Ir para conteúdo

Orphan Espresso LIDO


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

realmente impressiona. Um moedor supostamente topo de linha e você tem que usar gatilhos pra conseguir que a coisa funcione.

Gostei do nome do café que eles fizeram no clever: compass esmeralda boquete.

Depois desses poucos dias, eu já posso dizer: macho que é macho usa Lido pra expresso e coado! Sem chave de grifo!

 

 

Cal, uma coisa que vc pode fazer é colocar fita teflon (veda-rosca) na área onde corre o suporte da mó externa. Coloque bastante até que o atrito fique alto, mas não tão alto que não consiga girar na mão. Não coloque fita onde a contra-porca gira.

 

Isso facilitará a regulagem (ruim regular algo bamba) e deixará menos trabalho para a contra-porca.

 

(Gil foco no Gil1 por favor!) :)

Também notei o café, mas me abstive de comentar.

De ser showdebolice.

Quanto  a veda rosca ou parafuso, acho que é questão de se adaptar ao equipamento.

Apesar de não ser má ideia.

No começo também quebrei a cabeça, mas acho que encontrei as maneiras corretas de utilização.

É um equipamento muito bem pensado.

Agora acho que merece umas degustações comparadas com outros moedores.

Gosto dessa ideia de perceber melhor o perfil de sabor que equipamentos diferentes podem proporcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que a representante Taiwanesa de coados utilizou um Lido 2 para moer seus grãos do campeonato ...

 

orphanespresso wrote:

We were pleased to hang out with Lulu Wei for a bit. She is the 2014 Taiwan Brewer's Cup winner (using the Lido2) and will be grinding with it in Rimini for all the marbles! I gave her grinders a careful tuneup...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lulu foi a campeã Taiwanesa de 2014, utilizando um Lido 2, e vai estar moendo com ele novamente atrás do campeanato mundial (all the marbles =~ todas as bolinhas de gude) . Doug deu uma guaribada (tuneup) cuidadosa nos Lido2 dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bem meus caros proprietários de Lido 2 , Cal, Jose Alexandre (e talvez Alexandre ?), após um prazo bastante razoável para amaciamento e "dial-in" já devem ter uma primeira opinião do novo moedor.

 

No meu caso demorei mais de um ano, utilizando uma a duas vezes por dia, até chegar a otimização, ainda que desde o inicio já tivesse ótimos resultados.

 

Vemos, pelos comentários e perfis, que estão utilizando o Lido como principal moedor para espresso, vemos também que parecem apreciar bastante os resultados que estão tendo dos cafés que estão comprando, e tampouco tem registrado mais dúvidas nem incidentes com os mesmos ...

 

Mas é só isso que sabemos ... gostaríamos de conhecer um pouco mais a fundo a opinião, de quem o vem utilizando diariamente ...

 

Não gostariam de compartilhar estas primeiras impressões com os colegas ?

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bernardo.

Escrevi algumas impressões sobre o L2 aqui.

de lá para cá não mudei de opinião sobre nada significativo.

Exceto que achei um ponto melhor na moagem para prensa.

Mas ainda acho que moagens grossas não sejam um ponto forte dele.

No mais, acho um projeto bastante redondo que teve tempo de ser amadurecido.

Acrescento alguma coisa conforme ir percebendo.

Qualquer curiosidade perguntem... 

e assim podemos até olhar para o moedor de uma forma que não havíamos pensado ainda...

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizas o Lido ou o Nemox para espresso ? E para AP ? Coados ?

Vamos tentar colocar em forma um pico mais sistemática:

 

Porque escolhes um ou o outro ?

 

Fazes ristrettos ? Com qual dos dois ?

 

Com respeito ao sabor: alguma preferência em alguma desta modalidades, entre os dois ? Entre 0 e 10, quantos pontos para cada um, por modalidade ?

 

Em referência a praticidade, facilidade de uso e de limpeza, qual preferes e qual a pontuação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sobre isso que tenHo me debatido Bernardo.

No Caso do ZC não sei, mas não notei diferença no perfil de sabor pra nenHum método.

No Caso da prensa ainda preCiso fazer Comparações sistemátiCas e não utilizo AP.

No Caso de pratiCidade dou 9 para os dois.

O Nemox tem retenção mais eleVada que tento resolVer futuCando Com o pinCel

e dando umas batidelas imediatamente apos a moagem.

O L2 tiro o reserVatório enCima de um papel toalHa e pinCelo também, desperdíCio mìnimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou convencido que qualquer moedor é tão bom quanto tão boas são suas mós E quão melhor é o seu alinhamento. 

 

Talvez o conjunto de mós do Lido seja semelhante às do Nemox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Rodrigo. O limite superior são as mós. O projeto do moedor tenta chegar ao máximo que as mós podem oferecer.

 

O meu moedor está no limite, só melhora trocando as mós.

 

Imagino que essas mós de aço de 38-40 mm devam ser muito parecidas. Será que conseguem notar diferença entre elas pelo sabor? O difícil seria comparar, já que mós diferentes também estão em moedores diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. O tamanho é só um dos fatores, porque o desenho só muda. Algumas mós são maiores no perímetro (medem o diâmetro da mó externa), mas as dimensões internas (que é o que importa) são iguais. Como no BB005, que diz ter mós de 48mm, mas o diâmetro interno deve em no máximo uns 4 ou 5 mm maior que as trespade de 38mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto me recuso a acreditar que o lido, amaciado, perca pro nemox.

 

Estou pensando em adquirir um nemox pra comparar com encore e provar que o encore é superior, assim como o lido.

 

O nemox é um ótimo moedor. Mas ando utilizando o encore pra coados e espressos, certos grãos ficam melhores nele pra espresso, comparado ao vario, perdem na doçura. Encore é muito bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AmaCiado? Eu uso esse moedor faz três meses.

Tomo Café sozinHo e uso também o nemox.

Comparando o pó dos dois, VisiVelmente o do Nemox é mais Consistente.

DefinitiVamente ainda Vai demorar muito para o L2 amaCiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só uso o Lido pra expresso. Basicamente porque acho ele meio grandão demais pra usar com frequência e também porque ainda não coloquei nenhuma gradação. Estou tomando mais cuidado e já não perco a regulagem, mas ainda não arrisco mudar o método. Algum de vocês têm dica de onde comprar essas fitas adesivas graduadas? Isso ajudaria. 

Quanto à qualidade, acho bem melhor que o Hario Skerton com a porca autotravante, que também era chato de regular. A estática que não dá problema nenhum no Porlex não é um grande problema, desde que não se esqueça de bater o moedor antes de abrir. O que realmente faz falta é algum tipo de numeração nos níveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, essa é fácil ...

No Macap uso uma tirinha de etiqueta onde eu marco os pontos preferidos, no,HG-One, apesar de vir com um set. autocolante de réguas e pontos,de silicone, utilizo tirinhas de fita Scotch vermelha. Na parte superior a marca de referência, que é alinhada com as marcas inferiores: ponto zero, ristretto,, espresso, 1/4 de volta, 1/2 volta, etc.

Ainda utilizo estas marcações provisórias desde que as mós ainda continuam amaciando.

 

Como não conheço o Nemox fica difícil analisar o relato de ZA, porém posso dizer que eu utilizo o Lido 1 apoiado na bancada da cozinha, sobre o tapete de borracha de calçar, com 20-30° de inclinação respeito à vertical e acho super confortável.

 

Com Cal fico um tanto mais surpreso, desde que a diferença com o Hario, tanto em consistência, sabor e ergonomia foi muito grande, ainda desde o primeiro dia ...

 

Acho que seria o pretexto perfeito para marcar um encontro com Alexandre, para conversar de cafés e moinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também uso uma etiqueta provisória no L2, de preços mesmo.  :)

pra expresso eu uso seis pontos depois do ponto zero, mas mudo sempre.

Pra moer pra prensa tem que dar uma volta inteira ou mais.

Eu não me adaptei a moer com ele em bancada,

também não me adaptei a moer apoiado na coxa ou em qualquer outro lugar.

Uso a mão esquerda na empunhadura e a direita pra manivelar, estilo cabra-muito-macho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu apoio na coxa/cintura, como o Doug (ou foi a Barb?) sugeriu. Ele é grandão demais pra fazer que nem no Porlex. Vai que escapole e quebra...

Vou ver o que arrumo pra marcar os pontos. Aí quem sabe me animo em usar também pra coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...