Jose Alexandre Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Ensei Neto diz que "(...) Starbucks está inaugurando uma Nova Era do Café, quando a qualidade deixa de ser algo originalmente produzido na Natureza e pelas mãos dos cafeicultores, passando para a indústria a missão de ajustar artificialmente a qualidade sensorial dos cafés que serão bebidos." http://coffeetraveler.net/nada-sera-como-antes/ Se isso acontecer a coisa vai ficar sem graça abc Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Por isto que o café americano lidera a qualidade no mundo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Olá José! Achei interessante a matéria com o Ensei. Sei que existem muitas pesquisas sendo feitas com café, mas eu particularmente acho que a manipulação de substâncias no café cru não é algo que chegará a ser tão comum, pois embora o processo pareça simples, ele é na verdade bem complicado e envolve muitos parâmetros que são difíceis de serem controlados. Mas quem sabe! Antigamente as pessoas elaboravam alimentos conforme a produção, por exemplo, a geleia de morango era fabricada porque existiam muitos morangos e era necessário fazer algo com aquela matéria-prima. Atualmente a indústria é capaz de fazer uma geleia de "morango" sem morangos... Em termos de aromas e sabores eu nunca experimentei algo artificial que fosse melhor que o natural. Por isso não acredito que algo tão bom possa ser feito artificialmente com o café, mas a gente nunca sabe né? Abçs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Um pouquinho OT, mas quem puder leia o livro Fast Food nation. Vai dar vontade de passar longe de McDonalds e Cia..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Fontes Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 A verdade é que as pessoas vão empurrando e a massa vai comprando, vai aceitando, sem perceber. Todo mundo era contra os alimentos geneticamente modificados, agora vários são, estão nas prateleiras do mercado e ninguém percebe... Tem lá um aviso nos produtos, mas ninguém lê. Veja bem, não estou reclamando. De forma alguma. Estou apenas constatando o que acontece. Com o tempo a qualidade cai e a única coisa que fica são as famosas frases "No meu tempo isso e aquilo eram bem mais gostosos"... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Eu não sei li a mesma matéria que vocês. Acho a perspectiva interessante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Vão fazer uma cirurgia plástica no grão, faz uma lipo aqui, põe um silicone ali e logo temos o grão melão, grão moranguinho, grão pera,..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Já fazem isso. Ou os grãos hibrídos são o que, exatamente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Hibrido é hibrido, nào tem processo quimico, tem ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Não tem. Mas é fruto da tecnologia e da mão do homem. Existe um preconceito contra "processo químico". Pode ser bom ou ruim, como qualquer coisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Coisas distintas. Híbrido é o café modificado geneticamente, como cita o Ensei quando fala dos cafés que carregam um pouco do gene do canephora. Tratamento químico é no beneficiamento... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Você tem razão, tudo tem processo quimico hoje, e esta é a desgraça da humanidade, nunca vi tantas pessoas com Alzheimer,..., certa vez vi um cientista culpando a pipoca de micro ondas , acho que foi o único produto que ele conseguiu por a culpa sem ser estilhaçado pelos poderosos, entào se podemos tomar o produto natural eem dúvida é melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Acho que tem lenda urbana nisso também. As pessoas não tinham Alzheimer porque morriam com 40 anos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 O que a Embrapa faz é uma coisa, agora manipulação química sem necessidade eu estou fora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 19 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2013 Salve Anita, que eu saiba, não há aplicação de produtos químicos nas fases do beneficiamento. Ao contrário, usa-se ar para ventilar, separar por sopro, e rolo imantado para atrair torrões, além de peneiras para separar os grãos por tamanho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Não Alexandre, o comentário era sobre como a Starbucks vai retirar os aspectos indesejáveis e colocar os desejáveis nesta pesquisa citada, acreditando que seja um processo químico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Alex, referi-me ao processo de levedura bioquímica, durante o beneficiamento, que foi assunto da semana: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/comida/138639-bioquimica-permite-novo-modelo-de-cafe.shtml beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Salve Anita. Entendi a confusão. A matéria se refere não ao benefício, mas ao despolpamento por via úmida e desmucilagem por fermentação em tanque. Chamados de cafés lavados. Processo comum em muitos países andinos. O benefício começa após esta fase e após os grãos estarem secos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Entendi. Obrigada pelo esclarecimento. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Sartori Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Ensei Neto diz que "(...) Starbucks está inaugurando uma Nova Era do Café, quando a qualidade deixa de ser algo originalmente produzido na Natureza e pelas mãos dos cafeicultores, passando para a indústria a missão de ajustar artificialmente a qualidade sensorial dos cafés que serão bebidos." http://coffeetravele...era-como-antes/ Se isso acontecer a coisa vai ficar sem graça abc Estamos em um tempos onde as sementes chamadas crioulas foram substituidas pelas sementes transgênicas, visando produção e a fugacidade da riqueza. Consequentemente temos pessoas doentes, saúde caótica prestada pelo estado e por ai vai. Não vou divagar sobre isso. Agora o café. Por isso penso e entendo que os cafés orgãnicos/biodinâmicos que acima de tudo estão em harmonia com a natureza, são o que há de melhor. A qualidade está no tratamento que você da ao grão, ao relacionamento que se tem com a terra. Ela devolve o que der para ela, isso é fato. Quando o cara diz que "a qualidade deixa de ser algo originalmente produzido na Natureza", está se enganando, mesmo ao povo e a quem compra. Ou seja, a cadeia começa suja e termina suja. O que pode-se esperar disso é simples de entender. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 20 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2013 Poético e incompreensível... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Chieregatti Postado 26 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2013 Eu posso ir na contramão, mas achei até interessante todo o processo. Se é possível quimicamente extrair o que há de melhor em um café e expurgar o que não é bom, por que não? Fico imaginando um blend com um robusta modificado pra agregar só suas qualidades à xícara. Achei o máximo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 12 Dezembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 12 Dezembro 2013 Não sei Márcia... acho que o texto do Ensei vai na direção de que pode ser possível tornar um café nada especial em excepcional no beneficiamento partindo desse princípio e se isso for mesmo possível, um café com origem certificada perderia a razão de ser att 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Chieregatti Postado 12 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Dezembro 2013 Concordo em parte com você, José Alexandre, pois nada é inteiramente bom ou inteiramente ruim. Um dos grandes problemas é a concentração da técnica nas mãos de poucos em razão do poder econômico. No final, com marketing e com um jogo pesado de distribuição, quem detém a técnica vai vender a "ideia maravilhosa" e engolir os pequenos. Você não deixa de ter razão. Eu é que sempre fico tentando ver um lado positivo nas coisas... Preciso sempre de alguém que me chame à realidade para me lembrar da natureza humana! Mas não tem jeito, não... sou uma eterna otimista. Abraço. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 13 Dezembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2013 Já eu tendo ao pessimismo mas não acho isso qualidade também é preciso ver o lado bom da das coisas Pequeno texto do Xico Graziano faz pensar nesse sentido "Na Embrapa, um gene de cafeeiros resistentes à seca foi introduzido em plantas de fumo, fazendo-as suportar a falta de água no solo." admito selecionar esse trechinho acima foi ironia, mas realmente estou me esforçando para ver o lado bom da coisa abc 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas