Ir para conteúdo

andreiasuzuki

Senior Members
  • Total de itens

    79
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que andreiasuzuki postou

  1. Olha, você provavelmente não torra né? Quando torrado o café perde cerca de 15 - 20%, do seu peso inicial. Para que o café chegue torrado de maneira correta nas mãos do consumidor, pode ter certeza de que ele passou por uma boa análise do melhor perfil de torra, e para isso foram gastos mais uns bons Kg de café cru. Consigo contar nos dedos de uma mão as torrefações/mestres de torra que confio, e já perdi as contas de quantas torras ruins já encontrei. Fora o preço da embalagem e etc. Quando compramos um café de R$52,00 cru, pode ter certeza que você não o encontrará torrado por menos de R$150,00. Acho o preço honestíssimo, pois é uma ótima oportunidade para aqueles que não torram, poderem também participar das nossas compras coletivas e provarem os cafés de alta qualidade que o Igor generosamente gasta seu tempo selecionando pra nós.
  2. Olá Pessoal! Passando aqui pra divulgar a nova Pós-Graduação em Tecnologia de Cafés Especiais do UniBH Coordenação: Verônica Belchior Carga horária de 432 horas, duração de 2 semestres. Aulas com início em Março de 2017! Mais informações só clicar no link acima. Abçs e ótimos cafés a todos!
  3. Que bom que você avisou, muitas vezes não é o produtor que torra, e ele acaba não tendo ideia do problema. Caso ele seja o torrador, é bom ele saber que precisa melhorar a torra. :-)
  4. De onde é esse café? de repente você poderia alertar a pessoa que torrou sobre o problema...
  5. A perda foi pequena, algo entre 11-12%. Concordo com o José Cal, as vezes os grãos ficam assim mesmo (heterogêneos), tem que provar para ver o sabor, as vezes eles ficaram bons! Tinha bastante grão verde no café da Boa Sorte, eu catei muitos antes de torrar, esses sim podem dar problemas de sabor durante a torra.
  6. Torrei o Mantissa na Hottop essa semana e consegui um café bem doce e frutado... Infelizmente não posso dar muitas dicas de torra porque a Hottop não segue exatamente o padrão normal de outros torradores. Mas como a safra é nova, o café ainda está bem denso, sendo mais difícil de torrar A foto da torra não está tão boa, mas infelizmente é a única que eu tenho.
  7. Devem ter um controle sim, caso contrário não iriam conseguir repetir. :-)
  8. Exato! realmente pode surgir uma combinação interessante, mas sem o devido controle as chances de repetibilidade serão muito baixas.
  9. Eu acho que tem muito alvoroço e pouco controle sobre esse método...
  10. Amanhã vou provar junto com a Verônica as primeiras amostras :-)
  11. E aí?? resolvi aparecer e dar a minha opinião a respeito das cafeterias de BH que conheci recentemente. A Academia sem dúvida é de muita qualidade e já conheço faz tempo. Semana passada fui no Kahlua e sinceramente foi decepcionante... Hoje fui ao Braga Pão de Queijo (que fica no Mineirão) e achei muito bom! Tudo bem que o meu café foi tirado por uma amiga barista (que já deu consultoria lá) e ela precisou dar uma regulada no moinho, mas se quiserem provar logo eu recomendo, pois o moinho ja está regulado :-) Considerando que essa é a única cafeteria que conheço com café descente na região da Pampulha, acho válido conhecer se estiver por perto.
  12. Oi Carlos, pois é a grande maioria dos trabalhos que falam sobre reaproveitamento de resíduos acabam sendo inviáveis, mas de certa forma podem iniciar um ciclo de ideias. A geração de resíduos, tanto do café como de outros materiais, é muito grande e o acúmulo é um problema. Se eu encontrar algo mais viável (mesmo que somente em escala caseira) eu posto aqui. :-)
  13. Existem pesquisas sendo feitas com a borra, achei bem interessante, considerando a quantidade de borra produzida. http://www.sciencedaily.com/releases/2013/09/130909152932.htm http://www.sciencedaily.com/releases/2014/05/140522104702.htm
  14. Olá rgbessa! Muito bom ver que existe um futuro dono de cafeteria preocupado com a qualidade! Já ouvi falar bem da Nuova Simonelli em estabelecimentos comerciais, mesmo a de um grupo. Mesmo sendo mais difícil ter uma máquina boa e ter baristas treinados (o que é importantíssimo), acho que o retorno a longo prazo será melhor.
  15. Também quero! Outra coisa, já ouvi falar muito mal do Segafredo que vende no mercado...
×
×
  • Criar Novo...