Ir para conteúdo

Café moído em casa não coa direito


Tárcio Zemel

Postagens recomendadas

Olá a todos!

 

Durante toda a vida venho tomando esses cafés de mercado, mas, recentemente, decidi levar o café mais a sério e venho estudando/experimentando por conta própria sobre o assunto sempre que possível. Para iniciar, comprei um moedorzinho caseiro, desses de moer até 65g, e peguei meu primeiro café em grãos por indicação de um colega - que bebe de forma casual, nem sei ao certo o motivo desta específica indicação.

 

Conheci o Clube do Café esses dias, fiz meu cadastro e estou lendo num ritmo que consigo acompanhar. Mas são muitos conteúdos, já com nomes e jargões que ainda desconheço, então vai levar um tempinho para chegar ao nível dos colegas... :rolleyes: Então, se me permitem, comecemos com um pedido de indicação de como resolver uma questão que aqui acontece.

 

O principal problema que trago hoje é: o café que môo em casa, mesmo deixando bastante tempo (~1m) para ficar tão fininho quanto o já comprado assim, não deixa a água passar direito pelo coador (de papel)! Quanto deixo moendo uns 30s, então, para testar com moagem média, aí é que tenho que esperar pacientemente, mesmo...

 

Isso é normal? É uma situação esperada para quando se mói em casa e se tenta fazer num filtro de papel? Se estou fazendo algo "errado" em função de alguma peculiaridade, o que poderia ser? De que maneiras posso contornar a situação?

 

Desde já agraço e espero aprender bastante com todos os colegas do fórum!

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Tárcio.

Seja bem vindo ao CdC.

Se o fluxo da água está lento, é possível que o pó esteja demasiadamente fino. Experimente criar pó mais grosso e teste sob condições semelhantes, porém com a granulometria mais grossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando as informações de Alexandre, os moinhos de facas (como o seu) são difíceis de regular a granulometria, além de produzir muitas partículas finas, que conferem um sabor amargo ao café.

Como moinho de entrada, os colegas gostam bastante do Krups GVX, que é um moedor de mós e se acha por uns $R180.

O café que utiliza é novo no mercado e ainda não vi comentários sobre ele. Tem tópicos com lista de cafés recomendados que pode consultar.

Ainda, vários vídeos na internet sobre extração com filtro dão boas dicas sobre dossagens, tempo, temperatura, etc.

O coado é um método que, quando bem executado, da ótimos resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da pra incrementar,

Sugestoes:

Krups moedor ou porlex ou hario mini

Hario V60-2 ou 1 se for apenas p vc.

Moer mais grosso, igual grao de acucar cristal.

Este moedor de laminas da bastante particulado, alem de dificil acertar a granulometria.

Ah, sim: comprar bons cafes!!! Tem varios por ai. esqueca os cafes em graos vendido em supermercados :)

Experimente: unique cafe, orfeu, madame dovellier, entre outros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tárcio, bem-vindo ao Clube!

 

Você não especifica que porta-filtro está usando.

 

Além do que o pessoal já te explicou, principalmente da moagem, se seu porta-filtro for um Melitta ele tem o furo pequeno demais, o que torna a extração ainda mais lenta. Pessoal brinca aqui que o Melitta só "arrombando" o furo. Se comparar com o Hario, por exemplo, este tem o furo bem maior.

 

Temos uns tópicos sobre coado de papel que podem te ajudar. Inclusive com fotos do porta-filtro com o furo aumentado. Mas um moinho melhor, mesmo que manual, já será um grande salto.

 

Bons cafés!

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei um moinho como o seu durante mais de um ano para coado em cafeteira elétrica. Nunca tive problema. Não cronometrava o tempo de moagem, mas com certeza era menos de um minuto.

Você está usando quantos gramas de pó/grão? Acho pouco provável ser a moagem fina. O café que se compra no supermercado aqui já é tão fino que nem sei se dá pra fazer mais fino nesses moedores.

Será que você não está usando bastante pó e jogando água um pouco devagar demais? A proporção comum é 10% do peso da água em pó: 30g de grão/pó para 300 ml (=g) de água, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé.

Só que não, né?

A relação de 1/10 parece-me demasiada.

 

A quantidade sugerida pelos torrefadores brasileiros é de 80 gramas (4 colheres de sopa) para cada litro de água.

A SCAA adota como padrão (standard) para suas avaliações 55 gramas para cada litro de água.

Eu utilizo em cass, tanto em cafeteiras elétricas como manuais, entre 45 e 55 gramas, dependendo da característica do café e do tipo de torra aplicada.

Nas cafeterias, usando as Bunn VP17, usávamos 60 gramas/litro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a caixa do meu Hario que terminei de jogar fora fala de 10 a 12 gramas para 120 ml, portanto o valor que dei pelo menos tem alguma referência, sem falar que li aqui também que o 10 para 1 é corriqueiro em pindorama, apesar de alguns julgarem este valor muito alto. Eu pessoalmente gostei do resultado no Hario. Nada contra seguir SCAA ou qualquer outro protocolo. Só me parece estranho o caso do nosso colega. Nunca tive este problema, mesmo usando talvez bem mais pó do que vários usam. Mas vamos esperar ele se manifestar de novo (ou talvez seja o FR mesmo, como sugeriu o Miyamoto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma, consistência de moagem é complicado com moedor de lâminas. O comportamento da moagem pode mudar muito de café pra café, ou até com o próprio envelhecimento do grão, de modo que é difícil estabelecer parâmetros consistentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Apenas para acrescentar, numa mesa de prova as quantidades são 10 gramas de pó para 150 ml de água. Porém com parâmetros de granulometria e de ponto de torra que distam muito dos praticados quando visado o consumo da bebida café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, muito obrigado a todos pelas respostas e indicações até agora! No meu primeiro post já me senti muito bem recebido no Clube e é bom ver que todos estão dispostos a ajudar mesmo os iniciantes! Vou ter que pegar mais alguns brinquedinhos para começar a pesar e medir as coisas...!

 

Quanto ao porta-filtro, na verdade não deu para especificar porque é um sem-marca que nem sei como veio parar na minha mão. De qualquer maneira, quando fui ver como era o furo, o "mistério" foi desvendado. Realmente é incrível como pode passar até água pura por ali...

 

Vou seguir o conselho e pegar um Hario V60-1 - pesquisei um pouco e vi nesta loja por um preço que considerei interessante (estou bastante inclinado a pegar o vermelho), mas, de repente, os colegas podem sugerir algum outro lugar.

 

 

 

PS: Não sou o Fogo Ruivo. =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou seguir o conselho e pegar um Hario V60-1 - pesquisei um pouco e vi nesta loja por um preço que considerei interessante (estou bastante inclinado a pegar o vermelho), mas, de repente, os colegas podem sugerir algum outro lugar.

 

Compre o V60-1 se for pra vc ou no máximo 2 pessoas. Eu tenho o de porcelana vermelho e o de acrílico transparente. Se for comprar o de acrílico pega o transparente que além de tudo é muito bonito e permite uma visualização bem legal.

 

Pesquise tb no site da martins café, atelie do grao, coador dourado, academia do café, são mais alguns que lembrei aqui de cabeça que vendem os hario.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Coador Dourado tem também: http://www.coadordou...o/porta-filtro/

Eles são patrocinadores do fórum, se não me engano, mas o preço está um pouco melhor que na coffee lab. O filtro do Hario é um pouco diferente do Melitta, portanto talvez você queira comprar um kit com filtros também. Eu paguei 40 USD no ebay por um Hario tam. 02 e 200 filtros. Só tem que ter paciência. No meu caso, foi a encomenda mais rápida das estrangeiras: 20 dias. Pelo menos não teve imposto, já que foi abaixo de USD 50. O vendedor do ebay foi ebisujapan2013. É claro que tem a opção do Melitta, que me pergunto se é de fato pior (eu não tinha Melitta e acabei me deixando levar pelos comentários sobre o Hario).

 

Na verdade, se você se animar, tem os moinhos manuais da Hario também no CD. Eles têm qualidade melhor do que você comprou e o único inconveniente é ter que girar a manivela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Melittão! Inclusive fiz um café nele este final de semana. Eu estava tão destreinado no coado que o café ficou horrível. Tenho que lembrar como se faz. A torra era escura e a extração foi lenta. Ficou muito amargo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Cerca de 2 dias depois do pedido chegou a encomenda, parabéns ao Coador Dourado pela rapidez! Certamente um dos problemas era o tamanho do buraco do porta-filtro, mas receio que o jeito/técnica que estou usando e como estou fazendo esteja influenciando, porque melhorou a fluidez, certamente, mas ainda está demorando cerca de 3~5m para se fazer 1 xícara.

 

Para tirar a teima com os colegas, registrei as etapas do preparo. Gostaria de pedir ajuda aos colegas em relação ao processo, se a granulação está correta, o modo de colocar a água, enfim, todos os passos (clicando na imagem ela abre uma nova aba com a versão em tamanho original).

 

cafe.jpg

 

Depois que fiz essa proporção de 6g/100mL, realmente ficou melhorzinho e não estou mais fazendo "chafé", mas talvez ainda esteja ligeiramente aguado para alguns.

 

Na verdade, não sei se está tudo normal, se falta algo em alguma etapa, se é assim, se o tempo é mais ou menos esse; enfim, qualquer sugestão é bem-vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu pó costuma ser mais fino que o seu, mas não sei se faz tanta diferença. Tá cheio de vídeo no youtube. Põe Hario v60 na busca que tem uns bem legais. Em geral falam pra você moer mais fino que pra coador (padrão americano, mais grosso que no Brasil) e mais grosso que expresso. Se está demorando muito, talvez fosse o caso de não esperar tanto pra por água. Mas se você fez e ficou bom, acho que é isso que interessa. O importante é entender o efeito de cada variável e ir mudando de acordo, se necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Só atualizando aqui, pessoal. Hoje adquiri um novo moedor, um Cuisinart Supreme Grind e, começando a fazer os testes (coloquei na moagem mais fininha), o problema da demora da água passar pelo filtro simplesmente desapareceu! Eu até levei um susto, já que, até então, demorava para a coisa acontecer; agora tá indo direto e reto, ainda mais no porta-filtro Hario.

 

Eu não sei explicar o motivo exato da melhora (também usei outro grão, não sei se tem relação), mas agora está tudo bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi direito, a história de não passar a água era com o outro coador. Moer mais fino faz com que a água passe mais devagar. Se for superfino, como pó de supermercado, vai tender mais pro amargo. Mais grosso você já notou que vai pro ácido e bem fraco, no extremo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São diversas variáveis, principalmente:

1. Aqui utiliza-se muito o coador de pano, que sendo mais permeável que o de papel requer moído mais fino. Lá fora utilizam muito a cafeteira elétrica, com filtro de papel ou metálico que requer moído mais grosso.

2. Para economizar pó, prefere-se o café mais "forte" ergo: torrado mais escuro para utilizar menos pó.

3. Também para economizar, moído mais fino extrai mais "café" (sólidos totais).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...