Aurélio Penna Postado 25 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 25 Dezembro 2015 Darcy, na verdade depois que eu li esse artigo https://coffeehustle.com/posts/pEcQmYA3jEZEPKa4B/nutation-an-apologye eu quis evitar fazer o nutation justamente por ser uma muleta, mas a grande, grande, grande verdade é que meus shots começaram a sair melhor usando a técnica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 25 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 25 Dezembro 2015 Pois é, já tinha lido este artigo por aqui. O que eu acho é que se a extração agradou seu paladar, não importa se foi em 15 ou 40s, com BR de 30 ou 60... O que importa é o paladar e a repetibilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 25 Dezembro 2015 Esses termopares são pra ar mas são ótimos pra medir água porque tem uma inércia muito baixa. Pelas seus expurgos a água não parece quente demais pois praticamente não ouço nem vejo a água ferver. Achei que a Ulka faz bastante barulho na Musica (contraditório, não?). Será eco? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 25 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 25 Dezembro 2015 A Música é realmente barulhenta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 25 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 25 Dezembro 2015 Meu termômetro tem dois termopares, um está "amarrado" no grupo, e o outro eu "colo" com fita celuloide (tipo correios) no chuveiro. O do chuveiro marca a temperatura exata, e é bem alta (medi até 97°). Estou tentando fazer um paralelo entre as duas, para poder utilizar o de grupo como parâmetro de extração, porém confesso que ainda não tive sucesso ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 25 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 25 Dezembro 2015 Rodrigo a Musica para que vai explodir, de tão alta. Mas o curioso é que é as vezes, hoje por exemplo foram tranquilas minhas extrações, quase igual rotativa. Hoje subi o pressostato pra 1,25 bar e a temp ficou 89, mas caindo. Coloquei o termometro no grupo mesmo. Mas confesso que prefiro o café mais frio mesmo. fica mais acido e eu gosto mais. mas estou tentando os 90. Então sobre a pressão... Baixei pra 8,5 senti uma diferença enorme no sabor, café bem menos amargo, suave, boa acidez e uma crema. Ah Rodrigo, entrei em contato com o Matthew do instagram e estamos conversando, ele usa 8,5 e as extrações dele são bem legais, pelo que vi. Mas enfim, estou começando a me entender com a Musica (como isso soou estranho partindo de mim...), vou fazer um vídeo e postar o link de uma extração aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 26 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 26 Dezembro 2015 Sei que não é o tópico, mas alguém sabe dizer se é bom e qual é melhor? http://cafeorfeu.com.br/cafe-orfeu-torrado-em-graos-de-1-kg-984.html http://cafeorfeu.com.br/loja-virtual/cafe-orfeu-torrado-em-graos-de-1-kg.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 29 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2015 Pessoal, fiz esse https://www.youtube.com/watch?v=KSeq6JxS-ige esse só um pedacinho porque é no instagram https://www.instagram.com/p/_2JtfyzG1I/?taken-by=aureliopenna Qual a opinião de vocês? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2015 Tem muita crema , ficou bonito , mas fora isso não dá para dar opinião . quantas gramas de café ? quantos seg de extração ? não tem o incio da extração. qual é a BR ? como ficou o gosto ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 29 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2015 Então , foram 20g (não exatas) de café, foram 25 segundos e 45/50ml na xícara pro primeiro vídeo. A do instagram apesar de estar bonita, foi rápida demais, foram 19g, 20 segundos e 60ml na xícara. A pressão da máquina derrubada pra 8,5. E uma coisa interessante, sempre que limpo a tela do chuveiro a água passa pelo pó de maneira mais homogênea. O gosto de ambos estava parecido, meio amargo ainda pro meu gosto.Eu já percebi que o café a menos de 90 graus, lá pelos 80, ou seja, mais frio que o normal, pra MIM agrada mais, acho ele mais cítrico, mais suave e mais doce.Usei o Café da academia, aqui da academia do café, torra de 21/12. O fato, é que as canalizações foram embora (pelo menos com o K30) e embora com um pouquinho de nutation a minha extração está começando a ter, se não o gosto, pelo menos o aspecto que eu gostaria que ela tivesse. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2015 É isso aí , a pressão não fará grande diferença , na ECM , já fiz extrações de 8,5 até 11 bar , apesar de alterar , não é algo tão relevante . A temperatura é isso mesmo , torra mais escura , reduz a temperatura para diminuir o amargor , já peguei café de torra escura que só ficou bebível extraindo a 86C , torra clara sobe para reduzir a acidez . Agora enquanto vc não calcular a BR , não dá para saber exatamente como está a extração , pois as duas extrações que vc descreve tanto podem ter produzido BRs de 30 até 60% , e um mesmo café varia muito com BR tão díspares , um espresso fraco a 35% , legal a 45% pode ficar imbebivel a 60% e vice versa. Enquanto vc não souber a BR que vc gosta , para a partir daí acertar as variáveis da extração , a sua situação vai ficar na base da tentativa e erro. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 29 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2015 Geralmente eu tomo ele normal, mas eu gosto de ristretto também, por isso abaixei a pressão pra tentar deixar o shot mais lento. Só pra eu ter certeza, um normal é tipo 20g de pó e 40g (ou ml) de liquido, um ristretto é 20g de 20g (ou ml) de liquido, correto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 29 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2015 Esses limites não são pontuais, Aurélio. Medir por volume não é a melhor estratégia, pois a variação pra massa é grande conforme a crema. O que o CaÊ quis dizer é que o sabor é muito influenciado pelo BR. Cada café desempenhará melhor numa certa proporção, conforme seu gosto. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 29 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2015 Entendi, eu fui pelo básico, comprei uma balancinha e medi um espresso normal com 50% BR, e depois afinei um pouco o grão é fiz um ristretto 100% BR. O ristretto ficou ótimo, ainda não excepcional mas ótimo! Demorou mas acho que finalmente estou tirando um café nota 8/9 e uma vaporização perfeita na minha Musica graças a vocês! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Pessoal, alguém pode dar um olhada aqui pra ver se está correto esse fluxo de água no meu grupo? Pelo fluxo, vocês conseguem identificar se a minha máquina está com os restritores (gicleurs)? A extração foi feita com 15/16g de pó. https://www.youtube.com/watch?v=zxJ5Lkv6TsE Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Uma E61 costuma ter 200\250 ml por min , 100 ou 125 ml por 30 seg, No olho ´parece normal. A extração , 35seg 16g BR 50% , para o meu paladar deve ter ficado , forte e meio amargo , mas se vc gostou esta ok; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Bom, ficou forte, mas como eu gosto de ristreto, nem ficou tanto assim rs.Mas chegou a 35s?? Pra mim deu 27 pois foi de 18 até 45s.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Eu estou no celular , fica dificil de ter certeza , mas parece começar com 9 seg a acabar com 44 ou 45 seg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Bom, contei a partir de quando começa aparecer café no filtro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Aurelio, quando vai utilizar o vapor da maquina vc tem controle da quantidade de vapor, por exemplo: vc consegue abrir só 50% do vapor? Ou ela só abre tudo de uma vez? Ahh... Conte o tempo a partir do momento que vc ligou a bomba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Bom, contei a partir de quando começa aparecer café no filtro. A maioria de nos aqui trabalha com o tempo de funcionamento da bomba , que é o preconizado pela INEI , como vc faz é o preconizado pela SCAA . Pelo tempo da bomba é mais simples , inclusive o cronometro da ECM começa a funcionar junto com a bomba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Entendi, mas qual o certo quando os assunto é a medição? Porque nesse caso não iria variar de acordo com o tempo que a bomba leva pra encher o bolo e começar de fato a extrair? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 A extração parece ok, apesar de não termos idéia da temperatura da água. O certo depende do ponto de vista. Eu por exemplo nunca cronometro, mas acho mais lógico após o 1o pingo. Esse artigo é bom ler. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Certo , Certo cada instituto acha que é o seu , eu faco desse jeito já faz mais de 25 anos , acho que a maioria faz pelo tempo da bomba como eu falei é mais simples. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Eu também raramente cronometro Sergio, mas quando o faço acho mais lógico também cronometrar a partir do primeiro momento que o café começa a ser de fato extraído. até porque as bombas possuem tempo de ação diferentes. Lipe, a Musica é tipo on/off liga de uma vez não tem o que Knob rotativo que permite vapor parcial não. Muito bom o artigo por sinal! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Isso de ser on/off te atrapalha? Sente falta de um vapor mais moderado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Mas a minha maior preocupação é que eu fui dar um backflush na máquina e de repente, tive a impressão que o fluxo aumentou, daí me pergunto se esse fluxo de água que eu filmei está correto ou normal para uma máquina que tem, teoricamente, dois giclês de 3.0 e 3.2 no grupo. Acho que o Carneiro que conhece bem o fluxo dessas máquinas poderia dizer apenas visualizando. Pelo contrário lipe, depois que eu "peguei o jeito" eu aprendi a trabalhar e gostar do vapor "cavalar" da Musica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Aurelio, não se preocupe com os giclês, pq eles só restringem e modificam o fluxo de agua do sifão, o fluxo de agua no grupo tem a maior restrição na solenoide. Dentro da solenoide os furos são de 2 mm no máximo. Pra vc saber se seu fluxo está certo é simples, faça um flush de 30s em um copo graduado, se der 110ml (+-15ml) fique tranquilissimo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Ai é que está lipe, eu meço sempre 200 a 250 em 30s Eu acho que meu fluxo tá alto, só não sei como diminuí-lo. Já joguei a pressão da bomba através da OPV lá pra 8,5 pra tentar uma extração mais dócil, mas eu acredito que meu problema seja o fluxo mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Rapaz, se vc está com a OPV regulada nos 9bar+- eu nao vejo como esse fluxo alto esta influenciando. Não estou falando q não influencia, só q não enxergo o pq. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas