Ir para conteúdo

_takechiya

Members
  • Total de itens

    5
  • Registro em

  • Última visita

1 Seguidor

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Equipamento
    1zpresso K-Ultra, Aeropress, v60, Melitta, Timemore Black Mirror

Últimos Visitantes

319 visualizações

_takechiya's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • Dedicated
  • First Post
  • One Month Later
  • Week One Done
  • Conversation Starter

Recent Badges

6

Reputação

  1. Salve galera. Pergunta pra quem manja de Aeropress: quais as receitas que vcs usam e recomendam? Sempre ouço falar que a aeropress é muito versátil, mas eu sempre acabo usando o mesmo tipo de receita (moagem média, razão 1:10, pré-infusão e um despejo lento até 100 ml e então completando com 200). Queria experimentar um pouco. No v60 estive usando a receita do Kasuya, ainda não tentei transpor ela pra aeropress, alguém já experimentou isso ou conhece alguma receita parecida?
  2. Salve galera. Rodei o país em busca do lendário espresso tigrado. Fui pra Natal, Rio Grande, Porto Alegre e não achei em nenhuma das cafeterias que procurei, de starbucks, café especial e tudo o mais. Acabei achando só num maid café na liberdade em SP. Fantástico. Alguém conhece algum lugar que faça tigrado em Curitiba? Procurei e procurei e não achei. Aliás, tem lugar que venda grão pra tigrado em varejo online ou nas redondezas de Curitiba ali? É algo que achei excelente e queria provar mais.
  3. Grande Balzac! Boa noite, galera. Muito obrigado pelas recomendações. Testei os três métodos. O que eu estava fazendo anteriormente era uma variação que eu tinha desenvolvido do método original do Hoffmann pra duas xícaras. Seguindo as duas recomendações, alterei a temperatura, estava fazendo com água bem quente, 97, 98ºC, reduzi pra em torno de 92, 93ºC. De fato, o café que estou usando tem uma torra mais escura do que os outros que eu fiz, então em todos os métodos isso fez bastante a diferença. Pro método Perger eu afinei bastante a moagem (descendo pra 5.5 no K-Ultra). creio ter afinado demais, o café passou mais lentamente do que o indicado na receita. O resultado ficou até bem gostoso, mas bem cheio e intenso. Ficou realmente muito bom, só um ajuste pequeno na moagem já creio que daria um café bem ao meu gosto. O Hoffmann deu a melhor xícara, testei esse e o do Kasuya com a moagem de 7.9. O resultado pro método Hoffmann deu uma xícara bem balanceada, acidez um pouco mais acentuada que os outros métodos, corpo um pouco leve demais. Afinaria bem de leve a moagem só pra dar um último ajuste. No Kasuya, com a receita base de três despejos na segunda parte, o terceiro despejo custou bastante a passar e o resultado deu um corpo muito, mas muito presente. Foi ótimo testar, certamente vou brincar bastante com a receita dele no futuro. Creio que só é um pouco confuso o ajuste, já que no meu cenário eu não pude distinguir tão claramente se uma mudança na receita resolveria o problema da extração demorar muito ou se teria que mexer na moagem pra deixar mais grossa. Enfim, o resultado foi bem melhor do que as minhas primeiras tentativas. Muito obrigado pelas respostas.
  4. Fala galera. Comprei o Samambaia da Coffee and joy, to tentando fazer ficar legal no v60 mas não acho nenhuma setting boa. Quero um café com mais clareza e doçura. Estou usando o 1zpresso K-Ultra, o click 79 (1580 microns) é o que eu geralmente uso pra v60 numa razão de 12g:200ml, nesse café ficou meio sem corpo e sem clareza. Afinei a moagem várias vezes, acabou ficando bem intenso, ainda sem clareza nem doçura. Alguém já provou esse da C&J? Alguma recomendação de receitinha? Serve pra aeropress também, ainda não testei o café nela.
  5. Salve pessoal, cheguei hoje aqui. To dando uma passada pelo fórum, creio que esteja na hora de atualizar o pinado com a lista de lojas online de café torrado deste subfórum. Tem vários links quebrados, lugares que eu nem achei no google mais. Talvez fosse legal fazer algo estilo enquete pra eleger um "cânone" pro fórum.
×
×
  • Criar Novo...