Alexandre Velloso Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Salve Ruben. De fato o desempenho do Lido II e de muitos manuais é melhor nas granulometrias médias e finas, coados até espressos, do que nas grossas como as para cafeteira de êmbolo como a prensa francesa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 A razão seria as mós conicas Alexandre ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Salve Gil. Costuma-se atribuir isso sobre a mó cônica, mas penso que nenhum estudo conclusivo foi publicado. Se não me engano, o Márcio já comentou algo sobre o assunto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Eu já não sei mais nada também! Na faixa de coado que tive impressão do Pharos ter um pouco de pó fino demais, mas também depende da faixa desejada. Ao moer um pouco mais grosso, melhora. E para cupping gosto, uso moagem até menos grossa que para prensa. O Preciso usava um tempo no trabalho com coado e era bem bom. Lembro de uma vez ou outra aumentar uns 2-3 pontos para remover um pouco de amargor, quando o café era mais torradinho, mas nada do outro mundo. Tem várias comparações por aí, mas nada muito conclusivo. Melhor mesmo é ter vários moedores. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Utilizei bastante a FP com o Encore, funcionou bem. Porém gostei mais do resultado quando fiz no MACAP. O Lido 1 é meu favorito para coados médios e mais escuros, mas nem sei dizer se é por causa do sabor ou do conforto em moer e limpar. O HG One esta mais amaciado e ficou muito bom no espresso, com o bob-o-link City+ que estou utilizando não requer WDT , acho até que atrapalharia. Mas a estática está muito grande ... Torras claras são com o MACAP, é um tanque. O Pharos esta aguardando o novo café, que deve estar chegando ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Maio 2014 Denunciar Share Postado 15 Maio 2014 Estou convencido que não há regras sobre isso. Muda-se muito pouco a faixa de moagem e o desempenho pode mudar bastante. Acho que a geometria das mós de cada moedor é que manda, e nem os fabricantes sabem do desempenho esperado pra todas as faixas. Inclusive pequenas variações no alinhamento devem influir, então cada moedor é único. Pra complicar ainda mais, cada café tem características próprias de fracionamento em função da sua estrutura celular e densidade, isso sem falar nos efeitos da torra. Fora o efeito da dureza do café na estabilidade relativa das mós. E ainda muda o desempenho da moagem moer por dose ou usar o hopper com mais café. E entre estar mais vazio ou menos vazio o reservatório também interfere... isto é bem observável no BB005. Enfim, o inferno. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 20 Maio 2014 Denunciar Share Postado 20 Maio 2014 falei hoje com o meu Lido 2. Dia 31 nos encontraremos no meu aniversário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 20 Maio 2014 Denunciar Share Postado 20 Maio 2014 O que é isto ? Masoquismo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 21 Maio 2014 Denunciar Share Postado 21 Maio 2014 Minha amiga trouxe com ela na mala. Como ela vai me ver dia 31, vai levar. Eu até pegaria antes, mas ela é meio enrolada. Melhor assim. Aí até parece que vai ser o presente dela (na verdade, acho que vai ser mesmo o único presente que vou receber dela). O restaurante, em homenagem ao Miyamoto, é o Azumi. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 21 Maio 2014 Denunciar Share Postado 21 Maio 2014 Boa Cal... Não esquece de dizer sua opínião de quanto(ou se) melhorou o sabor dos cafés e o esforço pra moer Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 21 Maio 2014 Denunciar Share Postado 21 Maio 2014 Salve Zé Cal Azumi, para os que não sabem é de longe o melhor japa do Rio. Único original. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 21 Maio 2014 Denunciar Share Postado 21 Maio 2014 Exatamente. É meio caro, mas é um lugar simples. Tem umas tvs passando programa em japonês e tudo. Tem tempo que não vou lá. Acho que a última vez foi perto de 31 de maio de 2013. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 21 Maio 2014 Denunciar Share Postado 21 Maio 2014 Bom saber.. Quando for ao Rio, farei uma visita ao Azumi... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 21 Maio 2014 Denunciar Share Postado 21 Maio 2014 Salve japapapapãodequeijo. O Azumi é realmente um restaurante de culinária japonesa original. Sem desmerecer os sushimen cearences, lá só japorongas preparam os alimentos. O cardápio, apesar de conter o que os outros japas oferecem e apresentar os pratos semelhantes aos que estamos acostumados, porém com sabor completamente diferente. Via de regra há tantos japoneses quanto brasileiros entre os clientes. É, aliás, o único japa onde vejo clientes nativos do Japão. Sempre. Meu prato preferido é cabeça de peixe assada na grelha. Ainda mais quando é de peixe gordo como uma boa corvina. E também as ostras grelhadas em suas conchas abertas. Delícias! E não há pão de queijo no cardápio... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 21 Maio 2014 Denunciar Share Postado 21 Maio 2014 Ika sauté é uma ótima entrada. Tempurá de quiabo também é bom. Não sou muito fã de cabeça, mas quem sabe... Ano passado comi um tartar de tainha de entrada. Acho que só eu gostei. De repente eu levo uns grãos e peço água quente pra eles. O moedor já vai estar lá de qualquer modo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 21 Maio 2014 Denunciar Share Postado 21 Maio 2014 Véio.. Muito bom.. Restaurantes japoneses tradicionais são raros... É uma mistureba danada de culturas. O brasileiro inventa sushi de tudo... Vi até sushi de carne seca, certa vez... Minha esposa gosta muito de comida japonesa.. Um dia eu propus a ela, ir a um restaurante tradicional.. Resultado? Gostou não.. Na verdade, não é porque não gostou. É porque ela está acostumada aos pratos nipo-brasileiros. (Ps.: A pedido do Alexandre Rodrigues: cê ainda tá me devendo um videozinho do latte art... ) kkkkkkkkkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Acho que agora consegui botar o Lido 2 de volta a um ajuste razoável para expresso. Confesso que imaginava que fosse muito mais fácil de ajustar. O negócio é que para expresso, qualquer mexidinha já altera tudo e toda hora no Lido os anéis giram. Ou giram pelo atrito com minha coxa na hora de moer, ou giram quando ajusto o nível, tanto ao abrir o anel que trava, como ao fechar. Sem falar que às vezes giram os dois anéis juntos, que também desajusta. Ou seja, uma porcaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 No começo também achei meio complicado pra ajustar. Depois a gente pega o jeitão da madeira. O anel que trava a posição da mó externa tem que ser apertado no estilo "cabramachonordestino". Senão vai desregular mesmo. Não experimentei ainda fazer pó pra coado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Que coisa hein Cal?! O post do yakster nessa página mostra como ele "resolveu". 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Obrigado, Sérgio. Vou dar uma lida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 gostei da análise sobre o pó. mas a utilização das hastes emborrachadas tem nome: desnecessidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 realmente impressiona. Um moedor supostamente topo de linha e você tem que usar gatilhos pra conseguir que a coisa funcione. Gostei do nome do café que eles fizeram no clever: compass esmeralda boquete. Depois desses poucos dias, eu já posso dizer: macho que é macho usa Lido pra expresso e coado! Sem chave de grifo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Se realmente for difícil de apertar a contra-porca, se eu tivesse um, faria um mod com parafuso apertando lateralmente (igual ao meu / hg-one). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Não dá Sergio, pois este parafuso pegaria na rosca podendo estraga-la. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Sempre dá... Entre a ponta do parafuso e a rosca não bastaria uma borracha dura? Ou mesmo usinar um tira da rosca onde será apoiado. Para espresso, ajuste pequeno, um pedacinho bastaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Acho que o Gil mini vai acabar batendo o lido2. Gil, manda brasa. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 A ponta de borracha seria a solução. A dificuldade da regulagem se dá um pouco em virtude no numero pequenos de fios. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Heeee, vai sair junto com o grande. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Cal, uma coisa que vc pode fazer é colocar fita teflon (veda-rosca) na área onde corre o suporte da mó externa. Coloque bastante até que o atrito fique alto, mas não tão alto que não consiga girar na mão. Não coloque fita onde a contra-porca gira. Isso facilitará a regulagem (ruim regular algo bamba) e deixará menos trabalho para a contra-porca. (Gil foco no Gil1 por favor!) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Heeeeee, é que quando resolver os detalhes de 1 o outro estara tipo meio pronto. Cal, se fizer como o Sergio falou vai ficar perfeito, fácil de regular. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas