Ir para conteúdo

Café Individual


Jose Alexandre

Postagens recomendadas

Experimentei hoje

http://www.cafefazendacaete.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20:cafe-individual-e-noticia-nacional&catid=6:videos&Itemid=17

não tem nada especial, mas não desgostei

café arábica tradicional

no meu trabalho só tomam café solúvel

levei uma caixa desses sachês que fez sucesso

alguém já provou?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema é o mesmo que com o chá. Apesar de minha ojeriza por chá, ouvi que chá em squinho é bem pior do que o com a erva solta.

Eu chutaria que pra o tempo de infusão ser razoável, a moagem tende a ser fina (não há problema de resíduos como na french press, dada a malha do saco ser fina), que

favorece a sobre-extração e pode gerar amargor. Isso assumindo que a matéria prima é boa e não foi disfarçada, como já foi levantado alhures, pela torra escura e moagem fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Näo provei , mas , se antes era café solúvel/Nescafé , não tenho dúvidas que melhorou 1000%.

Antes seus colegas bebiam uma água quente e escura com um gosto que lembra café :( , mas , agora , graças ao seu ato civilizatório eles estäo bebendo café :)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Alexandre, achei interessante. Não deixa de ser uma forma diferente de fazer o café coado. A grande vantagem que eu acho é ele ser relativamente barato, pois 40 centavos cada café está um bom preço, o que possibilita a difusão do gosto do café arábica meio a um público mais acostumado com o robusta. Acho que é uma forma suave de introduzir novas experiências com o café pra quem está acostumado a tomar café com rama e sabe lá mais o quê. Particularmente sou sempre favorável a coisas novas, pois haverá sempre um nicho no mercado a ser preenchido. Não é porque a gente gosta de expresso que as outras formas de tomar café são menores ou tipicamente de gente que "não entende do assunto". Tem mais é que satisfazer o gosto pessoal. Legal! Vou até experimentar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito mais essa "invenção" e antiquerrima ...

As companhias aéreas americanas já serviam café em saquinho na década de 70 - 80 nos seus voos, e não estranharia se ainda utilizassem.

Lembro de uma viagem, acho que a companhia chamava Northeast Western (nem sei se ainda existe), onde os passageiros tinham de ir até a "cantina" buscar a bandeija de comida, me serviram um desses. Serviço péssimo mas avião novinho e vazio.

Quando falei que não tinha gosto de nada e parecia água suja, o atendente, um jovem muito gentil, me trouxe um com três o quatro saquinhos, e que conseguiu ser pior ainda :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o caminho é por aí, para as pessoas aprenderem a tomar um café melhor precisam estar com a mente aberta e se sentirem a diferença e gostarem do resultado com certeza vão por a mão no bolso. A coisa vai devagar, num dia pode ser do café solúvel para 100% arábica tradicional, no outro para um gourmet ou especial.

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito mais essa "invenção" e antiquerrima ...

As companhias aéreas americanas já serviam café em saquinho na década de 70 - 80 nos seus vode eos, e não estranharia se ainda utilizassem.

Lembro de uma viagem acho que a companhia chamava Northeast Western (nem sei se ainda existe), onde os passageiros tinham de ir até a "cantina" buscar a bandeija de comida, me serviram um desses. Serviço péssimo mas avião novinho e vazio.

Quando falei que não tinha gosto de nada e parecia água suja, o atendente, um jovem muito gentil, me trouxe um com três o quatro saquinhos, e que conseguiu ser pior ainda :-)

 

Nos hotéis americanos até 4 ou 5 anos atrás tinha algo parecido com esses sachets e uma cafeteira adaptada nos quartos, produzia chafé.

No Brasil é a primeira vez que eu vejo, e pelo o que o Alexandre disse não deve ter gosto de chafé.

De qualquer forma, antes um chafé , que o melhor nescafé mundo.

 

Abs

C. Eduardo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembro de ter visto em hotéis recentemente simplesmente café já dentro de um filtro. Acho que é simplesmente o coado normal americano,

só que com o fitlro já costurado. Minha mãe até outro dia foi a um hotel e disse que não entendeu e terminou abrindo o saco e usando um guardanapo como coador.

Bem, minha mãe não é exatamente uma pessoa razoável, mas fica a história. O café teria ficado horrível de qualquer modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante. Usando pó bom, moagem, quantidade de água e tempo certos, não tem pq ficar ruim. A extração é por infusão como na prensa francesa. Em casa daria para usar um infusor de chá (teria que ter malha fina) e moer grosso, como esse:

 

Peneira%20Infusora%20de%20Cha%20-%20Mimo.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, para o café mais fino existe a opção dos saquinhos de material bem fininho, feitos especialmente para fazer chá. Eles fecham como um travesseiro.

Na primeira foto, eu mostro ele aberto e, na segunda, ele fechado, já com a dobra para fora:

 

foto2_zps1d17f900.jpg?t=1386552416

saquinho_zps5f8bc459.jpg?t=1386552484

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Marcia, é uma opção! Talvez não caiba muito pó mas é só colocar menos água na xícara. Ficaria realmente equivalente ao "café individual".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...