Ir para conteúdo

Artigo: consumidores preferem torra escura


Postagens recomendadas

Minha mulher acha chá preto muito forte.

toma apenas café com leite.

isso ainda porque me proponho a fazer.

gosta de bebidas suaves.

Mas aos poucos vou aumentando a quantidade de café no capuccino dela.  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahaha, viciando a moça  :D Eu tento fazer minha namorada gostar também, ele tem um paladar ótimo, me ajudaria muito, mas té  difícil, ela só toma café em capuccino com chantily   :unsure:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que me ajudou muito e também ajudou a patroa foi o corte do açúcar e sucos & cafés.

Quando eu comecei a uns 5 anos atraz demorou tipo 3 meses para me adaptar mas depois que você

retira totalmente o açucar vc passa a sentir mais o sabor real das coisas e a maioria dos cafés bem

torrados é de fato bem doce se bem extraido.

 

e o melhor de tirar o açucar é que sempre que você toma dark roast vc lembra o quao ruim ele é ;)

 

Mas acho que açuçar e sal (altas quantidades) faz parte da dieta do brasileiro em geral. Eu ainda me surpreendo

as vezes em ver amigos despejarem muito sal em cima de uma batata ou mesmo em um prato de comida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Açúcar eu não consigo abrir mão , mas o sal eu parei de consumir já faz uns 15 anos , rapidamemte vc se acostuma e percebe que quase tudo no Brasil é muito salgado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto as torras ainda não tenho um bom parâmetro de comparação pois só vim pegar um café melhorzinho agora e de torra pouco mais clara do que os velhos de supermercado. Quanto ao açúcar eu era resistente, minha irma tinha me falado uma vez que aboliu o açúcar pra sentir a diferença das capsulas nespresso do trabalho dela, que com açúcar parecia tudo igual, depois meu irmão me convenceu a tomar sem e tirei de vez, foi uma mudança meio brusca (com direito a algumas caras feias) mas fez bem, hoje café só sem açúcar, chá só sem açúcar, e suco com pouquíssimo açúcar... Prevenindo desde já pra não fazer parte do meu histórico familiar de diabéticos (avô e avó)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mulher era diabética e tinha pressão alta, então "cortamos" (reduzimos drasticamente) o sal há uns 4 anos, até tínhamos medo quando recebíamos visitas de a comida estar insonsa. Há 4 meses tive diagnóstico de diabetes, então foi-se o açúcar. Eu era uma formiga, como só eu comia açúcar em casa, dava pra mensurar: era quase 1 saco (de 5Kg, claro, por mês). Eu ficava imaginando o dia em que ficasse diabético (herança genética) o quão sofrido seria! Que nada, quando veio o diagnóstico cortei de um dia pro outro, sem remorso, sem culpa, sem saudades. De vez quando saio da linha, aumento a dose do remédio, e fica tudo certo.... Café era uma coisa que eu não imaginava que um dia tomaria sem açúcar! Hoje raramente ponho um pouquinho de açúcar, mais quando tô muito estressado. Mas isso era porque eu não tomava esse trem bom de café especial e gourmet, bem preparado, que tomo hoje. E graças a este Fórum maravilhoso, onde se compartilham tantas informações! Obrigado a todos!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caracas Lisboa, 5 kg!

 

Outra coisa que brasileiro usa bastante é leite condensado... É doce demais. Quer comer bastante caloria, tudo bem, mas equilibre com gordura.

 

Exemplos. Melhor trufa que brigadeiro. Melhor pudim de leite com gemas extras ao invés de pudim de leite condensado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc já comentou aqui. O meu é bom também, mas faz tempo que não faço. Estou fazendo de leite ultimamente.

 

Mas claro, de vez em quando não mata ninguém. Citei pela questão da cultura mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, claro.

 

A torra escura também é cultural.

 

Eu e uns amigos já falamos que quando éramos crianças você pedia um suco natural de laranja e no fundo do copo havia uma camada de 2 cm de açúcar. Hoje em dia, mesmo quando vem adoçado não é mais assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio! Sem baixaria! Brigadeiro, não! Num vem falar mal de brigadeiro (com Leite Moça e Ovomaltine, entre outros detalhes, receita aperfeiçoada nos últimos anos) que eu saio deste Fórum! rsrsrsrs um dos (hoje) raros surtos que tenho é justamente de brigadeiro, ou sagu (de vinho; ou a la Lisboa, com leite, leite de coco e coco ralado), ou pudim de leite condensado da minha família (também herdado de minha saudosa mama).

 

Abraços,

Lisboa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, justamente comprova meu ponto :)

 

No meu armário da cozinha tem uma lata de leite condensado. Vencida 01/04/2015 =)

Tá vencida não! me manda ela junto com o micro-filtro para nossos testes de TDA, que faço um belo dum brigadeiro com ela! Mas... só se for, Leite Condensado Moça.

 

Morei uns 7 anos em Rondônia, bem lá pro meio do mato mesmo, e em parte por causa do calor, mas principalmente pela falta de armazenamento e transposrte adequados, a maioria esmagadora de leite condensado lá já chegava "cozido", tipo na panela de pressão! uma vez ia fazer na pressão, mudei de idéia prum brigadeiro mas num deu! abri a lata e voilà! já tava prontinho, ponto duro para colher! Nem pra panela de pressão precisou ir! rsrs Quando eu vinha pra casa da minha irmã em Sampa abria uma lata e comia até puro, branquinho, molinho, minha irmã não entendia nada.... kkkkk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra quem não pode açúcar tem adoçante.

Vocês cortaram sal da comida? Isso eu teria problema. Até gosto de nozes sem sal (nos EUA era fácil de achar, aqui acho que nunca vi), mas não colocar na comida que cozinho eu acho que só se for por ordem médica mesmo.

Eu tinha um amigo indiano que colocava pimenta do reino em vez de sal na batata frita. Ficava bom, mas com sal ficava melhor.

Talvez se eu enchesse a comida de pimenta conseguisse encarar a falta de sal. Espero nunca ter que descobrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em comparação com outros países o pessoal realmente usa bastante sal e açúcar no Brasil. Quase não reparo mais, mas pessoal visitando da Alemanha e Italia sempre comenta. Curiosamente pessoal dos EUA nunca comentou sobre açúcar. Eles devem usar muito também ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o sal não apenas deixa salgado. "Acorda" as papilas para sentir melhor outros sabores. Deixa a comida mais gostosa.

 

Normal usar uma pitada de sal em doces por exemplo.

 

Imagino que o sal que o CaE comentou que cortou é o a mais, do saleiro na mesa... Se um restaurante começar a servir a comida sem temperar com sal, ele fecha =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vc se acostuma , o do saleiro é realmente desnecessário , mas uma vez abandonando o excesso vc percebe que quase tudo tem muito sal .

Por exemplo em uma macarronada , quase todos os ingredientes já posuem sal , e quando vc coloca por cima um parmesão brasileiro que tem muito sal , o prato pode ate ficar salgado.

 

O Sal quanto menos vc usa menos vc sente necessidade , aqui no Brasil e nos EUA , qualquer produto insdustrializado já é muito salgado.

Pão , queijos , margarinas e manteiga tem muito sal , mesmo os chamados sem sal tem sal , mas vc só percebe isso deixando colocar sal na comida , com o tempo vc vai acabar reduzindo o uso no preparo , e no final vai praticamente abandonar o sal no preparo.

 

Eu só exagerado esse terrorismo alimentar que existe hoje em dia , pois glutem , lácteos , sal , açúcar , carne e etc , faz mal a saúde .

A gente não é leão para só comer carne , pois o bicho tem um intestino minusculo , nem vaca para só comer folha pois não temos 4 estomagos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu demorei a me acostumar com café sem açúcar, mas depois que comecei fui parando aos poucos. Hoje já diminuí bastante a quantidade de doce nas coisas, tanto que se como um bolo de chocolate desses de festa, com aquela mega cobertura e recheio de brigadeiro, não me cai bem.

Agora, quanto à torra do café eu tenho preferido as mais claras, até porque só tenho coado no v60 e acho que esse método acaba realçando as características desse tipo de torrefação. Inclusive, tá até difícil aguentar um starbucks que meu pai trouxe da última viagem que ele fez. O café é o puro carvão. Acredito que até mais amargo que os nosso melitão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o sal não apenas deixa salgado. "Acorda" as papilas para sentir melhor outros sabores. Deixa a comida mais gostosa.

 

Normal usar uma pitada de sal em doces por exemplo.

 

Imagino que o sal que o CaE comentou que cortou é o a mais, do saleiro na mesa... Se um restaurante começar a servir a comida sem temperar com sal, ele fecha =)

E eu pensando que o Cae comia comida sem sal.  :lol:

Meu pai faz assim, teve uma lesão nos rins há mais de trinta anos.

Os médicos mandaram reduzir o sal e ele cortou geral.

Vou dizer, comida sem sal é punk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou dizer que a minha preferência é clara ou escura. Ja tomei bons cafés de torra clara e média, mas a tendência é eu ter melhores extrações de expresso com torras médias, o que acaba me inclinando mais para esta preferência. Prefiro o sabor, corpo, doçura e crema da torra media que a acidez floral da maior parte das claras... Claro que tomei ótimos cafés de torra clara também. Mas é só uma preferência... Já escura eu só suporto em métodos coados e adoçado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os americanos não se espantam com açúcar porque lá eles comem muito mais que aqui.

Quando eu morei lá, o que mais me impressionou na comida é como era doce. Mesmo comida de verdade, almoço, jantar...

Tudo com molho adocicado.

No dia de ação de graça, os pratos são de arrepiar os cabelos. O peru acompanha o molho de oxicoco (cranberry) que é uma geleia cheia de açúcar (a fruta sem açúcar é intragável, nada doce, acho que ácida e amarga). Sem falar na guarnição das batatas doces deles, que são umas batatas parecidas com batata baroa, só que laranja e mais doce. Isso eles fazem com... melado e marshmallow em miniatura. Não estou brincando.

Me lembro de uma vez no McDonalds pedir uma salada. Na hora do molho, pensei no que não teria açúcar (na verdade, high fructose corn syrup, já que milho subsidiado é bem mais barato que açúcar). Pedi um vinagrete. Quando pus na salada, saiu uma cola translúcida. Li os ingredientes e o primeiro da lista (o em maior quantidade) era... high fructose corn syrup, claro.

Sal lá era mais nos salgadinhos, com muito sal. Comprava os light com menos sal, que já eram bem salgados. Mas na comida botavam muito pouco sal. Isso eu me lembro desde a primeira vez que visitei, em 81 quando me serviram um frango completamente sem sal.

Vi um filme outro dia sobre efeito de açúcar na comida. Baseado naquel Supersize me (ótimo), só que feito por um australiano. Não é tão bom, mas é interessante. O Australiano médio consome 40 colheres de sobremesa de açúcar por dia (197 ml). Só não ficou muito claro como a conta é feita. A princípio é somando também açúcares naturalmente encontrados na comida.

O hábito alimentar de todos esses países anglos deve ser bem parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bem bacana esse artigo do ensei neto sobre torra clara e torra escura.

http://www.thecoffeetraveler.net/new-blog-3/2015/8/19/a-torra-clara-a-torra-escura-e-a-pasta-al-dente

no fim das contas o melhor conselho que deu e `desencanar`.

Ultimamente tenho apreciado no expresso torras media, media escuras.

Mas nada comparado com as torras escuras de cafe tradicional da pesquisa desse tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Mudei bruscamente minha preferencia para torras médias depois de experimentar um "rancho são gabriel", lfoi abrupto, eu já não tomo com aćucar há anos, mas depois do pacote de 1kg que comprei em minas de um torra média, nunca mais achei um torra escura que me agradasse, mas mesmo assim sempre .obtenho mais crema com as torras escuras, normal isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prensas dão um bom café! Creio ser uma das maneiras mais semelhantes de preparar café com aquelas usadas nas degustações para pontuar o líquido negro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...