Ir para conteúdo

GIL MINI - construindo um moedor.


Gilberto

Postagens recomendadas

GIL MINI – Construindo um moedor

Obs.: as citações abaixo são com base nas poucas fotos disponíveis na internet, bem como alguns vídeos, como nunca tive contacto com nenhum dos moedores citados eu fico grato alguma contribuição que possa haver no sentido de corrigir alguma informação errada.

 

 

Algo tão simples, mas também tão complexo.

O que se esperar de um moedor?

Que ele tenha uma variedade de regulagens, tenha uma estrutura firme para que estas regulagens sejam estáveis, fácil de desmontar e limpar e me parece que só, simples não?

Eu ainda não citei como estou fazendo no GIL MINI, pois tem detalhes ainda para serem resolvidos.

AS ETAPAS:

 

DEFINIR O QUE VAI SE MOVIMENTAR.

 

Pode ser o eixo com a mó macho, ou a mó fêmea em seu suporte.

 

Lido 1, Lido 2, Pharos são exemplos de regulagem da moagem via mó macho, a mó fixa ao eixo que sobe e desce promovendo a regulagem, tem a desvantagem do caso do LIDO1 e LIDO 2 de o pó cair sobre o sistema de regulagem.

Rosco e HG one já tem sua moagem regulada pelo movimento da mó fêmea , a mó maior é fixada em um suporte que é rosqueado na estrutura externa, subindo e descendo promovendo a regulagem, tem como vantagem o pó cair direto no reservatório coletor.

 

EIXO FIXO OU FLUTUANTE.

 

No caso do HG ONE e do Rosco, o eixo é fixo ele não se movimenta no sentido longitudinal, no LIDO 2 ele se movimenta conforme regulagem mas regulado permanece fixo, já o LIDO 1 e o PHAROS regula-se o ponto de moagem e o eixo se movimenta longitudalmente entre o zero e o ponto escolhido, sendo que tão logo se inicie a moagem com os grãos entre as mós o eixo é forçado a permanecer no ponto mais distante do zero onde foi feito a regulagem, mas em meu ponto de vista pode haver uma pequena oscilação no ponto de moagem.

 

 

FIXAÇÃO DOS EIXOS.

 

Os eixos precisam de 2 pontos de fixação, sendo:

 

Rosco: 2 rolamentos de agulha e longitudalmente é preso por 2 buchas de bronze, assim o eixo permanece fixo no sentido longitudinal, sendo que as mós ficam abaixo do rolamento inferior, neste caso os rolamentos atuariam nas forças radiais e as buchas de bronze nas axiais.

 

HG ONE – 2 rolamentos de esferas (parece que agora é de rolo cônico), mós abaixo do rolamento, neste caso os rolamentos suportariam as forças radiais e axiais.

 

LIDO 2 – Não deu para perceber com precisão, mas parece rolamento de esferas em baixo e bucha de bronze em cima, mós entre os 2 rolamentos, próximo ao inferior, o rolamento e bucha atuam nas forças radiais.

 

LIDO 1 e PHAROS, o PHAROS não consegui perceber mas acredito ser como o LIDO 1, buchas de bronze, eixo livre, no caso do LIDO 1 as mós ficam abaixo das buchas, ambos atuam nas forças radiais já que as forças axiais são limitadas no fim do curso escolhido.

 

 

 

 

 

Escolha das mós.

O 1* passo é a escolha das mós, a partir das mós vai se determinar o tamanho do suporte da mesma, bem como o tubo externo que vai receber o suporte, isto pelo lado externo da mó. Já pelo lado interno se define o diâmetro do eixo como um todo, adequando ao sistema de fixação do mesmo escolhido pelo projetista.

 

A fixação da mó macho (menor) do eixo pode ocorrer de 3 maneiras:

· Por chaveta, quanto ao sentido de rotação, e arruela e porca quanto ao sentido longitudinal do eixo, como o HG ONE, o Pharos não consegui perceber como é feito.

· Mó macho com rosca no furo interno, como no Baratza, uma maravilha, era o que queria usar, economizaria umas 2 peças e espaço.

· Mó interna com um furo passante, ai pode ser fixada ao eixo com pressão como me parece ser no Lido 1, ou como o Rosco que fez uma peça presa ao eixo que se encaixa em uma das extremidades da mó evitando assim o movimento de rotação, e um simples parafuso e arruela na outra extremidade.

 

Rosco: Mó com furo interno, fixado ao eixo por uns entalhes fixados ao eixo.

HG ONE : fixado por chaveta e porca.

LIDO 1 – Por pressão e porca.

Pharos – Por pressão e Anel elástico?

 

 

OUTROS DETALHES:

 

No GIL 1, eu havia colocado 2 rolamentos de esferas no eixo, mas me gerou um problema de precisão, pois tinha que ter uma medida precisa no eixo, bem como no tambor que iria fixar os suportes do rolamento, para que os encostos dos rolamentos fossem eficiente.

 

MECANISMO DE TRAVA DA REGULAGEM ESOLHIDA:

 

Lido 1, Pharos usam porca e contra porca.

Lido 2 e Rosca usam 1 anel externo exercendo a função de contra-porca.

 

HG ONE mantem um material plastico precionado sobre as roscas, como se fosse um freio de mão.

 

 

GIL MINI - ESCLARECENDO AS ESCOLHAS.

 

As mós escolhidas são parecidas em formato e tamanho com as antigas do PRECISO, bem como internamente com as do LIDO.

 

* A fixação do eixo será feita por 2 rolamentos, sendo um superior de esferas, e um inferior de agulhas, o rolamento de esferas atuara nas forças axiais e radiais.

* O suporte do rolamento superior será fixo no tubo externo, todo o restante do moedor será desmontável.

* O sistema de trava da regulagem escolhida será feito por um anel o´ring, diferente de todos os outros moinhos, já que o Rosco e LIDO 2 usão um anel metálico fazendo a função de porca e contra porca, LIDO 1 e Pharos, usam porca e contra porca.

* A marcação dos pontos de regulagem será de forma numérica/traço em fita de alumínio a ser colada no ressalto destinado a ela no tubo externo.

 

A manivela comprei de automóvel e sua fixação não esta definida ainda.

 

Neste momento o moedor está pesando 1,3 Kg.

 

http://vistaexplodida_zps06c532d5.png

 

http://vistainferior_zps475c64fe.png

 

vistasuperior_zps77f886ab.png

 

CORTEMOINHO_zps63fe4edb.png

 

moinhogeral_zps8afe027c.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

Desta vez sai, acho .....

O 1º pesava 6,5 kg, me pediram R$ 3000,00 para fazer o protótipo, resolvi deixar para depois, este produzido em inox vai pesar R$ 1,1 kg, acho que vou conseguir fazer o protótipo a um valor razoável, depois de testado se produzir uns 100 dá para fazer a um valor razoável ,calculo, nem que eu tenha que enviar para um amigo na China.

Agora vai meio sem pressa, pois as mós só chegam lá pelo dia 20/12, e tenho que ir assistindo os cursos ainda, depois ainda tem que negociar com o CDC PARA VENDER , rsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dos moedores manuais citados o que compraria hoje seria o Rosco. O HG, apesar de gostar muito, tem o problema do custo e portabilidade.

 

Gilberto, você vê algum defeito no Rosco? Se eu fosse fazer um, seria basicamente copiá-lo mas tentantando simplificar ainda mais a construção (se for possível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, também acho o Rosco impecável, acho o melhor projeto dos pequenos, mas é claro que o Pharos tem as mós melhores que a dele. Como copiar não pode eu bolei soluções boas para a desmontagem, marcação do zero, travamento do ponto de moagem desejado, esta modesdamente muito bom,a cho que a semana que vem divulgo o primeiro desenho.

 

Rodrigo, rsrsrsrsrs, é que quando pensei em 1,1 kg pensei na redução de custo, ai já viu saiu em código a decifrar.

 

Rodrigo o pessoal da Willians.... Postou uma foto de sua extração no Facebook, muito legal a foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal seu projeto. Simples é só para que usa :). Fazer um invento desse, mesmo partindo de ideias preconcebidas é verdadeiramente um parto e a gente sempre acaba fazendo uma ou outra escolha errada, dois passos a frente, um para atrás. Desejo que os seus sejam apenas para frente, com apenas escolhas corretas. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Guilherme, como estou demorando idéias novas vão surgindo, problemas de construção vão se resolvendo, agora tenho a vantagem de não ter a obrigação de faze-lo, de estar fazendo pelo simples prazer de fazer. No inicio tinha as idéias na cabeça, imaginei ir a um torneiro e pedindo faz assim, faz assado, sem chance sem desenho não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Gilberto, está bacana! Legal a idéia do oring apesar de não ser fácil ajustar o tamanho para que dê o atrito ideal, não tão alto para ser duro de girar na mão, nem tão baixo para girar sozinho durante a moagem.

 

Outra idéia similar é passar fita teflon na rosca do ajuste. Dá o tal atrito e tira a folga da rosca (essa folga é algo a se tomar cuidado, ela some nos métodos com contraporca).

 

A fixação dos suportes de rolamentos no tubo é de que forma? Parafusos radiais?

 

Ahh, no texto vc usou palavra longitudinal. Como a peça é um tubo, é melhor usar os termos axial e radial.

 

Parabéns!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, ainda tenho algumas dúvidas, justamente em função delas faço a publicação, para que como você e outros me questionem e juntos chegue a um moedor bem feito.

 

Vamos lá:

 

O'ring: as canaletas e folgas são normatizadas, eu posso variar a dureza da borracha , e o diametro do o' ring , mas neste caso mudando a canaleta de forma a ter uma área de atrito maior, bem como alterando a folga da peça de contacto externa dentro da norma, acho que dará certo visto que o HG usa para freiar a regulagem uma cabeça de borracha de tamanho pequeno pressionado por uma mola.

 

Folga da porca de regulagem: fiquei com esta dúvida também, de fato a porca e contra porca evitaria qualquer problema, mas eu coloquei o dobro de rosca usado no Lido 2 e no Rosco, usei um pouco mais de roscas que o HG ONE que náo tem contra porca também.

 

A fixação dos suportes do rolamento no tubo externo, eu tinha imaginado inicialmente em fazer um ajuste deslizante e fixar o suporte no tubo com 2 parafusos externos, mas o primeira empresa que fiz orçamento me desistimulou em faze-lo desta maneira devido a dificuldade de precisão, visto a isto eu estaria pensando a montar o suporte do rolamento superior com pressão no tubo externo, e o inferior iria fazer uma guia, ajuste deslizante e anel elástico, ressalto que no superior eu não posso ter folga, já no inferior tanto faz.

 

Obrigado pela correção, na realidade eu me formei a 32 anos, tenho que ficar revendo coisas simples como ajustes pois não lembro mais.

 

Obrigado pelas questões, como não posso ficar gastando dinheiro tenho que acertar o máximo possível antes do 1º protótipo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Pharos tem o sistema de porca e contraporca.

O que fiz foi de ir apertando, um contra a outra (com a mão mesmo) e agora regulo movimentando as duas juntas, como se fosse uma única porca.

Colei um pedacinho de Durex vermelho, que além de servir como indicador do grau de moagem me permite verificar que as porcas continuam rodando juntas.

Desde agosto que utilizo assim, sem nunca terem mexido.

Como dizem: uma foto vale mais do que mil palavras:

 

16510044cd.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O'ring: as canaletas e folgas são normatizadas, eu posso variar a dureza da borracha , e o diametro do o' ring , mas neste caso mudando a canaleta de forma a ter uma área de atrito maior, bem como alterando a folga da peça de contacto externa dentro da norma, acho que dará certo visto que o HG usa para freiar a regulagem uma cabeça de borracha de tamanho pequeno pressionado por uma mola.

 

Vc não pode comparar com o método do hg. Nele é on/off. O seu é mais delicado, pois precisa ser um atrito adequado, nem muito mais, nem muito menos. Mas claro, deve ser possível acertar. E quando o oring envelhecer? Realmente é pra se pensar e testar.

 

Folga da porca de regulagem: fiquei com esta dúvida também, de fato a porca e contra porca evitaria qualquer problema, mas eu coloquei o dobro de rosca usado no Lido 2 e no Rosco, usei um pouco mais de roscas que o HG ONE que náo tem contra porca também.

 

É possível, mas não é simples tornear uma rosca justa na outra. E se tiver justa, uma sujeirinha engripa... O ideal é não ter folga, mas a folga é necessária para dar menos dor de cabeça. Por isso usar contraporca é mais simples. Pense bem nisso tb.

 

A fixação dos suportes do rolamento no tubo externo, eu tinha imaginado inicialmente em fazer um ajuste deslizante e fixar o suporte no tubo com 2 parafusos externos, mas o primeira empresa que fiz orçamento me desistimulou em faze-lo desta maneira devido a dificuldade de precisão

 

É o que eu ia comentar. Para isso dar certo teria que fazer o furo passante com as peças já montadas.

 

eu estaria pensando a montar o suporte do rolamento superior com pressão no tubo externo, e o inferior iria fazer uma guia, ajuste deslizante e anel elástico, ressalto que no superior eu não posso ter folga, já no inferior tanto faz.

 

Não entendi porque no de baixo pode ter folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

 

Não entendi o On / Off do HG.

 

Quanto aos parafusos, se montar primeiro e furar depois também não vejo problema, seria o sistema de minha preferência.

 

Não me expliquei direito, o eixo tem que estar fixo no sentido Axial, caso contraria alteraria a regulagem das mós, mas somente o rolamento de esferas terá esta função, o de agulhas pode estar 1 mm para lá ou para cá ou mesmo ter folga no sentido axial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi o On / Off do HG.

 

No hg vc aperta o parafuso e a mó não gira mais. Vc solta e ela vira livremente. Não há posição intermediaria. O seu com oring é apenas uma posicão, a intermediária, que gira com certa força (da mão) e não gira com outra força menor (da moagem). São coisas diferentes, o seu método mais delicado de se fazer direito.

 

Quanto aos parafusos, se montar primeiro e furar depois também não vejo problema, seria o sistema de minha preferência.

 

Sim, parece o ideal. Outra opção seria o tubo ter rosca e o suporte tb (como o suporte da mó ajustavel). Mas esse mais caro de se fazer.

 

Não me expliquei direito, o eixo tem que estar fixo no sentido Axial, caso contraria alteraria a regulagem das mós, mas somente o rolamento de esferas terá esta função, o de agulhas pode estar 1 mm para lá ou para cá ou mesmo ter folga no sentido axial.

 

Ah sim, blz, entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Sergio, vou voltar para meu tubo com furo para fixar o suporte. Bem no inicio eu havia pensado em colocar rosca no suporte, depois deixa-lo com ajuste deslizande e colocar a porca-interna no tubo para fixar o suporte, mas como você disse são processos mais caros.

 

No HG ainda acho que é diferente ( diga ai Bernardo ), pelo que ví tem uma "borracha" que encosta na rosca do suporte da mó, pressionada por uma mola que esta apertada por um parafuso. Eles teriam ajustado a mola de modo que o "freio" não permita que o suporte gire em uso, mas consiga se justar com a mão, para mim não é On/off.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No HG ainda acho que é diferente ( diga ai Bernardo ), pelo que ví tem uma "borracha" que encosta na rosca do suporte da mó, pressionada por uma mola que esta apertada por um parafuso. Eles teriam ajustado a mola de modo que o "freio" não permita que o suporte gire em uso, mas consiga se justar com a mão, para mim não é On/off.

 

Humm, pode ser. Achava que a borracha seria para não machucar a rosca e que o ajuste seria mesmo com força...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Bernardo,

 

Acho que estou com uma área de contacto maior com o anel, mas só vou chegar a alguma conclusão quando testar mesmo, para se ter uma idéia as Mugs costumam ter um anel deste na tampa que girando dá para se ter uma idéia da força dispensada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Sei que o post é antigo, mas achei que cabia esclarecer:

 

Se o moinho não tem patente concedida NO BRASIL, pode copiar sim. Só não pode vender depois nos países onde a patente foi concedida.

 

Sergio, também acho o Rosco impecável, acho o melhor projeto dos pequenos, mas é claro que o Pharos tem as mós melhores que a dele. Como copiar não pode eu bolei soluções boas para a desmontagem, marcação do zero, travamento do ponto de moagem desejado, esta modesdamente muito bom,a cho que a semana que vem divulgo o primeiro desenho.

 

Rodrigo, rsrsrsrsrs, é que quando pensei em 1,1 kg pensei na redução de custo, ai já viu saiu em código a decifrar.

 

Rodrigo o pessoal da Willians.... Postou uma foto de sua extração no Facebook, muito legal a foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, você vê algum defeito no Rosco? Se eu fosse fazer um, seria basicamente copiá-lo mas tentantando simplificar ainda mais a construção (se for possível).

 

Lucas, quando eu falei "copiar" no meu post aí em cima, não foi no sentido chinês. Seria pegar as idéias do rosco e tentar fazer mais simplificado ainda. Fazer idêntico não tem graça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que eu queria era justamente fazer algo diferente, o que não é muito facil já que não é algo tão complexo que possa ter tantas alternativas. Mas, .... No novo como o Sergio havia citado que queria, eu consegui chegar ao máximo da simplicidade como um prato Italiano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando aqui, não consegui simplificar mais que:

 

manivela

eixo

tubo principal

2 suportes de rolamentos e seus rolamentos

suporte da mó externa

contraporca da mó

copinho do pó

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal,

 

O meu comentário foi só sobre o pode/não pode, se é mais ou menos nobre ou divertido é ooutra história ...

 

Mas mesmo que não se faça uma cópia "à chinesa", pode-se usar algumas partes de outros moinhos, na íntegra ou como base. Documentos de patentes costumam trazer desenhos bem detalhados. As descrições também são bem completas, apesar da linguagem ser um tanto rebuscada.

 

Duas bases de dados mundiais e gratuitas p/ busca de documentos de patentes:

 

patentscope - http://patentscope.wipo.int/

espacenet - http://www.epo.org/searching/free/espacenet.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...