Ir para conteúdo

Depois de desmontar e remontar minha Philco 15 Bar, mal sai água pelo chuveiro

Anocarc

Postagens recomendadas

Desmontei minha Philco 15 Bar, fiz um parafuso novo pro chuveiro, lavei a caldeira deixando de molho na água com detergente, esfreguei bastante com esponja, depois deixei de molho no ácido cítrico, lavei de novo. Remontei ela, fui fazer o teste só com água pra ver se estava funcionando utilizando o porta filtro naked e o filtro não pressurizado, liguei o botão para fazer o espresso, ela começou a fazer o barulho e nada de sair água pelo chuveiro, até que começou a sair água pelo bico vaporizador e só; desliguei, esperei um pouco e tentei de novo, dessa vez saiu umas gotinhas de água pelo chuveiro ao mesmo tempo que saia pelo bico, depois parou de sair do chuveiro e ficou só saindo do bico. A água estava quente, mas não muito. Quando fui guardar a máquina encostei no chuveiro e quase me queimei, estava bem quente.

O que pode ter causado isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tive uma experiência semelhante a sua... Eu tentei fazer a limpeza da caldeira com ácido cítrico e pouco tempo depois a caldeira parou de sair água, só saia pelo vaporizador.
Na minha experiência, após comprar outra philco, eu criei coragem para desmontar totalmente a caldeira da cafeteira defeituosa e constatei uma gosma no interior dela, bem nojenta, que provavelmente obstruía a saída da água ao pressurizar a caldeira.
O curioso, é que há apenas um buraco que a água passa, então por isso chego nessa conclusão.
Se você já tentou sanar uma eventual entrada de ar na mangueira, que é o procedimento que você descreveu, de ter feito um flush de água pelo bico vaporizador, então muito provavelmente a sua caldeira sujou com essa gosma... Se você quiser tentar resolver, o jeito é desmontar toda a cafeteira, retirar a caldeira, abri-la e limpá-la.
Segue as fotos do que encontrei no interior da caldeira.. formou uma gosma espessa.

WhatsApp Image 2026-01-29 at 09.18.50.jpeg

WhatsApp Image 2026-01-29 at 09.18.49.jpeg

Link para o comentário

Na verdade não era entupimento, não. Mesmo porque tinha acabado de desmontar a caldeira e lavei-a muito bem lavada.

O problema era que o botão giratório do bico vaporizador estava ligado, mesmo que aparentemente estivesse desligado.

Como desmontei esse botão para retirar a caldeira, na hora de remontá-lo não coloquei do jeito certo.

Para tentar resolver o problema, retirei aquela tampa externa do botão e girei até o final o "ponteiro" no sentido de desligar o vaporizador, ou seja, sentido horário.

Fiz novamente o teste só com água e dessa vez deu certo, saiu água só pelo chuveiro e nem uma gota pelo bico vaporizador.

Só aconteceu uma coisa estranha: por um ou dois segundos parou de sair água pelo chuveiro, mas logo em seguida voltou.

Link para o comentário

Respondi também no outro tópico:

Você montou a mola do chuveiro/grupo de forma correta?

Aquele pino de borracha deve ficar para cima. A mola faz a pressão de baixo para cima, vedando a saída de água com a bomba desligada. Ao acionar a bomba, a pressão da água cima de 3 ou 4 bar consegue empurrar o pino/mola e liberar a saída de água

Ficaria essa sequencia

• grupo
  • pino borracha
  • mola
  • parafuso

Outra coisa a considerar, é que tem que encher o boiler depois de desmontar/remontar. Assim que ligar a máquina, já aciona o botão de extração para a bomba mandar água par ao boiler e encher. Deixar o vaporizador aberto até começar a sair água por ele

Link para o comentário

Aquela bolinha de borracha não ficou em contato com o parafuso, então está certo, né?

Eu agora preciso saber como remontar aquele botão giratório do vaporizador. Alguém sabe me explicar? Em que posição eu preciso deixar ele antes de por a tampa? No seu ponto zero (quando eu giro ele no sentido horário até o máximo), quantas voltas eu preciso dar no sentido anti-horário até chegar no ponto certo?

5 horas atrás, alxbrgs disse:

tem que encher o boiler depois de desmontar/remontar.

Por quê?

Link para o comentário

Em 03/02/2026 at 21:10, Anocarc disse:

Aquela bolinha de borracha não ficou em contato com o parafuso, então está certo, né?

Eu agora preciso saber como remontar aquele botão giratório do vaporizador. Alguém sabe me explicar? Em que posição eu preciso deixar ele antes de por a tampa? No seu ponto zero (quando eu giro ele no sentido horário até o máximo), quantas voltas eu preciso dar no sentido anti-horário até chegar no ponto certo?

Por quê?

Isso, a borracha fica virada pra cima, para o lado oposto da fenda do parafuso.

Essa questão do boiler é para não sobreaquecer, apesar de ter um fusível térmico. Mas é tipo deixar uma panela no fogo sem nada dentro.

Para garantir que tenha água e que opere da forma correta.

Sobre o vaporizador, é como um registro / torneira. Você consegue abrir até um certo ponto e fechar também. Não tenho mais a máquina para te passar essas voltas.

• Curtir 1
Link para o comentário