Ir para conteúdo

café artificial


Postagens recomendadas

Ensei Neto diz que

"(...) Starbucks está inaugurando uma Nova Era do Café, quando a qualidade deixa de ser algo originalmente produzido na Natureza e pelas mãos dos cafeicultores, passando para a indústria a missão de ajustar artificialmente a qualidade sensorial dos cafés que serão bebidos."

http://coffeetraveler.net/nada-sera-como-antes/

Se isso acontecer a coisa vai ficar sem graça

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá José!

 

Achei interessante a matéria com o Ensei. Sei que existem muitas pesquisas sendo feitas com café, mas eu particularmente acho que a manipulação de substâncias no café cru não é algo que chegará a ser tão comum, pois embora o processo pareça simples, ele é na verdade bem complicado e envolve muitos parâmetros que são difíceis de serem controlados. Mas quem sabe!

Antigamente as pessoas elaboravam alimentos conforme a produção, por exemplo, a geleia de morango era fabricada porque existiam muitos morangos e era necessário fazer algo com aquela matéria-prima. Atualmente a indústria é capaz de fazer uma geleia de "morango" sem morangos...

Em termos de aromas e sabores eu nunca experimentei algo artificial que fosse melhor que o natural. Por isso não acredito que algo tão bom possa ser feito artificialmente com o café, mas a gente nunca sabe né?

 

Abçs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é que as pessoas vão empurrando e a massa vai comprando, vai aceitando, sem perceber.

 

Todo mundo era contra os alimentos geneticamente modificados, agora vários são, estão nas prateleiras do mercado e ninguém percebe... Tem lá um aviso nos produtos, mas ninguém lê.

 

Veja bem, não estou reclamando. De forma alguma. Estou apenas constatando o que acontece. Com o tempo a qualidade cai e a única coisa que fica são as famosas frases "No meu tempo isso e aquilo eram bem mais gostosos"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coisas distintas.

 

Híbrido é o café modificado geneticamente, como cita o Ensei quando fala dos cafés que carregam um pouco do gene do canephora.

 

Tratamento químico é no beneficiamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem razão, tudo tem processo quimico hoje, e esta é a desgraça da humanidade, nunca vi tantas pessoas com Alzheimer,..., certa vez vi um cientista culpando a pipoca de micro ondas , acho que foi o único produto que ele conseguiu por a culpa sem ser estilhaçado pelos poderosos, entào se podemos tomar o produto natural eem dúvida é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Anita, que eu saiba, não há aplicação de produtos químicos nas fases do beneficiamento. Ao contrário, usa-se ar para ventilar, separar por sopro, e rolo imantado para atrair torrões, além de peneiras para separar os grãos por tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Anita.

Entendi a confusão. A matéria se refere não ao benefício, mas ao despolpamento por via úmida e desmucilagem por fermentação em tanque. Chamados de cafés lavados. Processo comum em muitos países andinos.

O benefício começa após esta fase e após os grãos estarem secos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ensei Neto diz que

"(...) Starbucks está inaugurando uma Nova Era do Café, quando a qualidade deixa de ser algo originalmente produzido na Natureza e pelas mãos dos cafeicultores, passando para a indústria a missão de ajustar artificialmente a qualidade sensorial dos cafés que serão bebidos."

http://coffeetravele...era-como-antes/

Se isso acontecer a coisa vai ficar sem graça

abc

 

Estamos em um tempos onde as sementes chamadas crioulas foram substituidas pelas sementes transgênicas, visando produção e a fugacidade da riqueza. Consequentemente temos pessoas doentes, saúde caótica prestada pelo estado e por ai vai. Não vou divagar sobre isso. Agora o café. Por isso penso e entendo que os cafés orgãnicos/biodinâmicos que acima de tudo estão em harmonia com a natureza, são o que há de melhor. A qualidade está no tratamento que você da ao grão, ao relacionamento que se tem com a terra. Ela devolve o que der para ela, isso é fato. Quando o cara diz que "a qualidade deixa de ser algo originalmente produzido na Natureza", está se enganando, mesmo ao povo e a quem compra. Ou seja, a cadeia começa suja e termina suja. O que pode-se esperar disso é simples de entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso ir na contramão, mas achei até interessante todo o processo. Se é possível quimicamente extrair o que há de melhor em um café e expurgar o que não é bom, por que não? Fico imaginando um blend com um robusta modificado pra agregar só suas qualidades à xícara. Achei o máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Não sei Márcia...

acho que o texto do Ensei vai na direção de que pode ser possível tornar um café nada especial em excepcional no beneficiamento

partindo desse princípio e se isso for mesmo possível, um café com origem certificada perderia a razão de ser

att

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em parte com você, José Alexandre, pois nada é inteiramente bom ou inteiramente ruim. Um dos grandes problemas é a concentração da técnica nas mãos de poucos em razão do poder econômico. No final, com marketing e com um jogo pesado de distribuição, quem detém a técnica vai vender a "ideia maravilhosa" e engolir os pequenos. Você não deixa de ter razão. Eu é que sempre fico tentando ver um lado positivo nas coisas... Preciso sempre de alguém que me chame à realidade para me lembrar da natureza humana! Mas não tem jeito, não... sou uma eterna otimista. Abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu tendo ao pessimismo

mas não acho isso qualidade

também é preciso ver o lado bom da das coisas

Pequeno texto do Xico Graziano faz pensar nesse sentido

"Na Embrapa, um gene de cafeeiros resistentes à seca foi introduzido em plantas de fumo, fazendo-as suportar a falta de água no solo."

admito selecionar esse trechinho acima foi ironia, mas realmente estou me esforçando para ver o lado bom da coisa

abc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...