Ir para conteúdo

Orphan Espresso LIDO


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Salve Ruben.

De fato o desempenho do Lido II e de muitos manuais é melhor nas granulometrias médias e finas, coados até espressos, do que nas grossas como as para cafeteira de êmbolo como a prensa francesa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gil.

Costuma-se atribuir isso sobre a mó cônica, mas penso que nenhum estudo conclusivo foi publicado. Se não me engano, o Márcio já comentou algo sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já não sei mais nada também!  :lol: Na faixa de coado que tive impressão do Pharos ter um pouco de pó fino demais, mas também depende da faixa desejada. Ao moer um pouco mais grosso, melhora. E para cupping gosto, uso moagem até menos grossa que para prensa.

 

O Preciso usava um tempo no trabalho com coado e era bem bom. Lembro de uma vez ou outra aumentar uns 2-3 pontos para remover um pouco de amargor, quando o café era mais torradinho, mas nada do outro mundo.

 

Tem várias comparações por aí, mas nada muito conclusivo. Melhor mesmo é ter vários moedores.  :ph34r:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizei bastante a FP com o Encore, funcionou bem. Porém gostei mais do resultado quando fiz no MACAP.

O Lido 1 é meu favorito para coados médios e mais escuros, mas nem sei dizer se é por causa do sabor ou do conforto em moer e limpar.

O HG One esta mais amaciado e ficou muito bom no espresso, com o bob-o-link City+ que estou utilizando não requer WDT , acho até que atrapalharia. Mas a estática está muito grande ...

Torras claras são com o MACAP, é um tanque.

O Pharos esta aguardando o novo café, que deve estar chegando ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou convencido que não há regras sobre isso. Muda-se muito pouco a faixa de moagem e o desempenho pode mudar bastante. Acho que a geometria das mós de cada moedor é que manda, e nem os fabricantes sabem do desempenho esperado pra todas as faixas. Inclusive pequenas variações no alinhamento devem influir, então cada moedor é único.

 

Pra complicar ainda mais, cada café tem características próprias de fracionamento em função da sua estrutura celular e densidade, isso sem falar nos efeitos da torra.

 

Fora o efeito da dureza do café na estabilidade relativa das mós. E ainda muda o desempenho da moagem moer por dose ou usar o hopper com mais café. E entre estar mais vazio ou menos vazio o reservatório também interfere... isto é bem observável no BB005.

 

Enfim, o inferno.  :angry:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha amiga trouxe com ela na mala. Como ela vai me ver dia 31, vai levar. Eu até pegaria antes, mas ela é meio enrolada. Melhor assim. Aí até parece que vai ser o presente dela (na verdade, acho que vai ser mesmo o único presente que vou receber dela).

O restaurante, em homenagem ao Miyamoto, é o Azumi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. É meio caro, mas é um lugar simples. Tem umas tvs passando programa em japonês e tudo. Tem tempo que não vou lá. Acho que a última vez foi perto de 31 de maio de 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve japapapapãodequeijo.

O Azumi é realmente um restaurante de culinária japonesa original. Sem desmerecer os sushimen cearences, lá só japorongas preparam os alimentos.

O cardápio, apesar de conter o que os outros japas oferecem e apresentar os pratos semelhantes aos que estamos acostumados, porém com sabor completamente diferente.

Via de regra há tantos japoneses quanto brasileiros entre os clientes. É, aliás, o único japa onde vejo clientes nativos do Japão. Sempre.

Meu prato preferido é cabeça de peixe assada na grelha. Ainda mais quando é de peixe gordo como uma boa corvina. E também as ostras grelhadas em suas conchas abertas. Delícias!

E não há pão de queijo no cardápio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ika sauté é uma ótima entrada. Tempurá de quiabo também é bom. Não sou muito fã de cabeça, mas quem sabe... Ano passado comi um tartar de tainha de entrada. Acho que só eu gostei.

De repente eu levo uns grãos e peço água quente pra eles. O moedor já vai estar lá de qualquer modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Véio.. Muito bom.. Restaurantes japoneses tradicionais são raros...

 

É uma mistureba danada de culturas. O brasileiro inventa sushi de tudo... Vi até sushi de carne seca, certa vez...  :wacko:

 

Minha esposa gosta muito de comida japonesa.. Um dia eu propus a ela, ir a um restaurante tradicional.. Resultado? Gostou não.. :P

 

Na verdade, não é porque não gostou. É porque ela está acostumada aos pratos nipo-brasileiros.

 

(Ps.: A pedido do Alexandre Rodrigues: cê ainda tá me devendo um videozinho do latte art...  :ph34r: )

 

kkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Acho que agora consegui botar o Lido 2 de volta a um ajuste razoável para expresso.

Confesso que imaginava que fosse muito mais fácil de ajustar. O negócio é que para expresso, qualquer mexidinha já altera tudo e toda hora no Lido os anéis giram. Ou giram pelo atrito com minha coxa na hora de moer, ou giram quando ajusto o nível, tanto ao abrir o anel que trava, como ao fechar. Sem falar que às vezes giram os dois anéis juntos, que também desajusta. Ou seja, uma porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No começo também achei meio complicado pra ajustar.

Depois a gente pega o jeitão da madeira.

O anel que trava a posição da mó externa tem que ser apertado no estilo "cabramachonordestino".

Senão vai desregular mesmo.

Não experimentei ainda fazer pó pra coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente impressiona. Um moedor supostamente topo de linha e você tem que usar gatilhos pra conseguir que a coisa funcione.

Gostei do nome do café que eles fizeram no clever: compass esmeralda boquete.

Depois desses poucos dias, eu já posso dizer: macho que é macho usa Lido pra expresso e coado! Sem chave de grifo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se realmente for difícil de apertar a contra-porca, se eu tivesse um, faria um mod com parafuso apertando lateralmente (igual ao meu / hg-one).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre dá... Entre a ponta do parafuso e a rosca não bastaria uma borracha dura? Ou mesmo usinar um tira da rosca onde será apoiado. Para espresso, ajuste pequeno, um pedacinho bastaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, uma coisa que vc pode fazer é colocar fita teflon (veda-rosca) na área onde corre o suporte da mó externa. Coloque bastante até que o atrito fique alto, mas não tão alto que não consiga girar na mão. Não coloque fita onde a contra-porca gira.

 

Isso facilitará a regulagem (ruim regular algo bamba) e deixará menos trabalho para a contra-porca.

 

(Gil foco no Gil1 por favor!) :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...