Álvaro Gomides Postado 13 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 13 Novembro 2025 Oi, pessoal! Uns meses atrás notei um lançamento de um espumador que seria uma versão bem próxima do NanoFoamer Pro da Subminimal, porém com um preço bem atrativo, a Bincoo Coffee Frother. Comprei e usei por várias semanas até que a Nespresso lançou oficialmente sua versão do NanoFoamer aqui no Brasil (eu já sabia desse lançamento pois eles avisaram no instagram global e falaram que o Brasil receberia em breve). Pois bem, também comprei o NanoFoamer em nome da ciência e eis aqui um comparativo entre eles e também entre a vaporização da máquina. Aspectos construtivos Aqui existem diferenças muito pequenas entre eles, pra mim a NanoFoamer ganha uma ligeira vantagem pois o corpo é mais ergonômico e a parte eletrônica pode ser exposta para troca da bateria facilmente (o @Roberto Buril possui uma versão mais antiga que não tem a mesma facilidade, portanto acredito ser uma alteração recente). Ambos possuem um eixo muito semelhante e a maior diferença acontece na parte rotativa, um outro fator é que o eixo do meu Bincoo chegou levemente desalinhado, assim como o NanoFoamer, entretanto, como a rotação é alta, eu não consideraria isso algo relevante O Bincoo possui uma hélice ligeiramente maior que o NanoFoamer, assim como possui mais pás. Além disso, existe uma diferença significativa na tela que é utilizada para homogenizar o leite: a NanoFoamer possui duas telas em mesh feitas em inox enquanto o Bincoo possui uma tela perfurada. Anote isso, é um aspecto relevante no resultado. Outra diferença é o formato da tela, enquanto na NanoFoamer temos uma tela reta, o Bincoo possui um formato cônico, provavelmente pensado em facilitar a circulação do leite na pitcher. Difícil falar se realmente faz diferença ou é só visual. Bateria Ambos possuem uma duração OK de bateria, nada que vá durar meses igual uma balança, mas estimo entre 5 e 10 usos. Nunca parei para contar, mas não é algo que chegou a me incomodar. Vantagem para a NanoFoamer que possui bateria substituível. Limpeza Ambos os dispositivos possibilitam a retirada do elemento rotativo, facilitando a limpeza, mas a NanoFoamer possui a tela removível, que facilita MUITO a limpeza. Já a Bincoo, me parece ser removível, pois existe uma fenda no aro da tela, entretanto, eu não consegui retirar para lavar. Novamente, vantagem para a NanoFoamer. Resultados A hora da verdade é agora! Sem enrolação: o NanoFoamer possui um resultado superior. Vamos aos detalhes? Ambos possuem um resultado muito bom, principalmente se comparados com aqueles "mini mixers" que possuem uma espécie de mola na ponta. Eles entregam uma textura cremosa do leite, você não precisa se preocupar em aquecer demais o leite assim como nas máquinas de espresso e as margens de erro são menores. O modo de usar é muito simples, você pode esquentar o leite ou não, dando uma possibilidade de colocar uma textura no leite e fazer um Iced Latte por exemplo. Aqui eu meço o leite na própria xícara de cappuccino e coloco no micro-ondas, depois passo para uma pitcher, extraio o espresso e faço o despejo. Para texturizar, o recomendado é fazer em duas etapas: aeração e homogenização. Na etapa de aeração, o elemento giratório precisa estar exposto, então você pode posicionar ele bem no meio e deixar o leite girando ali, costumo fazer isso por 5 segundos, mas vai do quanto de espuma que você quer. Você vai perceber a formação de bolhas, o que é normal. Na segunda etapa, você precisa mergulhar o elemento para homogenizar o leite e quebrar essas bolhas maiores, tem vários jeitos de fazer isso, os mais fáceis são inclinar a pitcher e o dispositivo ou simplesmente mergulhar o dispositivo e deslocar do centro. Essa etapa dura o tanto quanto você queira, geralmente aqui eu faço por uns 30 segundos. O Bincoo produz bolhas grandes, é difícil chegar numa textura perfeita que você normalmente consegue chegar usando uma técnica correta numa máquina de espresso. Com o NanoFoamer o cenário é diferente, a começar que ele te possibilita o uso de duas telas diferentes: fina e super fina. Essa variação, além de facilitar você ter a textura de sua preferência, é mais eficiente que o Bincoo. Comparação com máquinas Eu me interessei nesses dispositivos, pois eu tinha uma Rancilio Silvia original e o vapor não era tão bom quanto eu gostaria, eu conseguia bons resultados usando uma quantidade maior de leite, mas considerava o boiler relativamente pequeno pra ter resultados consistentes. Além disso, ter uma máquina single-boiler significa demorar o dobro ou o triplo do tempo de um espresso pra fazer um capuccino, você precisa esquentar a máquina, esperar o vapor estabilizar, vaporizar, resfriar e ainda extrair o espresso. Com esses dispositivos, você pode deixar a máquina esquentando enquanto esquenta o leite no micro-ondas e vaporiza durante a extração, ou seja, não muda em nada o tempo de preparo. Outro fator que pra mim foi o mais relevante é muito simples de usar, não requer técnica e experiência apurada, você pega o jeito muito fácil. Aqui em casa quando as coisas estão corridas, extraio um café na Nespresso e uso o foamer, coisa que não seria possível na máquina. Minha conclusão é que se você ou seu companheiro/companheira gosta de bebidas com leite e quer facilidade, é um ótimo investimento. Também considero um ótimo investimento pra quem possui apenas uma moka ou uma máquina de espresso simples. Eu te garanto que é mais fácil ter resultados consistentes utilizando a NanoFoamer do que qualquer máquina de entrada. Minha conclusão A Bincoo é realmente uma boa opção em relação à NanoFoamer, entrega um resultado satisfatório, com mais bolhas do que o ideal, mas tudo isso vai depender do valor que você está disposto a investir e também do que você espera da sua bebida com leite. Na cotação atual os valores não são tão distantes: Bincoo aproximadamente R$ 220,00 e NanoFoamer by Nespresso R$ 360,00. Eu diria que vale muito a diferença de investimento, não só pelo resultado, mas também pelas outras pequenas vantagens, mas se o aspecto visual das bolhas não for um problema pra você e estiver a fim de investir menos, o Bincoo não vai te deixar na mão. Algumas fotos comparativas: https://drive.google.com/drive/folders/1wOoFiMpjRlc_MT0cDcQCbPq8ccGBsm0F?usp=sharing 2 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 13 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 13 Novembro 2025 Muito bom Alvaro, muito obrigado. Penso em usar em viagens. Agora, cade o latte arte rsrsrs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rodrigonis Postado 13 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 13 Novembro 2025 Excelente tópico, estava namorando o da bincoo e não sabia do lançamento do nanofoamer via nespresso. Outra coisa que pode ser um diferencial interessante é que o da nespresso é vendido oficialmente, isso pode ajudar caso haja problemas com baterias e até mesmo com as hélices, que já li bastante relatos de quem compra o nanofoamer lá na gringa. Por $50 dólares, pra eles imagino não fazer tanta diferença. Mas no preço em reais pra gente, poder contar com uma garantia e/ou assistência pode fazer o "caro" acabar saindo "barato". 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Álvaro Gomides Postado 13 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 13 Novembro 2025 12 minutos atrás, Allexlimaa2 disse: Muito bom Alvaro, muito obrigado. Penso em usar em viagens. Agora, cade o latte arte rsrsrs Não vai te deixar na mão! Eu garanto que pra você que é um bebedor de leite de primeira, vai aprovar! Sobre a latte arte, vou ficar devendo o comparativo pois a Bincoo já foi para seu novo dono, mas a NanoFoamer eu posso comparar com uma máquina de espresso rsrs. 8 minutos atrás, rodrigonis disse: Por $50 dólares, pra eles imagino não fazer tanta diferença. Mas no preço em reais pra gente, poder contar com uma garantia e/ou assistência pode fazer o "caro" acabar saindo "barato". Concordo totalmente, Rodrigo. Comprei o Bincoo em um momento que não havia disponibilidade nacional da NanoFoamer, por $50 com impostos, o valor final seria algo próximo dos R$ 500,00. Nessa diferença, eu iria de Bincoo sem pensar 2x (eu paguei R$ 180,00 com impostos na minha Bincoo). Outro fator que esqueci de citar na resenha é o fato de conseguir comprar peças da NanoFoamer. A hélice e o conjunto de telas são disponibilizados por um preço atrativo, coisa de R$ 90,00. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas