Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Boa tarde!

 

Este é meu primeiro post. Venho lendo o fórum há algumas semanas e estou com uma preocupação, principalmente com as máquinas de espresso de menor valor, destas que eu estou pensando em adquirir.

 

Vejo que vários componentes das cafeteiras são de plástico. Alguns plásticos liberam bisphenol A (BPA) quando em contato na água, e este processo de liberação é acelerado quando a água está quente. O BPA é dito como cancerígeno e daí vem a minha preocupação. Sei que na europa e EUA isto é levado bastante a sério e vários reservatórios para água e liquidos em geral já vem dizendo: BPA free.

 

Eu sei que isso não é novidade, mas, não achei em nenhum lugar os fabricantes de cafeteiras dizendo que o plástico utilizado é BPA free.

 

Sendo assim, pergunto:

 

Estes modelos de entrada os componentes internos como tubulação, bomba, caldeira são de plástico? E as de mais alta gama? Alguém saberia me informar quais fabricantes usam plásticos livres de BPA?

 

Muito obrigado pela atenção.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente parte de plástico que entra em contato com a água é só o tanque. Acho que a Breville anuncia ser livre de BPA.

 

Márcio.

 

Desculpe o desconhecimento, mas a água do tanque é aquecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns modelos tem o bico do portafiltro de plástico. De qualquer modo, acho que essa máquina também é comercializada em mercados onde existe a exigência a que você se refere. Imagino que seja seguro, mas nunca conferi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns modelos tem o bico do portafiltro de plástico. De qualquer modo, acho que essa máquina também é comercializada em mercados onde existe a exigência a que você se refere. Imagino que seja seguro, mas nunca conferi.

 

Sim, também penso isso, mesmo assim fico inseguro. O assunto não é novo, mas achei estranho nenhuma menção a isso nos produtos e encontrei poucos resultados para esse tema no google quando se fala em cafeteiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um assunto nunca abordado aqui e que é de suma importancia.

mas nos casos das cafeteiras, creio que nao ha muita informacao do fabricante sobre isso.

sao coisas que acabam passando despercebidas pela gente.

de qq forma precisamos ficar atento. bem lembrado este topico

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom lembrar disso!

 

Preciso alterar o meu porta-filtro urgentemente! Após despressurizar o filtro precisei tirar a peça de plástico do porta filtro e, consequentemente, coloquei uma outra peça plástica no lugar, apenas para tampar o buraco do parafuso.

 

Porém quando fiz isso esqueci completamente do BPA. Preciso arrumar alguma outra solução para tampar o buraco do parafuso no porta-filtro da Chef Crema Preta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

O Bisfenol A, ou BPA, é utilizado somente na fabricação do policarbonato e resinas epóxi. Raramente é usado também em PVC plastificado (flexível, como mangueira de jardim).

A maioria dos plásticos normalmente usados em cafeteiras e que entram em contato com a água, como PE, PP, SAN e tubos de silicone não levam BPA.

Dito isto, uma vez tivemos uma cafeteira "italiana elétrica" da cadence cujas partes plásticas eram de PC.

A Pop Fun mundial também tem peças em PC, a cobertura transparente e o "chapéuzinho". A peça preta que suporta o tambor se não me engano é um termofixo tipo baquelite.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

 

Muito obrigado pela resposta.

Acho que assim fica esclarecido. É importante ter cuidado com o PC, PVC e resinas epóxi.

 

Dei uma olhada, os copos descartáveis vem com indicação de qual material é utilizado. Neste pouco tempo reparei alguns de PE e PS que, conforme minhas pesquisas, se referem a Polietileno e Poliestireno respectivamente. Bacana que agora existe esta indicação do material utilizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...
  • 8 years later...
Em 18/11/2014 at 16:00, Tatah Assunção disse:

ótimo topico. As cafeteiras no Brasil quase nao tem informação sobre isso.. enquanto minha maquina de café nao vem faço no coador de pano mesmo  :)

Olá! Cheguei agora nesse post e tb procuro uma cafeteira segura. Poderia me indicar qual encontrou? Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Ótimo assunto, amigo, por mais que algumas marcas tenham a indicação de ser BPA free, eu particularmente prefiro as que tem peças em metal, tipo latão, ou inox, no caso da Breville ela vem um uma peça plástica no fundinho do portafiltro, apesar de não fazer mal, eu particularmente prefiro remover aquela peça plástica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...