Ir para conteúdo

Resenha de cafeterias em Araucária

Postagens recomendadas

Salve piazada. Recentemente teve um boom com várias cafeteria abrindo na cidade de Araucária/PR, na região metropolitana de Curitiba. Fui em várias. Seguem aqui umas resenhas, notas e opiniões acerca das que eu fui. Essas resenhas são majoritariamente sobre o espresso que eu tomei em cada uma, porque eu considero que esse é o principal (até porque as outras bebidas são preparadas com esse café base). No final do post vou adicionar algumas impressões gerais sobre a nova cena de café da cidade. Mas antes, a dica que fica é bem simples: evitem pedir café em Araucária.

Panda café — 1/5 — 01/08/2025

A impressão que deu é que eles compraram aquele café "gourmet" do starbucks pré-moído no mercado e colocaram direto no porta filtro. É claro que não é isso. O café é moído na hora. Mas obviamente não é um grão especial (apesar da balconista ter me dito o contrário). Serviram uma xícara CHEIA de um café aguado, amargo, sem nenhuma doçura perceptível ao meu paladar, que aliás admito não ser o mais treinado de que se tem notícia. Esse paladar estava mais amargo ainda porque disseram a ele que tomaria um café especial. Fato é que todos sabemos que brasileiro miserável vira homem do subsolo sim. Saí de lá pior do que entrei (e com o preço de um espresso — de grão especial, ainda por cima — a menos na carteira). O que salva o Panda café de uma nota zero é que pandas são fofinhos e o logo deles é fofo também. Mas eu não iria lá de novo.

Estação café — 2.5/5 — 02/08/2025

Nesse primeiro parágrafo eu falo sobre o próprio lugar, no segundo sobre o café. É importante porque esse aqui tem uma gimmick que consiste na cafeteria ser composta por duas estações tubo de ônibus. Teve até matéria em jornal e TV sobre. No papel é uma ideia legal. O café é parte da rotina e pegar ônibus também. É uma pena que essa cafeteria se coloque como uma opção pra fugir da rotina, desde a localização dela no fundo do terreno até o formato clássico de restaurante com que eles organizaram o lugar. O fato é que os corredores são minúsculos e acaba sendo inconveniente até pras garçonetes passarem. É uma típica inconveniência de estação tubo, e faria mais sentido se o formato do serviço fosse mais como os fast foods de café (por exemplo a mais1, a gocoffee e etc, que a ideia é só você pegar um café e vazar). Se a ideia era ser uma experiência, eu desprezo porque no limite dessa ideia surgem esses lugarezinhos onde você paga pra coar o seu próprio café. Sintoma crônico do neoliberalismo contemporâneo. Obrigado, Reagan. Seu merda.

Sobre o café, de novo, não é um grão especial. Dessa vez um barista me avisou que não era quando eu perguntei. Tudo bem, nem apenas de café especial se faz um nerdola. E este que vos fala não achou tão ruim a xícara apresentada. Pareceu mesmo um café tradicional competente. Um terço de amargor, um terço de uma doçura bem tradicional mesmo. Um terço de vazio porque dificilmente um café tradicional te dá uma xícara cheia de sabor, e a extração pareceu ter sido feita sob medida pra esse café tão mediano. Também não foi o céu nem o inferno. Não estava ruim. Não estava tão bom assim. Mas assim, o espresso deles está na mesma faixa de preço de um espresso numa cafeteria especializada. Acho que vale a pena rever isso aí.

TOKYO 阿部 CAFE — 3.5/5 — 02/08/2025

Esse aqui também tem uma gimmick. Não sei se a temática é devido a donos descendentes de japoneses ou weeaboos. Tem um armarinho com umas miscelâneas de livros japoneses (nenhum Mishima ou Kawabata, mas uma coletânea de obras de artistas plásticos japoneses e coisas parecidas), drinks à base de matcha no cardápio e esse tipo de detalhe. Se eu tivesse que chutar, os donos não são uma coisa nem outra. O que eu posso dizer com certeza é que foi a primeira cafeteria que realmente me serviu um espresso feito com grão especial. Inclusive a primeira onde o grão usado está à venda também. Sobre o espresso, não fugia tanto à regra. Enquadraria o gosto na classe de intenso, notas mais achocolatadas, um pouquinho de noz (mais pro lado do amendoim do que da avelã), mas um sabor não tanto cheio na boca. Pareceu pra mim que estava levemente subextraído, mas de qualquer forma é uma xícara competente (note-se que desta vez a régua é bem mais alta, já que agora estou falando efetivamente de café especial) e que eu tomaria no dia-a-dia. Acho que vale a pena ressaltar que achei o ambiente mais confortável pra tomar café também. Muito mais espaço pra sentar e andar.

Cafeteria que tem na rua da esquina do brechó laço e laço que não tem no google maps e eu não lembro o nome desculpa moça — ?/5 — 08/08/2025

Essa aqui parece que é a mais nova dentre as novas cafeterias da cidade. É um lugar bem pequeno, a única moça que tinha lá atendendo (que, ao que me pareceu, é a dona do lugar) até me explicou que era nova nessa coisa de café. Bati um papo com ela sobre café especial e recomendei que ela provasse um espresso do Moka Clube antes de tomar o meu café, que estava meio ruim. Creio desnecessário dizer que não era um café especial. Mas não tava tão ruim quanto o do Panda café. O que faltou aqui foi ajustar melhor o processo, porque o grão era um gourmet que não era de se jogar fora, me pareceu. Omito a nota porque esta cafeteria está realmente apenas começando. Desejo aqui todo o sucesso a ela. Daqui uns seis meses quando eu estiver garimpando brechó pro meu próximo cosplay eu dou uma segunda passada lá. Aí atualizo a resenha.

Boutique café — 3/5 — 08/08/2025

Acho que esse aqui tem um problema parecido com o Estação café. Parece que já é muito mais popular que todos os outros, a julgar pelo quão cheio estava ao meio dia e doze quando eu entrei lá. Até funcionam com reserva de mesa. Mas o problema a que me refiro se trata do fato deste aqui também se pretender uma experiência, apesar de não ancorada a uma gimmick específica: é apenas um lugar charmoso com um cardápio repleto de comes e bebes onde você vai almoçar ou jantar com a família no fim de semana. Sob esse aspecto, não gostei de lá. Muito pequeno pra muita mesa, bem apertado. Não obstante, o café é bom. Mas ao contrário do Tokyo café: o grão é especial e um pouco melhor (mais complexo) mas a preparação pareceu pior. Senti um leve frutado (de frutas vermelhas) e um pouco mais de amargor. Um pouco superextraído. Mas um bom café. Também tomaria no meu dia-a-dia. Mas não nesse lugar, conforme expliquei. Mas aqui o cardápio mais extenso justifica a tratativa de restaurante. Até por isso parece-me que uma resenha daqui deveria levar em conta a qualidade da comida também. Mas eu sou do café e aqui é um fórum de café.

Resumo da ópera

Dica de ouro: não peça um espresso puro em Araucária.

Enfim, esse é um fenômeno bem novo e eu espero de verdade que as cafeterias daqui descubram o que é o café especial. Parece que a nossa cena está quinze anos atrasada em relação à de Curitiba, por exemplo. Araucária é uma cidade assim. Foi uma cidade operária ou dormitório por bastante tempo e apenas recentemente o setor de serviços começou a se desenvolver com mais força. Foram aparecendo lojas varejistas de roupas, dentistas (muitos!), um ou outro sebo, e recentemente até um shopping foi inaugurado. O café é a novidade mais recente. Essas cafeterias novas têm mais ou menos o mesmo formato: moinho e máquina profissionais alugados, grãos gourmet custo-benefício da Amazon e um foco maior na apresentação do lugar do que no café. Isso é compreensível. Araucária não tem um público consumidor de café especial, pra gerar esse público primeiro esse tipo de coisa precisa estar acessível. Mas pra estar acessível em primeiro lugar tem que ter cafeteria rentável. E pra isso tem que trazer a galera que não manja de café. Você faz isso oferecendo um restaurante numa estação tubo pra ser algo divertido, por exemplo.

Claro, nada indica necessariamente que essas cafeterias, quando consolidadas, vão começar a usar grãos especiais. É o que eu espero. Desejo o maior sucesso a todas e mais cafés mais gostosos pra mim como consequência. Daqui uns meses vou ir em algumas de novo e volto aqui pra atualizar, talvez.

• Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Primeiramente, obtigado pelo relato!

3 horas atrás, _takechiya disse:

duas estações tubo de ônibus. Teve até matéria em jornal e TV sobre. No papel é uma ideia legal.

Da mesma forma que as estações tubo são uma ótima ideia -- no papel. Quentes no verão, frias no inverno, são até úteis para proteger da chuva, mas são mais forma do que funcionalidade.

Parece que a nossa cena está quinze anos atrasada em relação à de Curitiba, por exemplo.

Como Curitiba com relação a São Paulo -- e assim por diante.

Claro, nada indica necessariamente que essas cafeterias, quando consolidadas, vão começar a usar grãos especiais.

Provavelmente, não vão mesmo. Que eu saiba, cafeterias que atendem um público mais exigente costumam já começar com café especial. De certa forma, outros ramos são assim também: uma loja de roupas do estilo C&A não tem foco em passar a vender peças de alfaiataria. Então é continuar acompanhando para ver se surge algo assim em Araucária. Ou vir para Curitiba. Ou fazer em casa mesmo.

Saudações!

• Curtir 1
Link para o comentário

@valacomum Modéstia à parte, o que eu faço em casa é bem bom. Mas eu gosto de ir em cafeterias quando estou dando um pião ou fazendo um intervalo. Inclusive já fico em Curitiba a maior parte da semana, qualquer dia posto umas resenhas dos cafés que eu gosto de lá. No geral fiquei mais curioso do que esperançoso com as cafeterias novas. De toda forma é legal conhecer mais a cidade também.

• Curtir 1
Link para o comentário