembrei que faz anos, procurando Cafisa aqui em Brasília, numa das lojas que fazia assistência técnica para Rancilio, e que não tinha nenhum produto de limpeza de maquinas espresso para vender, quando perguntei com o que limpavam as maquinas, me responderam que da forma tradicional: com açúcar ...

tenho remoído essa ideia de usar açúcar

acho que vou usar na gaggia baby

ainda não comprei filtro cego

será que dissolver açúcar em determinada quantidade de água e passar normalmente pelo grupo funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...