Ir para conteúdo

Recomendação de Cafés Especiais e Meu Setup

DaniloLessa

Postagens recomendadas

Pessoal,

Sou iniciante no mundo dos cafés especiais. Sempre consumi café extraforte com bastante açúcar, mas isso tem me feito mal. Recentemente, tive a oportunidade de fazer o curso "Métodos de Preparo de Cafés" (16h, pelo SENAC), que foi excelente, e em breve começarei o curso de "Coquetéis com Café" (18h). Esses cursos me ajudaram a entender melhor os cafés especiais e os diferentes métodos de preparo.

Minha dúvida é a seguinte: gostaria de receber recomendações de cafés com um bom custo-benefício, de preferência com notas mais adocicadas. Como estou acostumado com cafés fortes e doces, acredito que esse tipo de café vai me ajudar na transição. Pretendo fazer a maioria das preparações no V60, mas também gosto de espresso e Moka.

Aqui está meu setup recém comprado, com os valores que paguei:

• Moedor Blade R3 (marca 3Bomber) - R$ 416,29

• Caximbo para Naked + 2 filtros 1 e 2cups 51mm (marca CafeGaGa) - R$ 96,26

• Funil 51mm (genérico) - R$ 14,15

• Estação de compactação (marca Alikisscafe) - R$ 120,48

• Puck Screen 51mm 0.2mm (marca Alikisscafe) - R$ 19,44

• Balança de precisão com timer (genérica) - R$ 76,81

• Pitcher 600ml (marca Alikisscafe) - R$ 42,54

• Tamper dinamômetro 51mm (genérica) - R$ 43,89

• Distribuidor + WDT (genérica) - R$ 31,66

• Bate-borra (marca CafeGaGa) - R$ 30,97

• Pote hermético de vidro com vedação a vácuo 900ml - R$ 63,66

• Conjunto de dosador cerâmica, spray, colher (marca FLYMUYU) - R$ 30,41

• Total: R$ 985,56

• PS: Estou aguardando a chegada da Philco 15 Bar.

Agradeço desde já a quem puder me ajudar com as recomendações de cafés. Também aceito críticas e sugestões sobre o meu setup.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei um café que achei barato e bem melhor que quase tudo que tem no Mercado Livre. Ele funciona muito bem pra espresso e também vai bem no coado. Acredito que só vendem pelo Whatsapp mesmo. É o Waldomiro da Café Minas Nobre. +55 19 98116-3005

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá.

Bem vindo ao Fórum, @DaniloLessa.

5 horas atrás, DaniloLessa disse:

Como estou acostumado com cafés fortes e doces, acredito que esse tipo de café vai me ajudar na transição.

Outra ideia é reduzir o açúcar antes de retirá-lo de vez. E isso não somente com relação ao café, mas também com tudo o que pode levar açúcar. Trocar o "chocolate" super doce por uma barra com, digamos, 50% de cacau pode ser um primeiro passo, antes de mergulhar de cabeça em uma de 95%. E essas reduções suaves podem habituar o seu paladar, pouco a pouco, para perceber melhor o sabor dos alimentos -- inclusive do café.

Saudações!

• Curtir 2
Link para o comentário