Ir para conteúdo

Quanto café você toma por dia?


Carneiro

Quandos cafés toma por dia?  

43 votos

  1. 1. Quantas doses de café expresso toma por dia (considerando duplo = 2)

  2. 2. Quanto de café coado etc você toma por dia?

    • Menos de 100 ml (duas xícaras)
    • De 100 a 300ml (caneca ou copo)
    • De 300 a 500ml (copão!)
    • Mais de meio litro!


Postagens recomendadas

Olás.

 

O assunto surgiu em outro tópico, mas é interessante... Quanto você toma de café por dia? Doses de espresso, simples, duplo, ristretto ou normal, sobre-dosado, e ainda coado, prensa, aeropress...

 

E experimentou algum tipo de aumento de tolerância ou apareceu alguma intolerância?

 

Eu tenho tomado menos, mais pelo prazer e para ajudar no dia, mas sem exagerar. Acho que aumentei a minha tolerância consideravalmente, mas é algo que sinto que muda facilmente, basta diminuir.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

bom tópico,

as vezes quando exagero e bebo muitos cafés em sequência (uns 5 ou mais),

costumo me sentir meio irritado, um pouco acelerado...

Mas se diluo esses 5 ou mais cafés ao longo do dia não experimento o mesmo problema.

Não reparei quanto à tolerância...

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo mais ou menos a mesma proporção que o Márcio,

às vezes faço uns dois capuccinos pela manhã e mais um ou dois espressos antes de ir pra aula e quando volto faço mais uns 2 ou 3 espressos (às vezes mais dependendo da hora que vou dormir).

Tem dia que pela manhã troco os espressos por um coado num filtro da Melita ou feito na French Press.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Então eu sou um caso a parte.......HAHAHAHAHAHAHAH

 

Tomo um expresso de manhã de 9 gramas para 40 ml (Já incluído a crema)

Depois tomo em média de 6 a 8 xícaras de 40 ml de café coado no decorrer do dia.

A tarde faço um expresso duplo 18g para 50 ml.

As vezes a noite, na vontade, faço um coado melitta ou na vietnamita... as vezes no coador individual de pano com suporte que tenho.

 

Por que bebo tanto café?

PORQUE SOU REPRESENTANTE DE LABORATÓRIO E VISITO DE 13 A 16 CONSULTÓRIOS MÉDICOS POR DIA...HAHAHAHA

AÍ JÁ VIU NÉ....GARRAFA DE CAFÉ PRA TODO LADO.

O Ruston sabe como é nossa vida....hahahaha

 

 

Abraços

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos do que eu gostaria :D

Um coado de manhã, um espresso no almoço só se eu estiver almoçando com alguém e para acompanhar, porque no geral só dá bomba, e um espresso de noite em casa, este sim no capricho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

 

Até onde sei o corpo leva em média 7 dias para se acostumar à cafeína ingerida. Isso quer dizer que após uma semana tomando café no mesmo padrão de consumo a tendência é o sono se normalizar. Alguém que não toma muito café e de uma hora para outra passa a tomar, possivelmente perderá o sono e ficará mais ativo que o normal, mas depois de alguns dias o corpo se adapta. Percebo isso muito claramente quando viajo e não posso tomar meu café, pois fico muito sonolento em razão da súbita parada no meu consumo - que é alto.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve,

 

Consumo 2 canecas (300 ml) de coado em filtro de papel pela manhã e outra destas à noite com 280 ml feitos na Aeropress, todos "pingados"com uns 30 ml de leite integral. Durante o dia de trabalho 4 ou 5 provas de espressos dos diferentes tipos de grãos das cafeterias, mas sem ingestão completa da xícara. Além de uns 4 espressos de 25 ml sorvidos por prazer. Nos dias de descanso(???) sai o espresso e mais 1 ou 2 canecas são bebidas. Um espresso é adicionado a cada refeição feita em restaurantes, mas como quase sempre é ruim, acaba ficando 2/3 na xícara.

 

Mas gostaria de apontar um erro na metodologia de análise, pois o que importa para conhecer a quantidade de cafeína ingerida é a quantidade de pó utilizado e não exatamente o volume de líquido engolido. Uma caneca com 180 ml de coado na receita de 60 gramas de pó moído de médio para fino de grão 100% arábica diluídos em 1 litro d'água, deverá conter menos cafeína que um espresso duplo de 14 a 15 gramas de pó e 50 a 55 ml de bebida incluindo a crema feito com o mesmo grão. No coado citado seriam 10,8 g de pó e no espresso seriam as 14 ou 15. Mas acontece que a conta não é tão exata assim, pois 2 variáveis alteram as razões de diluição. São elas a granulometria mais fina ou grossa e o tempo de infusão mais ou menos longo. E se o pó utilizado contiver robusta, aí a quantidade de cafeína aumenta consideravelmente.

Há estudos e informação na net a respeito. O que considero mais confiável é o de um professor da UFRJ que compilou dados por muitos anos. Vou tentar localizar as informações para postar aqui.

 

Quanto a adaptação do organismo ao nível médio de cafeína ingerida regularmente, além da excitação e da inibição do sono há o efeito relativo à abstinência, que no meu caso é cefaleia quando não consumo ou reduzo muito a dosagem ingerida.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente tomo 4 espressos duplos por dia. Dois no café da manhã e dois após o almoço.

De vez em quando tomo uma caneca, mas sempre substituindo duas doses de espresso.

Agora com a Rancilio Silvia tenho tomado duplos de 14g-16g.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomo somente um espresso após o almoço, que no fim de semana é substituído por um capuccino no lanche da tarde.

Para minha tristeza, tenho um estômago problemático que não me deixa abusar muito de cafeína... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomo somente um espresso após o almoço, que no fim de semana é substituído por um capuccino no lanche da tarde.

Para minha tristeza, tenho um estômago problemático que não me deixa abusar muito de cafeína... :(

 

Pensei que eu fosse o único a ter esse tipo de problema por aqui... Pior que adoro café e as vezes não resisto e acabo abusando mesmo assim... rs

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que todos que gostam de cafe experimentam algum tipo de azia ou refluxo, pois o cafe atrapalha no esfincter do esofago, como se fosse uma valvula, ele deixa esta valvula relaxada ai favorece o refluxo.

Felizmente existe medicacao pra isso hehe

Neste caso consulte um medico. hehe

abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim eu tomo medicamento, dois por sinal rs mas minha gastrite é coisa antiga, bem antes de começar a gostar de café! e com o tempo fui criando métodos e receitas naturais minimizar o problema :) e hj convivo bem com isso!

Valeu

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 4 weeks later...

Opa, um coado de manhã como é de lei no Brasil, e 1 a 3 duplos (20g de pó, 45 g de espresso) ao longo do dia, o último agora mesmo- lendo deu vontade! E durmo como uma pedra...

 

Achei um apanhado de efeitos da cafeína num site americano, se relevarem a foto 3, meio assim, pouco estética de uma artéria cheia de placas de gordura o resto é interessante. Tomara que o link abra. Abs

 

http://www.medscape.com/features/slideshow/coffee?src=mp&spon=38#1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz!!! Vocês bebem café, hein?

 

Como eu não tenho muita vergonha mesmo, vou confessar meus pecados:

 

De manhã, geralmente tomo uma xícara de leite com café solúvel Iguaçu em pó (vergonha...). Pela praticidade mesmo. Com o leite não fica intragével. Nos finais de semana tenho mais tempo e faço um latte ou capuccino decentes.

 

Durante o dia, beberico um pouco de café de empresa entre 2 a 4 vezes ao dia. Agora que comecei a beber cafés melhores, já não o suporto tanto quanto antes. Tenho uma xícara de capuccino que antes eu quase enchia, e agora consigo colocar no máximo uns 40-50ml de café ruim. Mais pra manter o nível de cafeína no sangue em níveis que me permitam a honraria de permanecer no Clube do Café. Um ou outro dia trago pro trabalho o Hario e um pouco dos meus cafés e passo um café relativamente decente por aqui (relativamente porque acho que tenho que torrar ainda um pouco mais claro pra coado).

 

No almoço, às vezes tomo uma latinha de Coca-Cola light. Sim, não é café, mas tem cafeína!

 

À noite, como agora estou de férias da faculdade, tenho feito 1 ou 2 duplos quando chego em casa, ao redor das 19h. Mas só bebo inteiro quando acho que ficou razoável, o que nem sempre acontece. Estou ainda entendendo a máquina e o processo todo de fazer um shot. Também sou bem exigente quanto ao que eu mesmo faço, então considero que ainda não consegui fazer um espresso ótimo. Um ou outro bom, mas ótimo nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 2 years later...

Saluete senes!

 

Dei uma pesquisada rápida e não achei nenhum tópico sobre essa questão! Se já houver um, peço desculpas à moderação.

 

Quantos cafés tomam diarimanete? Quais os métodos de extração?

 

Eu particularmente tomo entre dois e três shots de expresso. Ou então um coado no Hario V60 e um expresso.

As vezes com visitas nos finais de semana tomo um na moka.

 

E os senhores?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varia muito.

 

Pela manhã costumo fazer um Hario.

 

Tomo de 2 a 4 nespressos no trabalho.

 

À noite, às vezes um coado no Hario ou Chemex, às vezes mais dois ou três espressos em casa, às vezes nada.

 

Eventualmente faço uma Aero. Prensa Francesa acho que este ano não saiu uma por mês. Moka, globinho e turco devo ter tomado uma de cada no ano todo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente um duplo no cappu de manhã , um duplo no almoço e um no jantar.

 

Com esse clima de montanha em chamas aqui no Rio atualmente , só o duplo do cappu de manhã , as vezes o duplo do jantar se a noite ficar menos quente como hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu achando que três singles por dia era muito...  :huh:

É impressão minha ou esses tópicos mais antigos são mais difíceis de achar pela busca? Acho que na época a plataforma não suportava tags né?

Reparei que incorporaram as minhas tags no tópico.

Já que toquei no assunto, sou analista de sistemas, se quem cuida do fórum precisar de algum tipo de ajuda e eu puder ser útil em algo... Sempre é bom ter alguém por aí né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...