Guilherme Torres Postado 16 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Novembro 2013 Não sei se haverá danos a longo prazo ao encaixe do eixo (que facilmente é substituível). Acredito que não, mas só o tempo dirá. Mas vocês precisam ver os cafés que tenho torrado. Estão ficando muito uniformes - mesma cor por dentro e por fora. A patroa tem elogiado o sabor tb. Olha a torra da república, feita para a Sogruska [ 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 16 Novembro 2013 Sensacional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 16 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 16 Novembro 2013 Daqui a pouco vamos ter mais um forneceddor de café torrado de alta qualidade! rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 21 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 21 Novembro 2013 Aprimorei o calor. 3 minutos e 17 segundos para chegar a 200 graus, partindo de 30 graus. O resfriamento com o forno fechado tb está muito bom: 2 minutos para chegar a 100 graus partindo de 200 graus. Com o forno aberto chega a ser 2,5 vezes mais rápido. Ferrei com o motor em um vacilo. Troquei, por ora, por um pior (mais barulhento) até chegar o substituto da china. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 21 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 21 Novembro 2013 Esqueci de dizer que esta ronronando igual a um gatinho quanto ao barulho gerado pelo ar quente (o que a troca da ventoinha não faz ) 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Novembro 2013 Estou aprimorando o torrador e aprendendo a usar melhor o roastlogger. Agora, só começo a fazer o log quando o forno chega à temperatura parâmetro 190 graus, o que leva aproximadamente 3 minutos. Desprezo, portanto, o aquecimento inicial do café, que não chega a desidratar expressivamente durante esse espaço tão curto de tempo. Controlo, manualmente, a fase final (após o primeiro crack), de forma a manter a temperatura do forno bem próxima àquela em que se deu tal reação durante os dois primeiros minutos. O crack esta bem audível, após um ajuste no motor (pode melhorar). Ontem, descuidei do forno e queimei o café. Não da para fazer duas coisas ao mesmo tempo (anotado ) Hoje ficou show - 13,6% de perda de massa. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2013 Nunca tentei torrar sementes para periquitos, ficou bom? Fez no coado ou espresso? Bem legal o torrador, realmente programar PID é meio chato, verei se acho um texto que li uma vez que explicava mais ou menos como faze-lo para torradores de café. Essa lâmpada é normal ou algum espectro especial? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Novembro 2013 Rapaz, nunca tentei não, mas num deve ser saboroso . Acho que os periquitos viciaram em café. Sempre que torro é aquela algazarra, mesmo quando estão longe do torrador, como era o caso hoje . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Novembro 2013 A lâmpada é normal, de forno. 15W. Será que uma comum, mas de espectro especial aquenta a temperatura, ou tem que ser própria para forno? Quanto aos parametros P I D, já tentei o autotune, melhorou, mas ainda não chegou lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Novembro 2013 O torrador agora ficou show de bola. Alguns erros esporádicos de leitura de temperatura, que ainda pretendo solucionar, mas nada que atrapalhe o bom funcionamento do GTTC. As torras estão ficando muito uniformes e o controle da temperatura e fluxo de ar quente está excelente. Estou impressionado. Fiz duas torras com curvas muito parecidas, mas distintas, que resultaram idêntica perda de massa. Fiquei intrigado. Algum palpite? O café ficou show (uma delas foi feita ontem e já provei no coador) 15% de perda de massa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2013 A uniformidade está muito, muito, muito impressionante. Parabéns pelo trabalho!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Novembro 2013 Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Estou afinando a curva agora. Ainda não cheguei aonde estou querendo. Acho que estou demorando muito para baixar a temperatura após o primeiro crack, ou então, deixando ele ocorrer em uma temperatura muito elevada. Minha meta é um café 13,5% de perda de massa e city (quando o café está bronzeado, mas as películas ainda estão todas brancas, com todos os grãos submetidos à reação de Maillard (primeiro crack completado). Segue a curva Perda de massa: 15,8% Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Essa temperatura é a do forno? Tente tirar energia nos 12:00, ou se já faz isso, ainda antes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 É a do forno, o sensor está bem ao centro do tambor, quase encostando nele (coisa de menos de um centímetro). Considerando que o crack tem acontecido aos 13:50, será que baixar para uns 210 graus aos doze daria o efeito desejado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Gui, lembra que não podes deixar cair a BT. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Não sei o quanto baixar, vai ter que achar o equilíbrio pra fazer e estalo acontecer como deseja, mas se baixar demais não expande direito. Pode tentar 210 e se for muito drástico ir subindo. Bernardo, como ele não tem medição da massa de grãos é meio na raça, tem que entender o quanto pode derrubar a temperatura do forno sem estagnar a torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Marcio, qual é essa relação? Vejo vocês falando em perda de massa e quase perguntei se seria interessante colocar o torrador em cima de uma balança. Quando há uma certa perda de massa então já fica impossível da torra estagnar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Bom, torrador em cima de balança não adianta, teria mesmo que medir somente a massa do tambor... Mesmo assim a pergunta é válida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Sérgio, a massa é dos grãos. Quando estão verdes, pesam determinado peso, quando torrados, perdem água e, em razão disso, um pouco do peso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Pesa-se antes e depois da torra. Trata-se apenas de mais um, dentre outros parâmetros, para avaliação do grau de torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Gui, lembra que não podes deixar cair a BT. Pois é, Bernardo. Esse é um dos meus medos, razão pela qual não ainda não havia feito ainda até o início do primeiro crack. É, também, o motivo pelo qual, minha primeira abordagem quando estava fazendo o forno era usar meio tambor (assim, colocava o sensor nos grãos, ao invés de perto deles). Não deu certo (talvez por incompetência da minha parte). Fazer o quê. Mas, o Carneiro tem razão. Se eu baixar após os doze minutos e não o fizer de forma drástica, acho que o calor acumulado no interior dos grãos será o suficiente para desenvolver o crack sem travar a torra. Vou tentar, embora já esteja meio abarrotado de café torrado (mesmo tendo dado dois bachs - um para minha mãe, outro para a sogruska (segunda mãe)). Não sei o quanto baixar, vai ter que achar o equilíbrio pra fazer e estalo acontecer como deseja, mas se baixar demais não expande direito. Pode tentar 210 e se for muito drástico ir subindo. Bernardo, como ele não tem medição da massa de grãos é meio na raça, tem que entender o quanto pode derrubar a temperatura do forno sem estagnar a torra. Isso ai, vai na raça mesmo. Acho que 210 está de bom tamanho. Cheguei até a pensar em 200, mas vou começar em 210 e ir fazendo testes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 A vantagem é que, uma vez encontrada uma boa relação de temperaturaxtempo, posso repeti-la todas as vezes que quiser. Roubando um bordão do Rafa, PID ROCKS! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Guilherme o que perguntei foi se é interessante ter a massa dos grãos em tempo real, durante a torra. Pelo comentario do Marcio, talvez a partir de certa perda de massa, a torra não tem mais como estagnar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Outro dia vi um gráfico onde dizia o nome dado aos sensores de temperatura em função de sua localização dentro do forno, mas não achei de volta, então pergunto o BT FICA ONDE MESMO ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 BT - bean temperature - na massa de grãos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 Guilherme o que perguntei foi se é interessante ter a massa dos grãos em tempo real, durante a torra. Pelo comentario do Marcio, talvez a partir de certa perda de massa, a torra não tem mais como estagnar. Sérgio, Talvez pela minha pouca experiência, mas desconheço torrador que meça a massa de grãos em tempo real. Acho que um fator mais relevante seria medir a temperatura da massa de grãos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 A BT é a Bean Temperature, e o sensor deve ir no meio da massa de grãos, medindo a temperatura da superfície dos mesmos, desde que colocar sensor dentro do grão e meio difícil, por enquanto ... talvez com outra tecnologia de para medir. Eu utilizo IR e consigo uma media bastante razoável, o que me ajuda muito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 28 Novembro 2013 A BT é a Bean Temperature, e o sensor deve ir no meio da massa de grãos, medindo a temperatura da superfície dos mesmos, desde que colocar sensor dentro do grão e meio difícil, por enquanto ... talvez com outra tecnologia de para medir. Eu utilizo IR e consigo uma media bastante razoável, o que me ajuda muito. Hummmm, vou experimentar. Meu sensor estava bem posicionado, mas quando coloquei as resistências extras ele acabou ficando próximo, ai danou-se. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 2 Dezembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2013 Ainda estou em processo de afinar a torra. Fiz mais duas experiências nesse final de semana (duas torras). A primeira, fiz conforme sugerido, baixei para 210 graus após 12 minutos. No entanto, cometi um erro, deixei nessa temperatura durante todo o desenvolvimento do primeiro crack. Resultado, um café com 15% de perda de massa (ficou ótimo, mas quero um pouco menos de perda para fazer na french press). A segunda, baixei para 210 graus, mas, em seguida, programei para 200 o setpoint. O crack ainda assim ocorreu, mas de forma mais suave. depois, fiz no manual e não controlei muito bem (mexi no setpoint ao invés de mexer na potencia (duas formas de controlar o fornecimento de calor ao forno, e, por falta de ajuste fino naquele, variei demais a temperatura na tentativa e erro). Resultado 14,15% de perda de massa. Fiz no coado e ficou excelente. A extração no espresso será o teste de fogo. De qualquer forma, com base nos parâmetros obtidos nas duas torras, já fiz ajustes na programação da curva. Acho que a próxima ainda resultará uns 14%, mas já é um ponto de partida para conseguir a torra que objetivo. Segue o gráfico de ambas: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas