Ir para conteúdo

Nuova Simonelli Musica


Lohaspell

Postagens recomendadas

Darcy, na verdade depois que eu li esse artigo https://coffeehustle.com/posts/pEcQmYA3jEZEPKa4B/nutation-an-apologye

eu quis evitar fazer o nutation justamente por ser uma muleta, mas a grande, grande, grande verdade é que meus shots começaram a sair melhor usando a técnica. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, já tinha lido este artigo por aqui. O que eu acho é que se a extração agradou seu paladar, não importa se foi em 15 ou 40s, com BR de 30 ou 60... O que importa é o paladar e a repetibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses termopares são pra ar mas são ótimos pra medir água porque tem uma inércia muito baixa. Pelas seus expurgos a água não parece quente demais pois praticamente não ouço nem vejo a água ferver. Achei que a Ulka faz bastante barulho na Musica (contraditório, não?). Será eco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu termômetro tem dois termopares, um está "amarrado" no grupo, e o outro eu "colo" com fita celuloide (tipo correios) no chuveiro.

O do chuveiro marca a temperatura exata, e é bem alta (medi até 97°).

Estou tentando fazer um paralelo entre as duas, para poder utilizar o de grupo como parâmetro de extração, porém confesso que ainda não tive sucesso ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo a Musica para que vai explodir, de tão alta. Mas o curioso é que é as vezes, hoje por exemplo foram tranquilas minhas extrações, quase igual rotativa. 

Hoje subi o pressostato pra 1,25 bar e a temp ficou 89, mas caindo. Coloquei o termometro no grupo mesmo. Mas confesso que prefiro o café mais frio mesmo. fica mais acido e eu gosto mais. mas estou tentando os 90. 

Então sobre a pressão... Baixei pra 8,5 senti uma diferença enorme no sabor, café bem menos amargo, suave, boa acidez e uma crema. 
Ah Rodrigo, entrei em contato com o Matthew do instagram e estamos conversando, ele usa 8,5 e as extrações dele são bem legais, pelo que vi. 

Mas enfim, estou começando a me entender com a Musica (como isso soou estranho partindo de mim...), vou fazer um vídeo e postar o link de uma extração aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz esse 

 

https://www.youtube.com/watch?v=KSeq6JxS-ig

e esse só um pedacinho porque é no instagram

https://www.instagram.com/p/_2JtfyzG1I/?taken-by=aureliopenna
 

 

Qual a opinião de vocês? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muita crema , ficou bonito , mas fora isso não dá para dar opinião .

 

quantas gramas de café ?

quantos seg de extração ? não tem o incio da extração.

qual é a BR ?

como ficou o gosto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
Então , foram 20g (não exatas) de café, foram 25 segundos e 45/50ml na xícara pro primeiro vídeo.

A do instagram apesar de estar bonita, foi rápida demais, foram 19g, 20 segundos e 60ml na xícara. 

A pressão da máquina derrubada pra 8,5. E uma coisa interessante, sempre que limpo a tela do chuveiro a água passa pelo pó de maneira mais homogênea. 

 

O gosto de ambos estava parecido, meio amargo ainda pro meu gosto.
Eu já percebi que o café a menos de 90 graus, lá pelos 80, ou seja, mais frio que o normal, pra MIM agrada mais, acho ele mais cítrico, mais suave e mais doce.
Usei o Café da academia, aqui da academia do café, torra de 21/12. 

 

O fato, é que as canalizações foram embora (pelo menos com o K30) e embora com um pouquinho de nutation a minha extração está começando a ter, se não o gosto, pelo menos o aspecto que eu gostaria que ela tivesse.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí , a pressão não fará grande diferença , na ECM , já fiz extrações de 8,5 até 11 bar , apesar de alterar , não é algo tão relevante .

 

A temperatura é isso mesmo , torra mais escura , reduz a temperatura para diminuir o amargor , já peguei café de torra escura que só ficou bebível extraindo a 86C , torra clara sobe para reduzir a acidez .

 

Agora enquanto vc não calcular a BR , não dá para saber exatamente como está a extração , pois as duas extrações que vc descreve tanto podem ter produzido BRs de 30 até 60% , e um mesmo café varia muito com BR tão díspares , um espresso fraco a 35% , legal a 45% pode ficar imbebivel a 60% e vice versa.

Enquanto vc não souber a BR que vc gosta , para a partir daí acertar as variáveis da extração , a sua situação vai ficar na base da tentativa e erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente eu tomo ele normal, mas eu gosto de ristretto também, por isso abaixei a pressão pra tentar deixar o shot mais lento. 

Só pra eu ter certeza, um normal é tipo 20g de pó e 40g (ou ml) de liquido, um ristretto é 20g de 20g (ou ml) de liquido, correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses limites não são pontuais, Aurélio. Medir por volume não é a melhor estratégia, pois a variação pra massa é grande conforme a crema.

 

O que o CaÊ quis dizer é que o sabor é muito influenciado pelo BR. Cada café desempenhará melhor numa certa proporção, conforme seu gosto. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, eu fui pelo básico, comprei uma balancinha e medi um espresso normal com 50% BR, e depois afinei um pouco o grão é fiz um ristretto 100% BR. 
O ristretto ficou ótimo, ainda não excepcional mas ótimo! 

Demorou mas acho que finalmente estou tirando um café nota 8/9 e uma vaporização perfeita na minha Musica graças a vocês!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, alguém pode dar um olhada aqui pra ver se está correto esse fluxo de água no meu grupo? 
Pelo fluxo, vocês conseguem identificar se a minha máquina está com os restritores (gicleurs)? 
A extração foi feita com 15/16g de pó. 

https://www.youtube.com/watch?v=zxJ5Lkv6TsE


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma E61 costuma ter 200\250 ml por min , 100 ou 125 ml por 30 seg,

 

No olho ´parece normal.

A extração , 35seg 16g  BR 50% , para o meu paladar deve ter ficado , forte e meio amargo , mas se vc gostou esta ok;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurelio, quando vai utilizar o vapor da maquina vc tem controle da quantidade de vapor, por exemplo: vc consegue abrir só 50% do vapor? Ou ela só abre tudo de uma vez?

Ahh... Conte o tempo a partir do momento que vc ligou a bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, contei a partir de quando começa aparecer café no filtro.

 

A maioria de nos aqui trabalha com o tempo de funcionamento da bomba , que é o preconizado pela INEI , como vc faz é o preconizado pela SCAA .

 

Pelo tempo da bomba é mais simples , inclusive o cronometro da ECM começa a funcionar junto com a bomba.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas qual o certo quando os assunto é a medição?

Porque nesse caso não iria variar de acordo com o tempo que a bomba leva pra encher o bolo e começar de fato a extrair? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A extração parece ok, apesar de não termos idéia da temperatura da água.

 

O certo depende do ponto de vista. Eu por exemplo nunca cronometro, mas acho mais lógico após o 1o pingo.

 

Esse artigo é bom ler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo , Certo cada instituto acha que é o seu  :) , eu faco desse jeito já faz mais de 25 anos , acho que a maioria faz pelo tempo da bomba como eu falei é mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também raramente cronometro Sergio, mas quando o faço acho mais lógico também cronometrar a partir do primeiro momento que o café começa a ser de fato extraído. até porque as bombas possuem tempo de ação diferentes. 

 

Lipe, a Musica é tipo on/off liga de uma vez não tem o que Knob rotativo que permite vapor parcial não.

 


Muito bom o artigo por sinal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a minha maior preocupação é que eu fui dar um backflush na máquina e de repente, tive a impressão que o fluxo aumentou, daí me pergunto se esse fluxo de água que eu filmei está correto ou normal para uma máquina que tem, teoricamente, dois giclês de 3.0 e 3.2 no grupo. Acho que o Carneiro que conhece bem o fluxo dessas máquinas poderia dizer apenas visualizando. 


Pelo contrário lipe, depois que eu "peguei o jeito" eu aprendi a trabalhar e gostar do vapor "cavalar" da Musica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurelio, não se preocupe com os giclês, pq eles só restringem e modificam o fluxo de agua do sifão, o fluxo de agua no grupo tem a maior restrição na solenoide. Dentro da solenoide os furos são de 2 mm no máximo.

Pra vc saber se seu fluxo está certo é simples, faça um flush de 30s em um copo graduado, se der 110ml (+-15ml) fique tranquilissimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é que está lipe, eu meço sempre 200 a 250 em 30s


Eu acho que meu fluxo tá alto, só não sei como diminuí-lo. Já joguei a pressão da bomba através da OPV lá pra 8,5 pra tentar uma extração mais dócil, mas eu acredito que meu problema seja o fluxo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, se vc está com a OPV regulada nos 9bar+- eu nao vejo como esse fluxo alto esta influenciando.

Não estou falando q não influencia, só q não enxergo o pq.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...