Ir para conteúdo

Procedimento de instalação do controlador de temperatura PID (REXC100)

Postagens recomendadas

Será realizado um procedimento técnico consistente na instalação de um controlador de temperatura do tipo PID, modelo REX C100, na máquina de café Gaggia Classic Evo Pro, com o objetivo de proporcionar maior estabilidade térmica durante a extração, elevando a precisão e a qualidade do preparo.

A referida intervenção seguirá, de forma criteriosa, as orientações técnicas constantes no tutorial disponibilizado no site Espresso Hackers, intitulado “PID Installation for Beginners – Gaggia”, bem como o conteúdo demonstrativo apresentado em vídeo na plataforma YouTube (

O procedimento compreenderá, em síntese: (i) a adequada fixação do sensor de temperatura (termopar) no conjunto do boiler; (ii) a ligação elétrica do controlador PID aos componentes internos da máquina, respeitando-se os padrões de segurança; (iii) a instalação do relé de estado sólido (SSR), responsável pelo controle da resistência; e (iv) a configuração inicial do controlador, de modo a garantir o funcionamento eficiente e seguro do sistema.

Ressalta-se que todas as etapas serão executadas com observância às boas práticas técnicas, visando assegurar a integridade do equipamento e a confiabilidade do sistema após a instalação.

Lembrando ainda que já utilizo nessa máquina uma mola OPV de 6,5.

Lista de materiais: 

REX-C100

SSR 40A 24-380 VCA 3-32VCC

Termopar tipo K (modelo com arruela)

35 cm de fio amarelo 2,5 mm

35 cm de fio verde 2,5 mm

40 cm de fio vermelho 2,5 mm

120 cm de fio preto 2,5 mm

Pasta de composto térmico 

8 terminais tipo forquilha/garfo

image.png.17ba47533483f3af6eddbc39447baccc.png

2 terminais tipo macho (faston)

image.png.e0270b5bbf675e5f072dbe5cabd3b1c4.png

2 terminais piggyback

image.png.02cdad603a78c074885e8e4c6caa98be.png

Grande parte dos equipamentos foram comprados na aliexpress e estou aguardando a chegada para dar início a instalação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...

Fiz a Instalação do PID na minha Gaggia e deu tudo certo na extração do Café mas quando eu aciono o botão de vapor a temperatura passa dos 170 e o termopar só abre quase em 180 graus e com isso a maquina faz uma barulho de borbulho que não tinha, se ela tiver aberta percebo que o cano da saida de retorno da opv agua está borbulhando, nem mexi no termopar do vapor, então ao acionar o botao de vapor pelo esquema eletrico da Gaggia ela da um curto no termopar do brew (inutilizando o PID) e passar só pelo termopar de vapor o problema é como se o termopar demoarasse muito para abrir e com isso passasse da temperatura padrão o problema que nem toquei nele e sem ele a gaggia original não fazia isso, sem que eu não tinha um PID mas o barulho de borbulho não existia.

Gostaria de saber como ficou a sua depois da instalação, se ficou assim também ao acionar o vapor.

Link para o comentário

Em 18/04/2026 at 22:36, Mairon Silva de Souza disse:

Fiz a Instalação do PID na minha Gaggia e deu tudo certo na extração do Café mas quando eu aciono o botão de vapor a temperatura passa dos 170 e o termopar só abre quase em 180 graus e com isso a maquina faz uma barulho de borbulho que não tinha, se ela tiver aberta percebo que o cano da saida de retorno da opv agua está borbulhando, nem mexi no termopar do vapor, então ao acionar o botao de vapor pelo esquema eletrico da Gaggia ela da um curto no termopar do brew (inutilizando o PID) e passar só pelo termopar de vapor o problema é como se o termopar demoarasse muito para abrir e com isso passasse da temperatura padrão o problema que nem toquei nele e sem ele a gaggia original não fazia isso, sem que eu não tinha um PID mas o barulho de borbulho não existia.

Gostaria de saber como ficou a sua depois da instalação, se ficou assim também ao acionar o vapor.

Boa noite. Verifico isso amanhã, pois uso essa máquina no meu escritório e pra te falar a verdade, nunca usei o bico vaporizador.

Link para o comentário