Ir para conteúdo

Artigo: consumidores preferem torra escura


Postagens recomendadas

Usaram o mesmo método de extração, apesar de não medir o resultado que deve ser diferente para níveis diferentes de torra. Mas parece razoável, já que os colegas sumido resposta fazem o mesmo com cafés diferentes, preparam do mesmo jeito.

 

Com amigos e familiares tenho essa impressão, café mais torrado agrada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De preferência começando a brotar um pouco de óleo !heheheh!! Prefiro a xícara puxando para o caramelo e chocolate . O que não gosto muito do floral e cítrico de torras claras, fica meio enjoado no final da xícara quando a temperatura fica mais baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo Ruivo percebeu isto empiricamente, basta ler o tópico dele do café que torra, preferência do público pelo pretinho básico de grão (e pó) mais pretinho mesmo.

 

Fogo torra em qualquer grau, mas constatou que a saída maior é do grau mais escuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é o costume.

 

Nos meus primeiros cafés de melhor qualidade eu achava o sabor mais ácido estranho. Na verdade eu achava que eu estava fazendo algo errado. Minha sorte é que me acostumo rápido e já gosto de uma boa acidez no café. A parte ruim é que agora a maioria dos cafés não estão descendo mais, pois não consigo mais tomar com açúcar e sem eles ficam... ruins!

 

De qualquer forma, quando tomo um café com torra mais escura ele me remete mais ao sabor de "café" do que quando tomo algum com torra média/clara, por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma coisa aqui com minha família. De todos cafés que já levei pra eles experimentarem o que mais recebeu elogios foi um "carvãozinho".

 

Eu acho que, de forma geral, depois que a pessoa associa um determinado sabor à bebida (e não só à bebida, à experiência também, já que nada como um cafezinho pra reunir a família ou o pessoal do trabalho), quando experimenta outro ou acha que "alguma coisa está faltando" ou que está alterado ou "estragado" de alguma forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não participei dessa pesquisa.hehehe

 

Minha preferência é por torras médias e claras, talvez pelos métodos que prefiro (coado, french, clever e aero).

 

Em casos raros gosto de torras escuras, normalmente para beber em espressos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com tudo que foi dito mas além disso acho que a maioria das pessoas não habituadas aos cafés Gourmet e especiais (consequentemente consumidoras de misturas com Robusta) tendem a sentir falta do corpo que o Robusta entrega na xícara. Talvez a torra escura resgate um pouco desse café "encorpado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho (na verdade, estou certo disso) que a questão é totalmente cultural. As pessoas estão habituadas a uma certa experiência com café, que normalmente é vinculada a um certo tipo de sabor e aroma (notadamente, de amargor e borracha queimada :P).

 

Daí se algo foge muito disso é desconfortável, não familiar. É como diminuir bruscamente o sal da comida, ou comer comida mexicana (como os mexicanos) quanto não se está habituado, ou com temperos muito diferentes.

 

Seria interessante fazer o mesmo teste com quem nunca tomou café antes (se existe alguém).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer a prova de cafés de diferentes níveis de torra com crianças seria interessante...

 

Conforme já se tornou notório aqui no Clube minha filha, atualmente com 2 anos, adora meu café! :P

 

PS: Toma sem açúcar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corroborando com a pesquisa, o ClubeCafé repetiu, em Novembro, o café do mês de Junho, que foi o mais votado pelos clientes: Café torra escura.

 

Veja em http://www.clubecafe.net.br/sabores-do-mes-cafe-gourmet (Destaque do mês de Novembro).

 

Já ouvi muito a frase que já postaram aqui: gosto mais do café com "gosto de café", que pra mim significa: gosto mais de café com gosto ruim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme já se tornou notório aqui no Clube minha filha, atualmente com 2 anos, adora meu café! :P

 

PS: Toma sem açúcar.

 

Minha filha, de 1 ano e 8 meses, ainda não toma café. Quando vê itens como grão de café, prensa francesa, aeropress, moinho etc, já fala "café, café", quando vê a empregada fazendo café de prateleira não fala nada, mas deve pensar "carvão, carvão".

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mulher até gosta do espresso que eu tenho feito. Diz que parece de cafeteria boa, mas se eu fizer um café do Curto de Chocolate e um outro de torra clara extremamente ácido ela não sabe dizer a diferença.

 

No dia-a-dia ela toma o "Melitão" com leite em pó. A minha pequenininha ainda é muito nova pra isso. hehehe Ela é só leite mesmo! :)

 

Chá eu gosto, mas a tarde. Aqui no trabalho tenho vários pacotes de chá, mas só consigo tomar depois do almoço. Cedo é só café ou variantes (Latte, Mocha etc).

 

 

Mas voltando ao assunto, como a minha mulher toma café quase sempre com açúcar e leite ela não consegue perceber a diferença do amargor. Outro dia eu fiz um coado pra gente com um café bom, ela percebeu que estava diferente e até elogiou, mas nem sabe dizer da diferença. Não nota o amargo, mas também não tem coragem de experimentar sem açúcar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O Nelson Rodrigues tem uma frase que explica essa pesquisa : "O homem só gosta do que comeu em criança."

No passado o café no Brasil era muito adulterado e para mascarar a adulteração a torra tinha que ser bem escura.

Quem tem mais de 50 anos vai lembrar que o café quando criança era um pó preto de torra fortissimo , que continha café ordinário e adulterado em altos indices com: palha de café, milho, cevada , melaço , pó de tijolo, terra, borra de café, palha de milho e corante caramelo para aumentar o amargor , por falta de opções de café de qualidade no mercado interno , essa beberragem com o tempo acabou virando o nosso padrão para café. Essa situação só vai começar a mudar no inicio dos anos 90.

O Brasileiro sempre viveu em um pais fechado , sem contato com outras opções de consumo , essa pseudo preferencia por torra escura é só o resultado de nosso isolamento.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm. Acho que mesmo quando o café é bom, gostamos dele um pouco mais forte. Não somos únicos no mundo, vide Itália. Por outro lado, quem não se lembra do café nos EUA pré-Starbucks? Me lembro a primeira vez que tomei em um avião em 81. Achei que era lavagem. Acho que na Europa a coisa sempre foi menos pior, mas o expresso que me lembro da França era meio aguado pro meu gosto. Nossa vizinha Argentina, talvez por influência francesa, também serve um café bem fraquinho. Pra tomar um expresso razoável por lá, só indo a um Mc Café.

Talvez o que o Carlos Eduardo conta tenha sido o pontapé inicial, mas para o bem ou para o mal, desenvolvemos nosso paladar nesse sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje o dono da cafeteria que frequento mostrou uma torra teste de seu fornecedor

mais clara

o café perdeu em aroma, crema e sabor

a torra anterior não era escura

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Ótimo tópico, é antigo mas descobri só hoje. Bem, cresci tomando cafés de supermercado com torras escuras, quando quero provar um "melhorzinho" pego um Melita Ragiões ou Sobesa "Gourmet", que tem torras médias. Pra favar a verdade dá a impressão de "café fraco", acho que vai ser difícil me adaptar aos cafés de qualidade e com torra média  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

É bem cultural isso. A Twinings teve que criar o chá lady grey (chá preto e bergamota bem fraco) para a europa setentrional porque o earl grey  era considerado muito forte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...